Pesquisar em todo o site


  08 JUL 2018  |  15H04

Baixa umidade do ar continua deixando
Descalvado em 'estado de atenção'

Fenômeno faz com que as pessoas sintam no próprio corpo os reflexos do tempo seco; boca seca, vermelhidão nos olhos, nariz ardendo e sensação de cansaço são alguns dos sintomas.


N
ão foi somente a queda na temperatura aos finais das madrugadas que a chegada do inverno trouxe para Descalvado. Nas últimas semanas, a umidade relativa do ar também caiu e agora tem girado próximo a níveis críticos para o ser humano suportar.

No período da tarde dos dois primeiros dias de julho, o índice beirou os 20%, aproximadamente um terço do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) para não se ter problemas como boca seca, nariz ardendo e sensação de cansaço em atividades físicas corriqueiras. Mais vulneráveis ainda ficam as crianças e os idosos, que tem o sistema imunológico mais frágil.

Conforme dados da estação meteorológica do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), localizada em Descalvado, nos dias 1 e 2 de julho a umidade relativa do ar chegou a 22,8%. De lá para cá, o índice ao longo dos dias tem se mantido na casa dos 26,5%. Quanto as temperaturas, os termômetros variaram - ao longo da semana - de 8,1º à 9ºC durante as madrugadas, e de 28,7º à 30,3ºC durante as tardes.

A previsão é de que o tempo seco perdure até a próxima terça-feira (10), quando, de acordo com o Climatempo, existe a probabilidade de 80% de uma pancada de chuva (2 mm) entre o perído da tarde e à noite. Porém, se confirmada a previsão, a precipitação esperada não deve trazer alento para quem está sentindo os reflexos da estiagem, já que também de acordo com as previsões do Climatempo, não deverão ocorrer novas pancadas de chuva pelo menos até o dia 22 de julho.

CUIDADOS COM OS OLHOS - Cerca de 60% do corpo de um adulto é composto por água e, sem a devida reposição, a desidratação é certeira. Em casos leves, os sintomas podem englobar dor de cabeça, tontura e sede, entretanto, nas ocorrências mais graves, o problema pode levar à morte. As recomendações são: maior ingestão de líquidos, mínimo seis copos de água por dia; evitar a exposição ao sol, sobretudo nos períodos de maior incidência dos raios solares (10h às 17h); umidificar o ambiente; usar roupas com tecidos mais leves e claros; evitar banhos quentes prolongados, além de fazer a hidratação da pele e olhos.

Os olhos, que são parte sensível do corpo, sentem bastante os efeitos da estiagem. Pessoas que já apresentam alguma enfermidade são as maiores vítimas da seca. Para aqueles que têm doença ou disfunção ocular, a seca pode agir como um fator de agravamento e é preciso ter cuidados específicos durante o período sem chuvas.

Veja abaixo algumas dicas de como prevenir os efeitos negativos da seca, evitando o desenvolvimento de doenças nos olhos, ou ainda, de piorar o quadro de quem sofre com alguma enfermidade:

Quais são os principais problemas que ocorrem no período de seca?
O problema mais comum é a síndrome do olho seco, que pode acometer qualquer pessoa, mas idosos e mulheres na menopausa são mais suscetíveis, por causa das alterações hormonais que ocorrem nesse período. Outro grupo que pode sofrer mais são os portadores de doenças oculares como o glaucoma, que fazem uso de medicamento tópico por longos períodos. Esses colírios utilizados para combater essas doenças podem aumentar o ressecamento do olho, deixando-o mais vulnerável na seca.

Quais são os sintomas?
Os olhos ficam vermelhos, podem arder ou coçar, ou ainda apresentar a sensação de areia nos olhos. Além da seca, este período do ano é propício ao desenvolvimento de problemas alérgicos, por causa do aumento de pólen liberado pelas árvores e pelo uso de agasalhos que ficam guardados por muito tempo, acumulando poeira e outros resíduos.

Como prevenir e tratar os problemas que aparecem com a seca?
São necessárias revisões periódicas junto ao oftalmologista, pois é muito comum que o paciente que já sofreu a síndrome dos olhos secos, desenvolva repetidamente o problema durante a estiagem. Nesses casos, é recomendado o uso de lágrimas artificiais, de preferência, aquelas que não tenham preservantes, pois essas substâncias se depositam sobre a superfície ocular. Nos casos de alergia, como a conjuntivite alérgica ou alergia ocular, os olhos ficam inchados e vermelhos. Orienta-se que o paciente nunca faça uso de medicação sem a prescrição médica, sobretudo os pacientes que já tenham algum problema de saúde e faça uso de colírios com corticóide. O medicamento pode gerar infecções fúngicas ou bacterianas e esses problemas podem levar à cegueira.

*Sob a supervisão de Mário Zambelli
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA
Alunos do 5º ano de oito escolas de Descalvado participam da formatura do PROERD

CULTURA
‘VI Mostra de Teatro Galhofas’ acontece entre os dias 6 e 9 de julho

ENSINO PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA
Parceria entre Prefeitura e Universidade Brasil dá até 50% de desconto em cursos para servidores

21.681 PEÇAS ARRECADADAS
Fundo Social de Solidariedade realiza balanço da ‘Campanha do Agasalho 2018’
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"