Pesquisar em todo o site


  31 MAR 2020   |  23H58

Rachado, PSDB de Descalvado pode não ter nenhum candidato em 2020

Manobra no 'tapetão' tenta tirar o partido de Calza e deixá-lo fora das eleições municipais. Chapa de pré-candidatos a vereador também pode ser inviabilizada caso o impasse vá parar na justiça.

Uma das cidades com maior identidade tucana na região central do estado de SP, Descalvado poderá não contar com nenhum candidato nas próximas eleições municipais, nem mesmo a vereador. A informação foi obtida com exclusividade no final da tarde da última sexta-feira, dia 27 de março.

Desde o ano passado, a direção nacional do partido tem exigido que os diretórios municipais apresentassem aos Diretórios Estaduais um desenho do cenário político local e uma lista com os nomes dos pré-candidatos, tanto para o executivo quanto para o legislativo, em cada uma das cidades onde o PSDB possui um diretório constituído. A ideia é de que os tucanos contem com candidatos próprios em praticamente 100% dos municípios onde existem diretórios, aumentando a atuação da legenda nas cidades brasileiras, e em especial, nas do estado de SP.

Ícone do partido e um dos fundadores da legenda, o ex-prefeito de Descalvado, José Carlos Calza, que tem no currículo três mandatos como prefeito da cidade, teve sua pré-candidatura chancelada pela Comissão Executiva Municipal, em um encontro partidário realizado no ano passado. Desde então, ele vem trabalhando junto a sua assessoria jurídica de forma a revogar os efeitos de uma sentença judicial que suspendeu seus direitos políticos até próximo as eleições deste ano. Em sua defesa, o ex prefeito sempre argumentou que a condenação trata-se tão somente de uma perseguição de alguns de seus adversários políticos, fato inclusive que o deixou fora do pleito de 2016.


Com boas chances de conseguir sua liberação na justiça, Calza (que goza de enorme popularidade em Descalvado e com grande prestígio em toda a região, assim como na esfera do governo estadual) agora mais uma vez se depara diante de uma armadilha política, aparentemente preparada pelos mesmos adversários de sempre. Com a proximidade do fim da janela partidária, que permite que os vereadores de todo o país troquem de partido seis meses antes das eleições, o ex vereador e atual tesoureiro do partido em Descalvado, Helton Venâncio, tenta a todo custo, entregar o PSDB de Descalvado para o filho do ex prefeito Luís Antônio Panone, adversário declarado de Calza ao longo dos últimos 20 anos.
 

TAPETÃO PARA DEIXAR CALZA FORA DAS ELEIÇÕES


Ao que tudo indica, a tentativa de Venâncio de puxar o tapete de Calza e entregar o partido tucano ao vereador e pré-candidato a prefeito, Luisinho Panone (PSD), parece contar com o apoio do coordenador regional do PSDB e atual prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Pilha, que possui estreitos laços de amizade com o possível pré-candidato à vice de Luisinho, o também vereador Paulinho Gabrielli (MDB).

A reportagem conversou com Calza pelo telefone no final da tarde desta sexta-feira (27), onde ele confirmou que existe uma movimentação no Diretório Estadual do PSDB para destituir o diretório municipal. “Fizemos uma reunião no final de fevereiro e por 4 votos a 3, barramos a filiação do filho do Panone no meu partido. Como a minha situação jurídica ainda não está 100% definida, decidimos também nesta mesma reunião abrir as portas do PSDB para o atual prefeito Becão se filiar e disputar as eleições pelo partido. Isso já está resolvido internamente, e portanto, não vamos aceitar sob nenhuma circunstancia, que uma rasteira no tapetão entregue o PSDB justamente para aqueles que mais me prejudicaram ao longo dos últimos anos. Tenho certeza de que os descalvadenses não aceitarão isso também, e vamos lutar na justiça se for preciso”, disse Calza.

O ex prefeito também falou do seu inconformismo ao tomar conhecimento de que o PSDB pode estar sendo entregue aos seus perseguidores, mas que isso não será o motivo principal dessa disputa ir parar na justiça. Segundo ele, os adversários que querem tomar o seu partido e ainda colocá-lo para fora, atuaram de forma ferrenha contra a campanha que elegeu o governador João Dória. “Denegriram o nosso governador nas redes sociais, e mais, há poucos dias enalteceram o Major Olímpio, um ferrenho opositor do Dória. Se a decisão da executiva municipal não prevalecer, o Estatuto do partido e a justiça o farão”, concluiu o ex-prefeito Calza.
 

