23/08/2014 (09h58)

Em 50 dias, Agência da Previdência de Descalvado soma 625 atendimentos

População conta desde o dia 1 de julho com a disponibilidade de diversos serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social.

Desde o dia 1º de julho, a população descalvadense conta com todos os serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), através do funcionamento Agência da Previdência no município.

Passados pouco mais de 50 dias da sua inauguração, a APS de Descalvado já contabiliza cerca de 625 atendimentos, dentre eles,  os serviços de agendamentos, atualizações diversas (dados cadastrais, recolhimentos, perícias), cálculos, extratos, informações de benefícios, inscrição, orientações, transferências e perícia médica, de acordo com informações do gerente executivo

da regional de São João da Boa Vista, Marcelo Bertoldo Motta.

Com um expediente de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre as 8h e às 14h, a agência local tem atendido a demanda com dois funcionários, dentre eles o gerente local, Galhardo José Denofri De Toni, e mais um servidor de cidade vizinha.  Segundo Marcelo Motta, ainda não há informação sobre novas contratações mas, o número atual tem atendido a demanda inicial.

Quando da sua inauguração, a superintendência do INSS destacou que em razão do início das atividades e logística, a Agência de Descalvado iria funcionar com número reduzido de funcionários – em torno de dois -, até que os demais servidores da Previdência fossem deslocados para o município (num total que ainda será definido pelo INSS e de acordo com a demanda).

“Inicialmente os trabalhadores descalvadenses serão atendidos aqui na agência; mas o agendamento eletrônico já está funcionando”, explicou o gerente, referindo-se ao serviço do 135 disponibilizado ao beneficiário da Previdência.

Considerada uma grande conquista para o município (que teve início ainda em 2009), a unidade de  Descalvado oferece  todos os atendimentos como perícia médica, pedidos de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, inscrição de contribuintes e controle do pagamento de aposentados e pensionistas. Quando toda a estrutura estiver em funcionamento,  destacadamente recursos humanos, a agência local terá condições de atender até 1000 pessoas por mês.

A APS de Descalvado faz parte do Programa de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), que prevê a instalação de unidades de atendimento em municípios com mais de 20 mil habitantes.  A unidade local é a 48ª de 100 a serem instaladas somente no Estado de São Paulo.

O investimento no município foi de R$ 1.246.012,54, disponibilizados com recursos do Governo Federal através do Ministério da Previdência Social. O município entrou com a doação do terreno que em 2009, cedeu a área ao INSS  através da Lei Municipal n.º 3.006, a qual estipulou o prazo de 5 anos para a construção da agência no município.

A sede da APS descalvadense está localizada à rua Presidente Kennedy, 655, ao lado da Câmara Municipal. O prédio tem 329m² de área edificada.

Maiores informações sobre todos os tipos de atendimentos da APS ou mesmo da Previdência, podem ser obtidos através dos seguintes canais:

• Auto-Atendimento - Via Internet: http://www.previdencia.gov.br

• Ouvidoria Geral de Previdência Social - OUVIDORIA ou FALE CONOSCO

• Central de Atendimento 135 - Via Telefone: de segunda a sábado, das 7h às 22h;

• PREVCartas - Correspondências: Caixa Postal 09714, CEP 70.040-976, Brasília/DF;

• Atendimento Presencial – nas Agências da Previdência Social.
 

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