Pesquisar em todo o site


  04 JUN 2020   |  21H16

MP recomenda revisão do decreto
municipal de flexibilização

Promotora de Justiça recomendou que Prefeitura revisse horário de
funcionamento dos bares e área específica para o consumo nestes locais.

 


O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio de decisão assinada pela 1ª Promotora de Justiça, Lilian Fruet, recomendou a Prefeitura de Descalvado para que faça uma revisão do Decreto Municipal que flexibilizou as atividades comerciais não essenciais, publicado no último dia 1º de junho.

A promotora recomendou que a Prefeitura utilize-se da regra prevista no Anexo III do Decreto Estadual n.º 64.994, de 28 de Maio de 2020, que institui o Plano São Paulo para combate à Covid-19, onde foram estabelecidos critérios para nortear todas as ações “com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde”, limitadas “no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública”.

Ao referir-se ao Decreto Municipal, a Promotora determinou a sua adequação no que se refere aos bares, restaurantes e similares, de forma com que o consumo nestes locais se deem somente ao ar livre e com horário reduzido de até 6 (seis) horas seguidas, ou seja, sem interrupção. O município de Descalvado foi inserido na Fase 3 (cor amarela) do panorama regional do Plano São Paulo, o que permitiu decretação da flexibilização da quarentena e a reabertura de alguns segmentos econômicos, incluindo os bares e restaurantes.

De acordo com o documento assinado pela Promotora, entre as funções institucionais do Ministério Público, estão “zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia, especialmente quanto às ações e aos serviços de saúde”. A representante do MP de Descalvado foi expressa ao esclarecer que, o não acatamento da recomendação ou a omissão em respondê-la, poderia ensejar na propositura de uma ação civil pública contra o Prefeito Municipal.

Entre os instrumentos de atuação do órgão ministerial para o cumprimento de sua missão institucional, destacou Dra. Lilian, “encontram-se a defesa dos direitos constitucionais do cidadão, visando à garantia do seu efetivo respeito pelos Poderes Públicos e pelos prestadores de serviços de relevância pública, cabendo ao Ministério Público notificar o responsável para que tome as providências necessárias a prevenir a repetição e fazer cessar o desrespeito verificado, bem como promover a responsabilidade pela ação ou omissão inconstitucionais”.

Assim, entendeu a ilustre Promotora, o Decreto Municipal n. 5210, de 1º de junho de 2020, encontra-se em desacordo com o Decreto Estadual que institui o Plano São Paulo para combate à Covid-19, uma vez que o documento do governo do estado é expresso ao indicar que o consumo local em bares, restaurantes e similares, só pode ocorrer ao ar livre, com capacidade de ocupação limitada a 40% do espaço, horário de funcionamento reduzidos a no máximo 6 horas seguidas, e ainda, com a adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Com a recomendação recebida, no final da tarde desta quinta-feira (4) a Prefeitura Municipal publicou um novo Decreto, adequando o funcionamento de bares, restaurantes e similares nos mesmos moldes do Decreto Estadual.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

ATÉ 30 DE JUNHO
Após atingir 80% da meta de cobertura para crianças e gestantes, Descalvado prorroga campanha de vacinação contra a gripe

ENTRE SÃO CARLOS E DESCALVADO
Homem é detido após "caçar" esposa em fazenda com facão, ameaçando cortar seu pescoço

FLEXIBILIZAÇÃO DA QUARENTENA
Decreto Municipal prevê reabertura gradual de atividades econômicas

244 CASOS SUSPEITOS FORAM DESCARTADOS
Primeiro paciente curado de Covid-19 na Santa Casa de Descalvado é aplaudido ao ter alta
 

 
s
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         

© 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"