Pesquisar em todo o site

 

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


  Sábado, 12 de agosto de 2017 

MAGOOU

Salve salve amigos do DESCALVADO NEWS. Depois da nossa reestréia no último dia 5 de agosto, eis que estamos novamente no pedaço! Antes de mais nada é preciso agradecer a todas as mensagens recebidas durante a semana, elogiando o novo formato da nossa coluna 'Politicando'. Foram muitas manifestações de apoio, bem como algumas críticas que tentamos levar para o lado construtivo. Mas é claro que também vieram as palavras de "praguejamento" para que queimemos no "fogo do inferno". Nenhuma surpresa é claro, principalmente em razão de onde as "mardições" partiram, mas também soubemos por um dos nossos arapongas, que alguém do Palácio do Povo teria ficado extremamente magoado com o nosso retorno digamos, "emblemático". Tadinho dele! Juro que não foi nossa intensão magoar os sentimentos de ninguém, mas fazer o que, se coube somente ao DESCALVADO NEWS a missão de não bajular ninguém ou de trazer as informações de forma camuflada [ou mentirosas como dizem alguns] para a população? 'Pegadinha do malandro' [ou da cesta básica] não faz parte das atribuições deste portal de notícias. Do mais, assim é a vida: enquanto uns tentam tapear, outros se propõem a dizer a verdade que alguns poucos tentam esconder debaixo do tapete. E assim a humanidade continua... [há séculos, por sinal!]

 

REFORMA POLÍTICA (#SQN)

Pelos lados da capital federal, a notícia da semana é em relação à retomado da reforma política. Uma briga de gente graúda que agora tenta a qualquer custa encontrar um caminho para as velhas rapozas se mantenham no poder. Do que ja foi discutido e acordado, podemos destacar o tal do distritão, que acaba com as coligações partidárias para os cargos de vereadores e deputados, extinguindo a eleição de candidatos na forma da proporcionalidade [quota partidária], sendo que os eleitos passariam a ser aqueles que receberemm mais votos nas urnas. Significa dizer que os cargos eletivos para o poder legislativo passariam a ser escolhidos majoritariamente, ou seja, entra os que tiverem mais votos.

 

REFORMA POLÍTICA (#SQN) (2)

A proposta do 'distritão' transorma municípios e estados em um distrito eleitoral único, ou seja, acaba com a quota partidária e com a manobra de candidatos bons de votos 'puxarem pra dentro' aqueles candidatos desconhecidos que depois ficam como 'pai mandados' dos partidos. A proposta pode até ser válida, mas há que se tomar cuidado para que a verdadeira intenção seja de favorecer os candidatos mais conhecidos ou que tenha 'bala na agulha', ou seja, poder econômico à sua disposição. De qualquer forma, se a proposta já estivesse valendo, aqui mesmo em Descalvado já teria muita gente ruim de fora da mamata que atualmente usufruiu.

 

VICE PRA QUE?

Outra proposta discutida durante a semana foi a extinção dos cargos de vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente. Aí sim tem pegadinha das grandes. Como já vims nestes ultimos anos, o legislativo tem se achado a última bolacha do pacote, querendo ele mandar mais do que o executivo. Pára gente! Legislador foi criado para legislar, não pra governar! Extinguindo os cargos de vice, fica fácil pra uma quadrilha que integra o parlamento [municipal, estadual ou federa] lançar mão do artifício de cassar o mandato do prefeito, governador ou presidente por qualquer que seja a razão que eles fabricarem, e colocar na cadeira alguém previamente favricado por eles que depois poderá usar das prerrogativad do cargo para manipular ou se beneficiar de uma nova eleição. Eita que esse povo não perde tempo!

