O deputado Vanderlei
Macris (PSDB-SP) foi eleito na última quarta-feira (14), o 2º
vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O
colegiado é presidido pelo tucano Domingos Sávio (PSDB-MG).
Macris agradeceu a nomeação
e se pôs à disposição para ajudar em todos os assuntos da pauta do
colegiado. Ele apontou o papel da comissão nas discussões sobre a
infraestrutura brasileira e acredita que poderá contribuir para dar um
salto de qualidade fundamental na economia do país. “Os debates aqui
realizados irão com certeza nortear as ações do próximo governo, que
será eleito este ano”, afirmou.
O presidente do colegiado
parabenizou Macris e disse que contará com o apoio dele nos debates.
“Vamos juntos dar sequência aos trabalhos desta comissão para poder
decidirmos o mais rápido possível as questões importantes para o
Brasil”, disse.
A Comissão de Viação e
Transportes (CVT) da Câmara é constituída por 48 deputados titulares e
igual número de suplentes, atua como órgão técnico da Casa, apoiada por
consultores legislativos e servidores administrativos.
10 ANOS DA LEI SECA E AS FALHAS NA FISCALIZAÇÃO
- Uma década depois de entrar em vigor, a norma que implementou a
tolerância zero a quem dirige embriagado ainda é desafiada pelos
brasileiros. Nesta terça-feira, 19 de junho, a Lei 11.705, conhecida
como Lei Seca, completa dez anos repercutindo avanços, porém aquém do
que se esperava diante de suas penalidades. Um levantamento aponta um
crescimento anual contínuo de autuações de motoristas pegos dirigindo
depois de consumirem bebidas alcoólicas. Desde 2008 somam mais de 1,7
milhão.
O rigor da legislação de
trânsito coloca o país entre os mais severos do mundo quando o assunto é
álcool e volante. Ainda assim, não foi suficiente para educar motoristas
a reduzirem acidentes e mortes no trânsito. O deputado federal Vanderlei
Macris (SP) é integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara e
autor de debates sobre os efeitos nocivos do consumo de álcool,
inclusive no trânsito. Para ele, o Brasil avançou bastante na legislação
e punição a motoristas embriagados, porém precisa de mais.
“Temos leis de
trânsito modernas, mas ainda há bastante falhas na
fiscalização”, diz. Macris acredita que em alguns estados as
normas e campanhas são melhores absorvidas pelos cidadãos do que
em outros, assim como a presença de fiscais nas ruas. “Ainda
falta uma longa caminhada para chegar aonde se precisa. ”
O crescimento de
autuações a infratores desde 2013, inclusive, ficou acima do
aumento da frota de veículos e de pessoas habilitadas, indicando
que o número de motoristas flagrados bêbados continua
aumentando, em vez de diminuir com as punições da lei. |
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De acordo com um
levantamento feito com base em dados disponibilizados por meio da Lei de
Acesso à Informação, pelo menos 118 mil motoristas autuados foram
encaminhados a uma delegacia por crime de trânsito. Minas Gerais e São
Paulo são os estados que lideram o número de infrações registradas.
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