Pesquisar em todo o site

16/01/2017 (13h04)


Pai do menino Joaquim cobra polícia sobre prisão de padrasto foragido

Guilherme Longo desapareceu há quatro meses, após obter habeas corpus.
Ele e a mãe são acusados de matar menino e jogar corpo em rio, em 2013.


O pai do menino Joaquim, que foi morto em novembro de 2013, viajou de São Paulo a Ribeirão Preto na última quinta-feira (12) para pressionar as autoridades policiais e cobrar novas ações que investiguem o paradeiro de Guilherme Longo, padrasto da criança e acusado de matar o garoto.

O promotor de eventos Arthur Paes foi à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão acompanhado do advogado. O pai do menino Joaquim Ponte Parques realizou uma campanha por meio de outdoors em 2016 para tentar localizar Guilherme Longo.

O acusado de matar a criança está foragido desde setembro de 2016, sete meses após conseguir um habeas corpus e deixar a penitenciária 2 de Tremembé. “Estou aqui pra cobrar uma explicação e saber o que está

acontecendo. Estão fazendo o trabalho deles, mas estão com um pouco de dificuldade e estão fazendo buscas. Chegam telefonemas, denúncias e estão investigando, mas até agora nada certo ainda”, afirma.

Paes afirma que está angustiado em saber que Guilherme está foragido e estuda novas maneiras de trazer o caso de volta às mídias para localizar o acusado. O pai de Joaquim disse ainda que chegou a pedir às autoridades para colocarem uma tornozeleira eletrônica em Longo e antê-lo sob vigilância, mas seu pedido foi negado.

"Vim saber com estão as investigações, se estão, ou não, procurando o Guilherme. Eu preciso de uma resposta. Ele está foragido há quatro meses, ninguém sabe onde ele está. Teoricamente estão investigando, mas nada concreto ainda", diz.

Paes afirma que ainda não se conformou com a liberdade concedida ao padrasto do filho pelas autoridades. Paes também voltou a declarar que sua ex-mulher, a mãe de Joaquim, teve uma parcela de responsabilidade pela morte do menino.

“É revoltante saber que um assassino confesso está livre, na praia, não sei onde. É revoltante saber que um cara que matou uma criança de 3 anos está livre e eu, que sou o pai, tenho que correr atrás da investigação, publicar outdoor, fazer campanha em rede social”, conclui.

O advogado de Arthur, Alexandre Durante, também participou das conversas com a equipe de investigação da DIG de Ribeirão e afirmou que a polícia está se empenhando nas buscas por Longo e tem seguido pistas que chegam até ele.

"No segundo momento, fomos informados das providências que estão sendo tomadas pela polícia para tentar localizar o Guilherme, sendo que algumas o delegado já nos adiantou”, explica Durante.

DESAPARECIDO DESDE SETEMBRO DO ANO PASSADO - Guilherme Longo, acusado de matar o enteado, o menino Joaquim Pontes Marques, está desaparecido deste o dia 23 de setembro de 2016. Ele respondia o processo em liberdade, mas não podia se afastar de casa depois das 22h e nem aos fins de semana sem a autorização da Justiça.

O desparecimento causou espanto no advogado de Guilherme e também nos pais do acusado, que desde o desaparecimento afirmam não saberem o paradeiro do filho. Antes da fuga, Guilherme se encontrou com uma equipe de reportagem da TV Record [leia abaixo a transcrição de parte da entrevista], em um motel de Ribeirão preto, onde gravou um vídeo confessando a autoria do crime e dando detalhes de como teria matado Joaquim.

Para a família, Guilherme teria deixado uma carta onde disse que fugiria para uma cidade pequena do interior onde teria pessoas conhecidas que poderiam ajudá-lo a recomeçar uma nova vida. Ele descreveu que já planejava fugir para um lugar onde não tivesse “medo de andar na rua”, e onde não haveria riscos de ser reconhecido. Ele pediu para que os pais não se preocupem.

Em 2010, Guilherme ficou internado em uma clínica de recuperação para dependentes químicos de Descalvado por 45 dias. Em 2011, o período de internação durou seis meses, porém desta vez, na cidade de Limeira.

OUTDOORS - Ainda no final do ano passado, Arthur Paes disse que contou com a ajuda de amigos para pagar e instalar seis outdoors, que contém a foto de Longo e os telefones do “Disque Denúncia”. Três painéis estão em Ribeirão Preto e outros três em São Carlos, Barretos e Guará. “Ficar esperando a Justiça não dá. Já soltaram, esperaram ele fugir, não dá para esperar mais. Em Ribeirão, todo mundo conhece ele. Mas, na região, nem tanto. Então, é uma coisa que eu posso fazer. Ficar esperando sentado eu não posso”, afirmou o pai de Joaquim, que em entrevista disse acreditar que Guilherme está escondido em alguma cidade próxima à Ribeirão Preto.

A confissão de Guilherme à TV Record

"Não raciocinei direito e acabei fazendo besteira.
Nessa hora passou pela minha cabeça que se eu... 
Se eu conseguisse fazer com que ele não fizesse parte 
da nossa vida, acho que as coisas iam melhorar. Entendeu?"

"Eu ia ter mais tempo pra me dedicar a mim, ao nosso relacionamento, porque realmente a criança demanda muito esforço. Eu achava que isso ia resolver, né? E aí eu peguei... na hora que ele pediu ‘mamá’ eu peguei ele no colo, levei na cozinha e ali veio... ali, naquele exato momento, uma ideia insana de dar um fim naquilo. Aí eu levei ele para fora e pensei numa forma indolor de matar ele. Eu já tava com ele no colo, eu já levei ele mais pra fora e matei ele."

- O que você fez?

"Eu estrangulei ele... sem... eu não apertei a traqueia dele, né? Pra não 
machucar. Eu sabia que ia machucar. Simplesmente comprimi a lateral do pescoço 
dele pra que ele desmaiasse sem dor. Foi rápido. Foi coisa de três segundos."

- E aí?

"E aí ele desmaiou. Eu segurei ele por mais algum 
período de tempo, até ele não esboçar mais reação.
Eu preciso dar um jeito de esconder. Choveu alguns dias e eu tinha certeza que o rio tava cheio. Tava... pelo menos tinha um bom volume de água. Foi na sorte, porque ele podia ter... Eu falei: ‘vou jogar’ e nem pensei nas consequências, né? Ele podia ter parado em qualquer lugar. Podia ter parado ali. Mas eu não sei porquê ele andou tanto, né?"

- E aí? Você deixou ele no rio...

"Aí hora que eu tava muito cansado, né, Ju? Hora que, sei lá! Hora que o sono vem depois de tudo isso, eu acabei apagando, né? Acabei dormindo. 
Eu deixei a porta aberta. A porta de casa. Porque imaginei que pudessem pensar que alguém tinha entrado lá e pegado ele. Mas o portão ficou fechado... 
Tinhas marcas também. Ficou levantando muita dúvida."

*Com informações e fotos do G1/Ribeirão Preto
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

COMPRADA POR R$ 10,00
Dois menores são detidos pela PM na região central, com arma escondida em mochila


NA AVENIDA PIO XII
Polícia Militar prende duas pessoas com mais de 550 pinos de cocaína


EM PARCERIA COM O MP E POLÍCIAS
SP agiliza atendimento a mulheres vítimas de violência

EM SÃO CARLOS
Motorista morre após se envolver em duas colisões na Washington Luís
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"