 

VICE PRA QUE? (2)

Parece que alguns parlamentares mais atentos à verdadeira intenção do grupo que defendia a extinção dos cargos de vice correu atrás e derrubou a proposta. Menos mal para a democracia. Não que o vice seja determinante para alguma coisa, mas se o discurso do eleitor de que nas próximas eleições a limpa vai começar a ser colocada em prática, o escolhido para ser candidato a vice certamente também terá sua ficha muito bem analisada.

 

PREFEITO EM BRASÍLIA

E o nosso prefeito Becão esteve em Brasília nesta semana passando o chapéu nos gabinetes dos deputados. Segundo divulgou a assessoria do prefeito, a viagem teve como resultado R$ 1 milhão em recursos para a cidade. Uma ótima notícia sem dúvida, principalmente porque de acordo com o que foi divulgado, o dinheiro vai ser usado para recapear ruas, para a saúde e para a construção de um novo reservatório de água. Se o dinheiro realmente vier, não há dúvidas de que será muito bem vindo, e é claro que o Becão merecerá os parabéns pelas conquistas.

 

PREFEITO EM BRASÍLIA (2)

Mas é claro que a viagem do prefeito não passaria em branco por parte de alguns linguarudos de pantão não é mesmo? Durante a semana lá pelos lados da Câmara Municipal a ciumeira era geral, principalmente porque segundo soubemos, Becão não teria convidado ninguém do legislativo pra ir junto com ele na viagem. O prefeito preferiu viajar na companhia de um único assessor, e aí as piadinhas correram soltas. Uma das mais maldosas [das que são possíveis de publicarmos], diz que na hora de embarcar no avião Becão teria perguntado pro piloto se na volta daria pra dar uma paradinha em Jupiá, onde ele possui um rancho. Parece que desde que assumiu o cargo, o prefeito não tem conseguido ir muito para a cidade sul-mato-grossense visitar os companheiros de pescaria.

 

PREFEITO EM BRASÍLIA (3)

Já um outro fofoqueiro disse que em um dos encontros ocorridos lá em Brasília, Becão teria topado com o deputado Celso Russomano, famoso por defender casos de consumidores que sentem lesados. Russomano teria "enquadrado" o prefeito, questionando-o sobre as péssimas condições que ele entregou as moradias do programa habitacional descalvadense "Meu Quiosque Minha Vida". Ô povinho maldoso esse!!!

 

 

SEM ACESSO A INFORMAÇÃO

No dia 13 de abril, o site DESCALVADO NEWS protocolou ofício na Prefeitura de Descalvado afim de obter informações sobre o cumprimento - ou não - do TAC a respeito do enxugamento de cargos comissionados no Poder Executivo Municipal. Quetinamos também o porque da retirada do site da Prefeitura, da lista de cargos e nomeações - UMA EXIGÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO desde 2010. Também foram solicitadas outras informações que podem esclarecer se houve ou não favorecimento na nomeação de um parente do Prefeito, no cargo de Secretária Executiva do Conselho Municipal da Assistência Social, com um salário de quase R$ 3 mil.

 

SEM ACESSO A INFORMAÇÃO (2)

O tempo passou e a resposta aos nossos questionamentos não vieram. A Lei de Acesso à Informação está aí para ser cumprida, e cabe ao Ministério Público fiscalizar esse cumprimento. Assim, em 16 de maio, o site informou ao MP o fato de que o Prefeito poderia estar descumprindo a Lei, e acreditem ou não, a Promotora de Justiça já oficiou por duas vezes a Prefeitura cobrando uma resposta, e mesmo assim o nosso querido Prefeito 'c@g#u e andou' para o que diz a lei...

 

SEM ACESSO A INFORMAÇÃO (3)

Nesta semana, a Promotora enviou pela terceira vez um documento para o Prefeito, dando a ele um prazo de 5 dias para que responda ou se manifeste do porque não está cumprindo a Lei de Acesso à Informação. Em seu novo documento, a Promotoria alerta o Prefeito que o descumrimento da lei pode ensejar a responsabilidade do agente público, por ato de improbidade administrativa. Vamos esperar agora qual seráo desfecho dessa história...

