Pesquisar em todo o site


  28 JUN 2018  |  23H38

EXPEDIÇÃO HISTÓRICA FOI COMANDADA POR DESCALVADENSE

Após 90 anos, museu de Bariri resgata
saga da 'Estrada Panamericana'

Passados 90 anos do início da epopeia, a história de uma das maiores aventuras automobilísticas do mundo será exposta num memorial, em Bariri, no interior de São Paulo. O descalvadense Leônidas Borges de Oliveira era tenente do Exército e chefiou a expedição.

  


E
m 16 de abril de 1928, três expedicionários brasileiros partiram do Rio de Janeiro a bordo de dois incipientes Fords T, para percorrer 27.631 quilômetros de estradas, picadas, rios e matas e chegar a Nova York, nos Estados Unidos, dez anos depois. Na chegada, o trio foi recebido pelo então presidente Franklin Delano Roosevelt, na Casa Branca, e reuniu-se com o renomado industrial Henry Ford, em Detroit.

Os brasileiros Leônidas Borges de Oliveira, Francisco Lopes da Cruz e Mário Fava chegaram a usar pás e picaretas, além de mão de obra de militares e indígenas, para o abrir caminho que ficou conhecido como Estrada Pan-Americana, ou Carretera Panamericana, em espanhol, ligando as três Américas.

Passados 90 anos do início da epopeia, a história de uma das maiores aventuras automobilísticas do mundo será exposta num memorial, em Bariri, interior de São Paulo, onde residia Fava, o mecânico da expedição. Um grupo de amigos - Aziz Chidid Neto, Ari Francisco Fidi, José Augusto Barboza Cava, Osni Ferrari e Ângelo Falseti - decidiu fundar o Museu Mário Fava, onde serão reunidos documentos, fotografias, mapas, diários, objetos, ferramentas e outros lembranças da grande viagem.

Entre as imagens, estão fotos dos exploradores com o presidente norte-americano, com o legendário Ford e de um passeio de dirigível que o grupo fez nos Estados Unidos. Também será exposta cópia da autorização para dirigir que Fava recebeu, em Cleveland, de ninguém menos que Eliot Ness, o implacável perseguidor do chefão mafioso Al Capone. O grupo conseguiu também fotos do retorno dos exploradores ao Brasil, em 25 de maio de 1938, quando foram recebidos pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio.

Recortes de jornais de vários países, relatando a aventura, e exemplares de livros, como "O Brasil Através das Três Américas", do escritor Roberto Faraco Braga, de Bauru, e "Eu não sabia que era tão longe", de Osni Ferrari, de Bariri, que narram a viagem, também poderão ser consultados. Será exposta ainda uma estátua de Fava em tamanho natural.
 


Entrega de um dos veículos que foram doados para a expedição (1928)


Expedicionários em Villazón, Bolívia (1929)

   


Expedicionários na Colômbia (1931)


 

   


Chegada da expedição no Panamá, em 1932
 


Expedicionários apresentam projeto ca Carretera Panamericana a
Ricardo Joaquin Alfaro Jovane, Presidente do Panamá, em 1932

   


Brasileiros enfrentaram inúmeras dificuldades ao longo da expedição.
Na foto, o pneu furado de um dos veículos utilizados na viagem


Cerimônia de recepção à expedição brasileira, comandada pelo descalvadense
Leônidas de Oliveira, na cidade de San Marcos, na Guatemala (1934)

   

  
Expedição cruza rio do México. Em alguns pontos da viagem, carros tiveram que ser desmontados

   


Chegada da expedição à Cidade do México, em 1936. Lá, entregaram o projeto da Carretera Panamericana ao presidente mexicano, Genral Lázaro Cárdenas


Leônidas Borges de Oliveira cumprimenta autoridades
de Chicago, nos Estados Unidos, em 1937

   


Visita da Expedição na fábrica Goodyear Tyres Comapny, nos Estados Unidos (1937)


Expedicionáios brasileiros foram recebidos pelo lendário empresário Henry Ford

   


O descalvadense e Tenente do Exército Brasileiro com o Presidente americano Franklin Roosevelt, na entrega do projeto da Carretera Panamerciana

O acervo será abrigado num prédio da região central que foi sede da Sociedade Italiana de Beneficência e pertence à Irmandade da Santa Casa. O imóvel, inscrito no patrimônio histórico municipal, teve projeto de restauro realizado pelo arquiteto Luis Carlos Viccari Filho. O casarão, que havia sido modificado por reformas, recuperou suas linhas originais.

