Pesquisar em todo o site


12/02/2018 (11H31)

‘Lei da Escuta Protegida’ será tema de
seminário realizado pelo Comucra de Descalvado

Evento agendado para o próximo dia 23 de fevereiro terá como palestrante o
Dr. Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná.

No próximo dia 23 de fevereiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [COMUCRA] estará realizando em Descalvado um seminário cujo tema principal será “A Proteção Integral de Crianças e Adolescentes e a Lei Federal 13.431/2017”, conhecida como a ‘Lei da Escuta Protegida’. O evento que também está sendo realizado em parceria com a Comissão Regional de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes [CREDDHECA], contará com a presença do palestrante Dr. Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente.

O seminário será realizado no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, localizado na Avenida Guerino Oswaldo, n.° 446, no centro [no prédio da Biblioteca Municipal], das 8h30 as 17h00. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comucra@hotmail.com.

“LEI DA ESCUTA PROTEGIDA” - Ser vítima ou testemunha de violência é uma experiência que pode marcar alguém para sempre,

especialmente quando se trata de criança ou adolescente. Ao chegar à Justiça, as investigações normalmente envolvem a escuta dos envolvidos. Mas como ouvir crianças e adolescentes sem que o drama seja revivido? Sancionada em abril do ano passado, a Lei 13.431/2017 estabeleceu o “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência”, criando parâmetros que procuram justamente evitar novos danos durante a escuta. A lei entrou em vigor neste ano de 2018, mas ainda existem muitas dúvidas para a garantia do seu cumprimento.

Elaborada por um grupo de 11 parlamentares, a Lei normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e cria mecanismos para prevenir e coibir a violência estabelecendo medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de violência. Ela também reafirma os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, e a necessidade de sua proteção integral, estabelecendo que o poder público, em todos os níveis, deverá desenvolver “políticas integradas e coordenadas que visem a garantir os direitos humanos da criança e do adolescente no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais, para resguardá-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”. 

Segundo o procurador de Justiça, Dr. Murillo Digiácomo, como novidade, a lei define e diferencia, em seu artigo 4º, quatro formas de violência: física, psicológica, sexual e institucional (esta “entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização”). No âmbito penal, o artigo 24 tipifica como crime a violação do sigilo processual sem autorização, estabelecendo pena de um a quatro anos de reclusão e multa para quem o cometer.

A nova lei regula a escuta especializada (entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção) e o depoimento especial (oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária). Tais procedimentos devem garantir, entre outros pontos, que a criança e o adolescente vítima ou testemunha de violência sejam ouvidos em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaços físicos que garantam sua privacidade. Além disso, eles não devem ter contato, nem mesmo visual, com o acusado.

De acordo com o texto legal, tanto a escuta especializada quanto o depoimento especial passam a ser considerados igualmente válidos como instrumentos de coleta de provas.


 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

MOTORISTA PASSOU MAL
Duas pessoas ficam feridas em São Carlos após caminhonete bater contra poste

ESTRADAS
Intervias realiza operação especial para os dias de Carnaval

1,2 KG DO ENTORPECENTE
Mulher é presa pela Policia Civil de Porto Ferreira cultivando pés de maconha em sua casa

NA PRAÇA DA MATRIZ
Prefeitura divulga a programação do “Carnaval para Todos”; Skangaia sai no domingo
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"