Pesquisar em todo o site


27/05/2017 (12H49)

Roubos sobem 122% e câmeras
estão há 4 anos sem funcionar
em Descalvado

Problema com qualidade dos equipamentos gerou ação no MP.
Prefeito prevê que elas estejam funcionamento em até 4 meses.


Uma das câmeras instaladas em 2013 e que ainda aguarda para entrar em funcionamento.


As mais de 20 câmeras de monitoramento instaladas em 2013, em Descalvado, até hoje nunca funcionaram. Os equipamentos poderiam evitar crimes, que aumentaram 122% no primeiro quadrimeste deste ano em relação ao mesmo período de 2016, saltando de 9 para 20 registros, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A prefeitura espera que elas estejam em funcionamento em até 4 meses.

SISTEMA NUNCA FUNCIONOU - As câmeras foram espalhadas pela cidade em pontos de maior movimento, como o centro, em setembro de 2013, mas o sistema nunca chegou a funcionar.

Uma licitação foi feita em 2012, e o sistema foi orçado em cerca de R$ 1,5 milhão. A maior parte já foi paga pelo município. Contudo a gestão da época questionou que as câmeras estavam fora do padrão descrito no edital.

Em 2014, a pedido da prefeitura, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública. Os equipamentos já haviam sido instalados, mas ainda era necessário o sistema operacional. Mais tarde o processo foi suspenso e as câmeras ficaram sem funcionar. A prefeitura parou de pagar quando faltavam ainda R$ 168 mil.

MORADORES E COMERCIANTES PEDEM SEGURANÇA - A dona de casa Ana Carolina de Oliveira acredita que as câmeras inibiriam os crimes. “Eu acho que ajudaria porque está tendo muito assalto. Então se já está instalado deveria estar funcionando. Não deveria nem ter instalado se não fosse para funcionar”.

A comerciante Leonice Zago é dona de uma sorveteria que faz parte da estatística de assaltos, sendo sete vezes em apenas cinco anos. O último foi em março deste ano.

“O indivíduo estava com uma sombrinha, porque estava chovendo nesse dia, e tampando a cara para as câmeras não pegarem o rosto ele encostou no balcão, mostrou uma faca para a nossa funcionária, falou que era um assalto, pegou o dinheiro e saiu”, contou Leonice.

Segundo ela, o que mais incomoda é que uma das câmeras de monitoramento da cidade fica a poucos metros do estabelecimento.

“Nunca ter funcionado chega a ser ridículo, porque foi gasto

um dinheiro e não foi pouco. Foi muito dinheiro público do município inclusive, não foi do estado. Então acho que a população merece esse retorno”, disse ela.
 

O comerciante Carlos Traldi é dono de um supermercado e também já foi vítima de ladrões. “Vejo os meus amigos, os outros comerciantes, lojas, todo mundo fechando, colocando grade, não tem mais liberdade nenhuma para a gente estar ficando a vontade. A gente fica refém do bandido, alguma coisa tem que ser feita. Tem que se procurar todas as armas que a gente tem. Essas câmeras são uma boa oportunidade”.

PREFEITURA EXPLICA SITUAÇÃO - O atual prefeito de Descalvado, Antônio Carlos Reschini (PR), explica que as câmeras entrarão em funcionamento em breve. No início deste mês, o município fez um acordo com a empresa e com o MP para a troca dos equipamentos e para estruturar a rede de comunicação.

“Em dez vezes para pagar e em um prazo de quatro meses para as câmeras estarem em funcionamento. Vai inibir a entrada de pessoas na cidade sabendo desse monitoramento e registrando as placas dos veículos que entram e saem da cidade”, disse.

Paulo Guerra, que foi vice-prefeito de Henrique Fernando do Nascimento, que morreu em dezembro do ano passado, contou que quando os dois assumiram a gestão do município, em 1º de janeiro de 2014, constataram as irregularidades das câmeras e fizeram a denúncia ao MP.

Anderson Sposito, que era prefeito interino em 2013, disse que apenas fez a compra, já que o processo de licitação já havia sido aberto. Segundo ele, assim que viu que as câmeras tinham uma qualidade inferior fez a denúncia.

*Fonte: G1/São Carlos (Fotos: Marlon Tavoni)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

DIA 27 DE MAIO
'Sarau Cultural' reúne espetáculos e exposições no Teatro da Fepasa

VIAGEM LITERÁRIA
Biblioteca Municipal têm contação de histórias nesta sexta-feira

DURANTE O PASSEIO CICLÍSTICO DO PROERD
Neste sábado tem apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar na escadaria da Igreja Matriz

durante tentativa de fuga
Bandido
é baleado e morre após tentar assaltar casa de policial em Araras
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"