Uma das principais atrações será o Ford T ano 1918/19, um dos veículos usados na viagem dos três aventureiros por 15 países das três Américas. De acordo com o historiador José Augusto Barboza Cava, de Bariri, anos mais tarde, os dois carros foram deixados no Museu do Ipiranga, na capital.
 

Batizado de 'Brasil', o Ford T ficou em exposição em local coberto e está bem preservado. Já a caminhonete, também da linha T da Ford, de 1925, ficou em terreno aberto, algumas peças foram saqueadas, outras roubadas e o veículo acabou desaparecendo. Consta que Henry Ford tentou comprar os dois veículos, oferecendo um valor impensável, mas Leônidas se negou a vender, pois sentia-se no dever de os levar de volta ao Brasil.

O museu será inaugurado no dia 21 de julho, com a presença de familiares dos três aventureiros. No evento, será lançado o livro "Museu Mário Fava - Histórias de Bariri", escrito por Cava. "É uma história extraordinária, de um feito importante de três brasileiros que ficou praticamente esquecido durante décadas. O museu vem preencher essa lacuna", disse o historiador.
 


Exposição estará aberta em museu de Bariri


Um dos Ford T's usados na expedição

O DESCALVADENSE LEÔNIDAS DE OLIVEIRA - Nascido em 25 de abril de 1903, numa tradicional família de Descalvado, Leônidas Borges de Oliveira era tenente do Exército e serviu em Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro. Descobriu os ideais do Pan-Americanismo em 1925, quando era primeiro-tenente, e passou a elaborar o projeto da futura expedição. Durante a viagem, conheceu no México Maria Buenaventura Gonzáles, com quem se casou e teve dois filhos – Erland e Margot de Oliveira Gonzáles. Depois de voltar ao Brasil, foi nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas cônsul privativo do Brasil na Bolívia, onde permaneceu por mais de 20 anos. Morreu em 31 de março de 1965, aos 61 anos. Seu corpo foi transladado ao Brasil e sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

  
Leônidas Borges de Oliveira com parentes em 1928, na época da doação do Ford T pelo Jornal 'O Globo'

Em 2016, o Exército Brasileiro concedeu, a título póstumo, a Medalha da Ordem do Mérito Militar ao tenente-coronel Leônidas Borges de Oliveira, no grau de Oficial. O anúncio da condecoração – destinada a cidadãos e instituições que tenham prestado serviços relevantes – foi publicado em 16 de dezembro de 2016, no Diário Oficial da União, por meio  de um decreto do presidente Michel Temer.

No decreto, o descalvadense Leônidas é apresentado como chefe da Expedição Brasileira da Estrada Pan-Americana e cônsul privativo do Brasil na Bolívia. O filho dele, Erland de Oliveira Gonzales, recebeu a medalha em Brasília, em cerimônia que teve a participação do próprio Michel Temer, dos comandantes das Forças Armadas e do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 1.ª instância, também condecorado. “Foi uma emoção muito grande ver o nome do meu pai ser reconhecido depois de tanto tempo”, afirmou o filho tenente-coronel.

*Colaborou: José Maria Tomazela (Fotos: Acervo Beto Braga / Animação: Especial Estadão)
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

ENTRE SÃO CARLOS E DESCALVADO
Caminhonete e van com 10 pessoas a bordo batem de frente na SP-215

APÓS DENÚNCIA
Polícia Militar interdita 'evento' clandestino e apreende drogas em Descalvado

                

FÉ E DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA
Peregrino que viaja há 27 anos para pagar promessa passou novamente por Descalvado

RODOVIAS
Pedágios em SP vão ficar mais caros a partir deste domingo
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"