 

SEM ACESSO A INFORMAÇÃO (4)

Lembrando que a Câmara Municipal também poderá ser informada do descumprimento da lei, caso o prefeito insista em não repassar as informações solicitadas. E esse descumprimento também está previsto no Inciso VII do Artigo 4º do Decreto-Lei 201/67 [aquele mesmo que alguns vereadores e assessores do atual prefeito tanto se valeram nos últimos anos para tentar cassar o dono do mandato anterior]. Diz o artigo: "São infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato", e especificamente no Inciso VII "Praticar, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática". Se denunciado na Câmara, o Prefeito terá - no mínimo - que dar também suas explicações ao Poder Legislativo para as causas da sua omissão ao não cumprir aquilo que determina a Lei de Acesso à Informação.

 
ELEIÇÕES INTERNAS

No início da próxima semana, o diretório municipal do PMDB deverá realizar eleição para a escolha da sua nova diretoria executiva. Mantido desde o ano passado por meio de uma provisória, o partido que atualmente não conta com nenhum representante tanto no legislativo quanto no execeutivo, precisa buscar um caminho para se reerguer no município. Missão dificílima visto que o partido é o mesmo do presidente Michel Temer, que atualmente conta com um indíce altíssimo de rejeição. O Deputado Baleia Rossi [também do PMDB], que sempre recebeu um bom número de votos em Descalvado em eleições anteriores, é outro que deve ter dificuldades no ano que vem em razão do desgaste da sigla em todo o país, principalmente no estado de SP.

 
ELEIÇÕES INTERNAS (2)

Ainda sem uma definição por parte da Executiva Nacional, o diretório municpal do PSDB é outro que aguarda uma data para a realização de sua eleição interna para definir sua nova diretoria. Atualmente, o Presidente do PSDB no municioio é o ex presidente da Câmara Municipal, Helton Venâncio, que poderá concorrer à reeleição. O partido sofreu um grande racha na eleição de 2016, e inclusive algumas figurinhas carimbadas do partido estão tendo problemas na justiça em razão da trairagem, dos puxões de tapetes e de acusações de injúria, calúnia e difamação. Já existe até processo de expulsão rolando no Direitorio Estadual, e parece que a cobra vai fumar pra muita gente que se achava intocável...

 
FALANDO EM PROBLEMAS NA JUSTIÇA

Parece que o Ministerio Público local não está amolecendo pra ninguém. Depois que um quinteto do grupo 'Inovar para Crescer' [dos ex candidatos Guto e Camila] levaram uma 'baita bordoada' da justiça eleitoral por terem compartilhado via WhatsApp uma pesquisa que não havia sido registrada [5 pessoas levaram uma multa de aproximadamente R$ 53 mil cada], agora a Promotoria Pública está cobrando de um ex prefeito da cidade o recolhimento de cerca de meio milhão de reais, em razão de pagamentos irregulares feitos à secretários muncipais no passado. A sentença do processo já teve o seu trânsito em julgado e agora o político não tem mais pra onde correr. O pedido da promotora foi ajuizado no dia 12 do mês passado, e o réu agora precisa restituir o dinheiro para os cofres públicos imediatamente!

 
FALANDO EM PROBLEMAS NA JUSTIÇA (2)

Quem também começa a colocar a barbinha de molho é o 'machoman' da Câmara, aquele que vira e mexe usa a tribuna do plenário para afirmar que "tá pra nascer alguém que coloque medo nele". Uiiiii !!! Parece que o recurso no processo criminal do qual ele já foi condenado está para ser julgado em breve, e de acordo com o advogado das vítimas, não há muita chance da condenção decretada pela justiça de Descalvado ser revetida. Se confirmada a condenação, o vereador estreiante poderá não esquentar a cadeira do legislativo por muito mais tempo, uma vez que já existem inúmeros casos onde a diplomação de políticos condenados em segunda instância - em crimes cometidos antes mesmo da eleição ou da posse dos réus - foi cassada.

