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A entrada em operação de mais uma empresa de pedágio eletrônico, anunciada nesta
sexta-feira (5) pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes,
vai ampliar o leque de opções dos usuários, além de incentivar a concorrência e
contribuir para a criação de novos planos e produtos para os motoristas.
A nova licenciada é a
Veloe, empresa do grupo Alelo que tem como sócios o Banco do Brasil e o
Bradesco, que passa a ser uma nova opção de pagamento para a população
que utiliza os 6,9 mil quilômetros de rodovias paulistas. |
“Com a nova tecnologia evita fila, evita interromper a viagem e ajuda no
fluxo dos veículos”, disse Alckmin. “Nas novas concessões rodoviárias
nós damos um estímulo às novas tecnologias. Os usuários terão desconto
de 20% nas praças de pedágios existentes e terá mais 5% de desconto se o
usuário optar pelo ‘tag’ eletrônico”, continuou o governador.
Para a Artesp, se a
adesão ao sistema eletrônico de pagamento, que hoje está em 60%,
chegar aos 80%, já é possível iniciar os estudos para a adoção
do modelo freeflow, sem cancelas, o que tornaria as viagens
ainda mais rápidas e seguras.
Para incrementar
esse novo cenário de inovações e facilidades, a Alelo prevê
gestão 100% digital de seus planos por meio de aplicativo e
site. A estimativa da Veloe é superar a fase de implantação este
ano e iniciar a comercialização de seus planos em 2018. |
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O volume de pagamentos de
pedágios vem aumentando sucessivamente. Ao todo, as quatro empresas em
operação administram 4,4 milhões de etiquetas (tags) instaladas em
veículos que circulam no Estado.
Em 2010, essas quatro
operadoras registraram mais de 500 milhões de pagamentos. “Passamos a
ter quatro concorrentes. O ‘tag’ custava R$ 80 e agora não tem custo aos
usuários”, completou Alckmin.
DUAS NOVAS CONCESSÕES EM 2017
- Ainda neste ano, duas novas concessões de rodovias paulistas entrarão
em operação, ampliando os benefícios da malha concedida em 738
quilômetros. Os editais preveem que essas concessionárias pratiquem
desconto de 5% no valor da tarifa quando o pagamento for feito pelo
sistema automático.
Os contratos permitem ainda
que as concessionárias adotem tarifas flexíveis, com descontos
adicionais para estimular o uso das rodovias em horários de menor
demanda e distribuir melhor o fluxo, entre outras modalidades.
*Fonte: Portal do
Governo de SP (Fotos: Mário Zambelli / Gilberto Marques)
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