Pesquisar em todo o site


16/10/2017 (16H50)

Moradores lamentam desativação da
escola mais antiga de Porto Ferreira

Alunos serão transferidos para outras instituições.
Prédio deverá abrigar Secretaria da Educação.


A
decisão do Conselho Municipal de Educação de Porto Ferreira de desativar a escola mais antiga do município tem causado tristeza entre os moradores. A tradicional Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sud Mennucci, que fica no Centro da cidade, irá fechar suas salas de aula e será transformada no novo 'Palácio da Educação', onde funcionará a Secretaria Municipal de Educação.

A proposta apresentada pela secretária de Educação, Cláudia Regina Lopes Aguiar, foi aprovada em 27 de setembro, em uma sessão extraordinária do Conselho.

Os alunos serão transferidos gradativamente para outras escolas mais perto de suas residências. Em 2018, já não haverá mais as salas de primeiro e segundo anos e em 2020 não haverá mais aulas no local.
 

POLÊMICA - A decisão tem causado tristeza entre os moradores de Porto Ferreira, principalmente entre aqueles que estudaram na escola, como Tais da Silva Oliveira, de 31 anos, que não concorda com a decisão. "Ninguém quer que o ensino dali acabe. Sempre deu certo e, ao invés de corrigir o que está errado, a administração veio mexer no que está dando certo? Fomos pegos de surpresa", disse.

Ela ressaltou que o local faz parte da memória da cidade. "Estudei na segunda série. A questão também é a memória , tipo 'eu estudei, minha mãe, meus avós'. São as lembranças e histórias que também estão em jogo", completou.

A analista de recursos humanos Graziela Prado, de 31 anos, tem uma sobrinha que estuda na instituição."O pessoal fala que é pela tradição, mas não vejo só por mim, minhas outras amigas têm filhos. O problema é o que irá acontecer com as crinaças dos 1º e 2º anos. Elas estarão nos bairros, mas vai ter superlotação? Quais são os números reais disso tudo?", questionou.

JUSTIFICATIVA - De acordo com a secretária de Educação, além da conservação da estrutura do prédio que é muito antigo, o principal motivo do fechamento da escola é colocar as crianças estudando em seus bairros que estão com salas vazias."Fizemos um estudo de demanda e a logistica é de que os alunos da escola Sud Mennucci são advindos dos bairros da cidade ", afirmou Cláudia.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) diz que o poder público tem que oferecer as vagas na região de moradia do aluno. Segundo Cláudia, somente 13 alunos moram no centro, os outros 452 alunos alunos da Emef Sud Mennucci deveriam estar estudando em outras escolas. "Tem uma escola que comporta 400 alunos, mas, atualmente está com 194, ou seja, os alunos daquela região estão estudando no Sud Mennucci", afirmou Claúdia.

Questionada sobre o aumento de demanda e o risco de superlotação nas outras escolas, a secretária afirmou que as instituições tem salas osciosas que estão fechadas por falta de alunos.

103 ANOS DE HISTÓRIA - O edifício da Emef Sud Mennucci é tombado pelo patrimônio histórico. O prédio foi inaugurado há 103 anos, sendo a escola mais antiga e o único lugar tombado na cidade.


Escola foi a primeira instituição de ensino de Porto Ferreira (Foto: Arquivo/ Miguel Bragioni)

Devido à idade do prédio e seu tombamento, não há possibilidade de realizar mudanças estruturais no lugar, como reformas, alterações e inclusive inserção de rampas de acessibilidade sem antes passar pela aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores, Miguel Bragioni, que é pesquisador da história de Porto Ferreira, a escola só teve as atividades interrompidas por seis meses, em 1918, para servir de hospital, por conta de um surto de gripe espanhola que ocorreu na cidade.

Para Bragioni, a comoção pelo fechamento é mais sentimental do que devido à qualidade de ensino. "A escola não tem um sistema próprio de ensino, não existe um ensino 'tradicional'. Ele é tradicional pelo prédio secular e a população tem essa questão por causa do sentimentalismo, porque outras pessoas da família passaram por ali", disse.

*Fonte e fotos: G1/São Carlos
 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

SEGUNDA VEZ EM UM MÊS
Câmera de segurança flagra furto de lotérica em Porto Ferreira

NA RODOVIA SP-215
Homens armados com facão assaltam ciclistas entre Descalvado e Porto Ferreira

NA AGÊNCIA DA AVENIDA GUERINO OSWALDO
PM prende dupla de SP instalando "chupa-cabra" em caixa eletrônico do Banco do Brasil

NO POSTO DO ACESSA SP
Idosos participam de curso gratuito para Inclusão Digital
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"