 
FALANDO EM PROBLEMAS NA JUSTIÇA (3)

Aliás, por conta da sua condenação e da possibilidade de perder o cargo, o vereador já teria dado com a língua nos dentes e contado para algumas pessoas a verdade sobre quem realmente teria escrito a carta anônima, que no fim ele teve que assumir a autoria sozinho [como diria o Chavez: "Ai que burru, dá zero pra ele!"]. Em uma de suas lamentações, o interlocutor da conversa teria gravado a confissão do vereador-condenado e por entender que mais gente merece ser desmascarada, poderá entregar a gravação para a justiça em breve. Outra lambança do vereador que poderá lhe custar mais algumas explicações na justiça, é com relação a comentários que ele tem tecido sobre uma indústria recém inaugurada em Descalvado. Além de já ter atrelado de forma caluniosa o nome do proprietário da empresa com o crime de corrupção ativa, agora parece que o dito cujo tem inventado algumas histórias sobre a origem dos funcionários que já estão trabalhando no local, atingindo também uma ex vereadora que batalhou incessantemente para que a indústria viesse para Descalvado.

 

 
PLIM PLIM

Mais um vez a saraivada de críticas à administraçao Becão/Luiz Carlos deu o tom da sessão legislativa da Câmara Municipal. Desta vez, o alvo do discursos se deu em relação à falta de resposta [ou a absoluta falta de conteúdo daquilo que é remetido aos parlamentares], bem como à demora na implatação da Atividade Delegada. O primeiro vereador a falar sobre a falta de respostas foi o vereador Diego da Global (PR). Olhando fixamente para a camera que faz a transmissão da sessão pela internet, Diego disse ter recebido a informação de que o prefeito e seu vice estariam assistindo a sua fala naquele momento, e reclamou da falta de respostas das sua indiações e requerimentos. "Apesar de algumas pessoas próximas ao prefeito falarem o contrário, considero ele e o seu vice parte da minha família, e como sei que hoje eles estão nos assistindo ao vivo, queria dizer que quem ama também repreende, que ama avisa! Não quero ver vocês se arrependerem no futuro, mas parece que hoje vocês só ouvem quem está do seu lado. Mas é importante lembrá-los que quem está aí do lado de vocês agora, está simplesmente porque lhe convém. Não se esqueçam que eu estou do lado de vocês há muito tempo!", disse o vereador alertando ainda que já se passaram 7 meses de mandato e está na hora de mudar o discurso. "Cadê os resultados?", cobrou Diego.

 
ATÉ TU BRUTUS?

Outro que não poupou criticas foi o vereador Argeu Reschini (PTB), que além de compor a base do governo na Câmara, também é primo do prefeito. "Tá na hora de começar a tomar providências! O Becão cumpriu os seus compromissos de campanha e deu os cargos para seus apoiadores. Agora tá na hora de tocar a tropa, se não vai pro brejo!" disse o vereador, completando sua fala afirmando que está com a sensação de que alguém deve estar 'segurando as coisas para andarem pra trás', e que até agora a limpeza da cidade não foi feita, e que graças ao período de estiagem o mato não tomou conta da cidade.

 

 

"OU DÁ OU NAO DÁ"

O Presidente da Câmara, Luisinho Panone (PSD) também não economizou nas críticas a respeito da falta de respostas do prefeito às indicações dos vereadores. Segundo ele, nas respostas encaminhadas só vem escrito que o prefeito está estudando a proposta e nada mais. "É muito estudo pra pouca ação. Queremos respostas concretas!", explanou. O presidente do legislativo disse que as repostas quando vem são sempre as mesmas, o que têm deixado os vereadores irritados. "Sabemos que nem tudo dá pra ser feito, mas esse negócio de estamos estudando é muito vago. Ou dá ou não dá!", concluiu.

