Pesquisar em todo o site


  07 DEZ 2018  |  16H31

Justiça decreta a prisão de suspeito de
corrupção ativa em processo envolvendo
ex-prefeito de Descalvado

A justiça da Comarca de Descalvado decretou nesta quinta-feira (6), a prisão preventiva de Luciano Fais, denunciado pelo Ministério Público em novembro de 2014 pela prática do crime de corrupção ativa, em processo que também figura como réu o ex-prefeito interino Anderson Aparecido Sposito. A sentença foi assinada pelo Juiz Dr. Marcelo Luiz Seixas Cabral, tendo em vista a não localização do réu Luciano e a 'inequívoca' demonstração de que ele não pretende se submeter aos rigores da Lei.

De acordo com as informações que constam no processo, em 2014 os réus Anderson Aparecido Sposito e Luciano Fais foram denunciados pelo Ministério

Público de Descalvado pelos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, respectivamente. A denúncia teria partido depois que uma gravação apresentada durante uma sessão legislativa naquele mesmo ano, supostamente mostrava um esquema de corrupção onde o ex-prefeito interino estaria negociando propina em seu gabinete. A gravação - e a oferta da propina - teria sido feita por Luciano, que na época dos fatos, teria se apresentado como empresário interessado em participar e obter vantagens em um esquema de licitações junto a Prefeitura Municipal de Descalvado.

A gravação foi tornada pública pelo ex-vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves, e tem duração de 2 minutos e 27 segundos. Nela, é possível ver o ex-prefeito interino em seu gabinete com pelo menos mais três pessoas, entre elas, o empresário responsável pela gravação do vídeo em que ele oferece R$ 30 mil à Sposito. Na época, Edevaldo destacou que o trecho do vídeo exibido foi extraído de uma gravação com quase uma hora de duração, e que havia sido gravada dentro do gabinete do prefeito, por isso seria de interesse público e precisava ser levada ao conhecimento da população.

Ainda no final de 2014, a justiça determinou a quebra do sigilo bancário de Sposito e da sua empresa. Em maio de 2017, o então Juiz de Direito, Dr. Rafael Pinheiro Guarisco, recebeu a denúncia do MP, abrindo prazo para os réus apresentarem suas defesas, mas desde então a justiça vem encontrando dificuldade de localização do réu Luciano Fais. Finalmente, na tarde desta quinta-feira, o Juíz Dr. Marcelo Cabral decretou a prisão preventiva de Luciano, documento que foi disponibilizado para consulta na manhã desta sexta-feira, dia 7 de dezembro.

Na decisão - e tendo em vista a não localização do réu -, o magistrado determinou a suspensão do curso do processo e do prazo prescricional, e decretou a prisão de Luciano. "Sem prejuízo, uma vez que o réu se encontra processado por crime punido com reclusão e, não foi localizado para sua citação pessoal, sua ausência do distrito da culpa tem a inequívoca significação de que ele não pretende se submeter aos rigores da Lei. Assim, a fim de assegurar a aplicação da lei penal, com fundamento no artigo 312 e seguintes do Código de Processo Penal DECRETO A PRISÃO PREVENTIVA do réu LUCIANO FAIS, expedindo-se imediatamente mandado de prisão", decidiu o Juiz de Direito.

Quanto ao ex-prefeito interino e corréu na ação penal, o rito processual prosseguirá, visto que, conforme consta na decisão "não sendo caso de absolvição sumária" ficou designada audiência de instrução, interrogatório, debates e julgamento para o dia 28 de fevereiro de 2019.



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

       

CAMINHÃO PODE TER PASSADO SOBRE O TORAX DA VÍTIMA
Motociclista perde a vida em acidente na Avenida Antonio Garbuio

VICINAL INTERDITADA HÁ CERCA DE 3 SEMANAS
Prefeitura de Pirassununga conclui obras em ponte que dá acesso à Descalvado

COMPRAS DE FINAL DE ANO
Comércio divulga horário especial para o Natal

GUARDAVA REVÓLVER COM NUMERAÇÃO RASPADA
Operação da Polícia Ambiental contra a pesca e caça ilegais detém uma pessoa em Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"