O mundo vive um momento desafiador na luta contra a COVID-19. E um dos
sacrifícios que a pandemia tem exigido de todos é o distanciamento social,
situação que comprovadamente pode ter reflexos negativos na saúde mental das
pessoas, principalmente de um dos públicos mais vulneráveis e frequentemente
isolados do convívio social: os idosos. Classificados como um dos principais
grupos de risco, os maiores de 60 anos viram seu contato com outras pessoas
diminuir ainda mais, cenário que motivou uma importante ação no interior
paulista.
A Mars, detentora de marcas mundialmente conhecidas como PEDIGREE®,
ROYAL CANIN®, WHISKAS®, M&M’s®, SNICKERS®, TWIX® e SKITTLES®, está
realizando, em parceria com a Casa Santa Aliança, o projeto “Escutatória
de Idosos”. A iniciativa consiste em os colaboradores voluntários da
Mars disponibilizarem o tempo do expediente de trabalho para um
bate-papo online com os idosos acolhidos pela instituição. Serão cerca
de 50 voluntários envolvidos na ação, que foi inspirada em um projeto de
mesmo nome idealizado pela jornalista Juliana Germann.
“O nosso desejo é apoiar os idosos neste momento delicado de
distanciamento social, combatendo o possível sentimento de solidão com a
aproximação de pessoas abertas a conversar com eles, ouvir suas
histórias, falar sobre a vida e tocar o dia a dia deles de forma leve e
positiva. A Mars, buscando ajudar pessoas e animais que estão sendo
diretamente impactados pela pandemia, já tem realizado um número
considerável de doações nas cidades em que atua no Brasil, mas
acreditamos que, além de alimentos e valores monetários, podemos fazer
mais. O fator humano também faz muita diferença neste momento”, explica
Carolina Padovani, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars para a
divisão de Royal Canin.
O projeto começou no início deste mês e vai até o final de junho, com
conversas virtuais de meia hora realizadas três vezes na semana com os
moradores da Casa Santa Aliança. “O interessante é que conseguimos
desenvolver uma rede de conversação dos nossos voluntários com os
idosos. Sempre que um encerra o contato, repassa o ‘histórico’ do
bate-papo para o próximo voluntário que vai interagir com aquele senhor
ou senhora. Assim, a conversa segue a partir de um ponto de interesse
deles”, pontua Carolina.
A Casa Santa Aliança realiza o trabalho de apoio aos idosos desde 2000 e
reforça a importância de iniciativas como esta, da Mars, com foco na
promoção de um dia a dia menos propício ao desenvolvimento de stress,
ansiedade e depressão na população da terceira idade. “Para nós, que
estamos aqui todos os dias com eles, é muito clara a diferença que fazem
os momentos em que conseguem interagir com outras pessoas, terem
atividades, compromissos. Isso os ajuda de diversas formas, tanto do
ponto de vista emocional quanto clínico. Seria importante termos mais e
mais iniciativas como esta não só aqui, mas também em diversos outros
abrigos espalhados pelo Brasil”, reforça Maria Teresa Agnolon,
Presidente da Casa Santa Aliança.
O projeto “Escutatória de Idosos” faz parte do Programa de Voluntariado
da Mars, que em 2020 tem sido globalmente direcionado para iniciativas
inovadoras que respeitem o cenário de isolamento exigido para combate à
COVID-19.
Mars
Volunteer Program
O Programa de Voluntariado Mars (Mars Volunteer Program, em
inglês) incentiva que os profissionais da empresa, ao redor do mundo,
realizem trabalhos sociais nas localidades onde a empresa tem unidades.
Eles são convidados a participar de iniciativas comunitárias durante o
período do dia em que estariam a serviço da empresa. Só em 2019, foram
mais de 800 horas dedicadas a atividades de voluntariado no Brasil.
Sobre a
Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100
anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como
ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®,
SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e
STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a
Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4
segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de
estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa.
Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob
os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência,
Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente,
para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um
crescimento do qual a empresa se orgulha. Para mais informações sobre a
Mars, Incorporated, por favor acesse www.mars.com/brazil/pt.
|