 

ATIVIDADE DEMORADA

Outro assunto abordado por Luisinho [e posteriormente por Paulinho Gabrielli, do PPS] foi quanto à assinatura do convênio da Atividade Delegada. Depois de ter sido votado no logo nas primeiras sessões do ano, o projeto de lei ficou parado na Prefeitura e o assunto só voltou a pauta depois de uma cobrança mais dura na sessão anterior. Um novo projeto de lei precisou ser enviado esta semana para se corrigir um erro. De acordo com o presidente da Câmara, o novo projeto de lei estava assinado desde o dia 20 de julho, mas somente após a cobrança dos vereadores é que a assessoria do prefeito enviou o documento para ser apreciado e votado. "Nós estamos fazendo a nossa parte de novo, com rapidez e celeridade. A Câmara está fazendo tudo o que pode para ajudar com a implantação da Atividade Delegada, agora espero que o prefeito também faça a sua!", concluiu.

 

A PRIMEIRA FAZ TCHAN...

Já o vereador Vagner Basto (PRB) deu a idéia para que a Prefeitura realize um concurso para contratar mais um contador. Segundo ele, o pedido justifica-se em razão do poder executivo evitar ficar refém de apenas um profissional, ou seja, de evitar que o trabalho fique nas mãos de uma única pessoa. Mas o parlamentar elevou mesmo o tom do discurso ao falar novamente dos médicos que prestam atendimento nos PSF's do município. O vereador mais uma vez acusou os profissionais da saude de receberem salários altíssimos sem trabalhar, e fez um pedido ao Becão: "Me coloca como secretário da saúde apenas um dia Becão, que eu demito todos os médicos que não trabalham, e de quebra faço uma grande economia com os super salários. É um absurdo receber e não trabalhar!", disse ele.

 

A SEGUNDA FAZ TCHUN...

Outra denúncia feita pelo vereador é quanto ao atendimento que os médicos realizam nos postinhos. De acordo com ele, as consultas são feitas no 'chutômetro', e os médicos devem ser videntes ou 'pai de santo' pela rapidez com que fazem as consultas e pela falta de exames. "Eles não examinam os pacientes. Nem relam neles", disse o vereador na Tribuna.

 

...E TCHAN-TCHAN-TCHAN!!!

"Vou no Ministério Público, na EPTV, vou no raio que o parta, mas vou denunciar esses médicos que não trabalham! Vão ter que trabalhar sim, porque ganhar bem eles ganham!", finalizou Basto.

 

É isso aí meus amigos, vamos ficando por aqui, mas antes gostaríamos de deixar nosso abraço aos palmeirenses, que nesta semana acabaram sofrendo mais uma derrota em casa e deixaram a Libertadores. Pelo visto, o caminho até a taça de campeão mundial voltou a ficar um pouquinho mais longe não é verdade? Um feliz Dia dos Pais para todos os papais internautas, e até a próxima semana!

 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

Ultimas Publicações

05/08/2017

'Ó nóis aqui taveis!'

 
    CONFIRA também nossa coluna em vídeo:
   

Edição do dia 03/06/2017
Ainda sobre a novela do 'Meu Quiosque Minha Vida', a saída do Secretário de Administração, a inércia na assinatura da "Atividade Demorada" e as polêmicas da Câmara Municipal

Edição do dia 27/05/2017
Protestos em Brasília, capina química,
recomposição salarial dos servidores municipais
e o 'Caso Castellucci'
 
   

Edição do dia 20/05/2017
Delações dos irmãos Batista; projeto de recomposição salarial dos servidores; 'Caso Castellucci' é manchete nacional, e as polêmicas da semana na Câmara Municipal

Edição do dia 13/05/2017
Depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro,
onda de assaltos em Descalvado, recomposição salarial dos servidores municipais e
'troca de farpas' entre vereadores
   
 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"