Pesquisar em todo o site


  31 AGO 2019   |  17H24

Hospital Veterinário da Universidade Brasil é referência no tratamento de animais com câncer

 Local fica dentro do campus da Instituição e possui serviços especializados no
diagnóstico e cura da doença cada vez mais comum em animais de estimação no país.
Atendimento é aberto para todas as espécies e dispõe de tecnologia de última geração. Professor Dr. Paulo C. Jark, responsável pela Clínica Oncológica do curso
de Medicina Veterinária, recebeu prêmio de Veterinário do Ano de 2018.


A comunidade de Descalvado e região têm desfrutado de importantes serviços clínicos especializados em Oncologia Veterinária, realizados no Hospital Escola do curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, que fica localizado dentro do campus da Instituição. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 19h, e é aberta ao público.

O desenvolvimento e especialização do hospital no tratamento de câncer têm ligação direta com o aumento do número de casos no país nos últimos anos. Prevenção, monitoramento, quimioterapia, redução da dor e esperança são palavras constantemente relacionadas aos casos de câncer em humanos, e que também podem ser aplicadas sobre diagnóstico nos animais de estimação. O Hospital também faz parte da matriz curricular do curso de Medicina Veterinária da Instituição. O professor, mestre e doutor Paulo César Jark, é o especialista responsável pela clínica oncológica e ganhou o prêmio de Médico Veterinário do Ano de 2018, pela Vetnil.

Inaugurado há cerca de dois anos, o setor de serviços especializados da área da unidade de ensino dispõe de equipamentos de última geração e já acompanhou quase 700 casos da doença. O número engloba diversas espécies, dentre elas animais exóticos, bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, aves, cães e gatos. Entre os anos de 2017 e 2018, quase 500 casos foram contabilizados pela clínica. Já em 2019, mais de 200 novos já foram atendidos.

No local, é possível realizar o diagnóstico inicial, fazer exames e até possíveis tratamentos cirúrgicos ou quimioterápicos demandados por cada animal. O atendimento é aberto para todas as espécies, de silvestres a cães e gatos e grandes animais.

O estudo médico veterinário é amplo e relaciona o aumento da longevidade dos animais ao aparecimento de doenças como o câncer, relacionadas ao envelhecimento.  Por isso, os métodos de tratamento e cura vêm avançando ao longo dos anos via vacinas, desenvolvimento da tecnologia diagnóstica e terapêutica e a oferta de rações balanceadas, além de outras medidas mais ‘saudáveis’ que promovam melhor qualidade de vida aos animais de estimação. “Os cânceres animais mais prevalentes são neoplasias mamárias e cutâneas, que são responsáveis pela maior casuística do Hospital Veterinário Escola”, contou o professor responsável Paulo César Jark.

O professor e doutor também é integrante do programa internacional da University of Wisconsin – Madison – EUA e presidente da Comissão Científica da Sociedade Latino Americana de Oncologia Veterinária (SLOVET), além de ter realizado outros estudos na área. Frente ao departamento Clínico Oncológico da Universidade Brasil desde sua implantação, Jark fez questão de ressaltar a importância dos cuidados diários e consultas frequentes dos animais para prevenção e tratamentos necessários.

“Os donos devem ficar atentos ao aparecimento de nódulos em seus animais, que devem ser interpretados com cautela e diagnosticados o mais breve possível. Os tratamentos oferecidos são cirurgia – quando necessário - quimioterapia, eletroquimioterapia e radioterapia. E, assim como em humanos, as taxas de cura são dependentes do tipo de tumor e do estágio da doença”, alerta.

Mas não é só atendimento oncológico que o Hospital Veterinário Escola realiza. Ainda segundo o professor, a alta demanda de casuística nas diversas áreas veterinárias faz com que a Universidade Brasil ofereça e subsidie outros tipos de atendimento relacionados à área animal. São eles exames gerais e de suporte clínico, como Ultrassom, Eletrocardiograma, Raios-X, Coproparasitológicos, Hematológicos, Hemoparasitários e Sorológicos, além de limpezas de tártaro e necropsias

Os atendimentos mais procurados são Oncologia, Ortopedia clínica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, Dermatologia, Endocrinologia, Medicina de Felinos, Cirurgias oculares, Tratamentos clínicos e cirúrgicos de cólica equina e Parasitologia clínica.

Os tratamentos e procedimentos dependem do apoio de tecnologia, atuação de Médicos Veterinários contratados, especialistas de outras áreas relacionadas e equipamentos modernos, além de medicamentos e produtos para realização do serviço. Por isso, um valor-base é cobrado para mantimento do Hospital Escola.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária acompanham os atendimentos e são beneficiados pelo projeto, a fim de aprimorarem os aprendizados obtidos em sala de aula: semanalmente, cerca de 80 estudantes realizam atividades complementares práticas de acompanhamento clínico no hospital. Sete médicos veterinários residentes no campus aperfeiçoam seus conhecimentos e prestam apoio à clínica, aproveitando para desenvolver aptidões e habilidades em serviços veterinários clínicos, laboratoriais e cirúrgicos.

Um evento de conscientização e prevenção de casos de câncer animal deve acontecer no campus da Universidade Brasil de Descalvado-SP, no mês de outubro, em apoio à campanha do ‘Outubro Rosa’, uma ação feita anualmente pelo curso de Medicina Veterinária por meio do CEPA – Grupos de Estudos em Medicina de Pequenos Animais. O foco é a prevenção de neoplasias mamárias em cadelas e gatas, além do estímulo a castração precoce.

Hospital Veterinário Escola de Descalvado da Universidade Brasil
Horário de Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 9h às 19h / sexta-feira das 09h00 às 18h00
Finais de semana: atendimento 24 horas para emergências de grandes animais
Endereço: Avenida Hilário da Silva Passos, 950 – Descalvado
Telefone: (19) 3593-8528
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

            

PORTO FERREIRA
Equipe dos bombeiros auxilia parto em banheiro de casa

CAGED
Construção civil puxa fechamento de vagas de trabalho em julho

PROJETO POLÊMICO
Câmara altera referência salarial dos cargos de contador e tesoureiro, concedendo aumento real de salário

A PARTIR DAS 9H
O Museu vai à praça neste domingo para comemorar o mês do folclore
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© 2019 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"