INTERVENÇÃO EXTERNA TENTA MUDAR DECISÃO QUE JÁ ESTAVA TOMADA


A reportagem também procurou o presidente do PSDB em Descalvado, o jornalista Mário Zambelli. Ocupando o cargo de presidente do partido há 3 anos, Zambelli também afirmou estar ciente dos rumores de que graças a uma possível intervenção do prefeito de Santa Rita, o PSDB de Descalvado poderá ser entregue de bandeja para o clã dos Panones. “De fato essa situação inimaginável parece estar acontecendo. Desde a reunião que fizemos há cerca de um mês, onde por sugestão do Calza convidamos o prefeito Becão para concorrer nas eleições deste ano pelo PSDB, o partido rachou, e pode ser que todo o trabalho dos últimos anos, na tentativa de construir uma nova identidade para o partido, vá para o ralo. Respeito o posicionamento do Helton Venâncio em não querer apoiar o Becão, mas como houve uma decisão interna, onde ele participou e a maioria decidiu pela filiação do Becão e pela rejeição do nome do Luisinho Panone, ele também precisa respeitá-la. Se de fato o coordenador regional está se empenhando para que esta decisão da Comissão Executiva não seja respeitada, e o diretório municipal for destituído, não tenha dúvida de que essa celeuma irá parar na justiça”, desabafou Mário Zambelli, explicando também que como Becão optou pela não filiação no PSDB diante dessas incertezas, Calza continua firme como pré-candidato tucano.

Perguntado sobre os riscos que este racha pode causar, justamente em ano de eleições municipais, o presidente tucano se demonstrou bastante preocupado. “Olha, se esse desacerto e essa manobra política de fato se concretizarem, não há como prever por quanto tempo essa briga poderá se arrastar no judiciário, especialmente em razão desta crise causada pelo coronavirus, já que os prazos do Poder Judiciário estão todos suspensos. Já temos uma assessoria jurídica cuidando disso e preparando um mandado de segurança, que baseado nas decisões internas já tomadas, no histórico de hostilidades por parte dos nossos adversários e no Estatuto do PSDB, faremos prevalecer a vontade da maioria dos tucanos descalvadenses. Mas o prejuízo para o partido poderá ser incalculável, uma vez que essa situação já colocou uma duvida sobre se teremos ou não candidato a prefeito. E mais: se de fato essa batalha política se transformar em uma disputa judicial, até as pré-candidaturas a vereador poderão estar em risco, dada a incerteza do curso e dos prazos processuais”, explicou o presidente tucano.
 

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA  X  ESTATUTO DO PARTIDO


O Estatuto do PSDB, em seu Artigo 7º, prevê que qualquer filiado poderá impugnar, fundamentalmente, pedidos de filiação partidária, assegurando ao impugnado o direito de contestação. Ainda de acordo com o mesmo artigo, as impugnações podem ser arguidas, dentre outros motivos, em razão de improbidade administrativa praticada por quem deseja se filiar no partido, quando de sua gestão da coisa pública.

Este dispositivo estatutário pode complicar a tentativa de filiação de Luisinho Panone no ninho tucano, uma vez que o mesmo é réu em uma Ação Civil Publica por Improbidade Administrativa na comarca de Pirassununga (Processo n.º 1002290-02.2016.8.26.0457), em um processo movido pelo Ministério Público daquela cidade contra ele, a ex-prefeita Cristina do Léssio e outras 17 pessoas. Vale lembrar que Luisinho ocupou o cargo de Procurador Geral do Municpioio de Pirassununga durante a gestão de Cristina do Lessio.

Com todo este imbróglio, Descalvado, que dentre as cidades da região central só ficou atrás de Porto Ferreira na proporção de votos dados ao governador João Dória nas eleições de 2018, corre o risco de ver o partido mais tradicional da cidade ser desmontado diante das incertezas e das disputas políticas internas.

 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

      

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Prefeito Rômulo Rippa entra para a lista negra do Tribunal de Contas por gastos com comissionados

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Prefeitura divulga balanço das ações e de casos relacionados ao novo coronavírus em Descalvado

ATENÇÃO
Prefeitura anuncia mudanças para velórios e sepultamentos em razão do novo coronavírus

AJUDA IMPORTANTE
Deputados destinam R$ 200 mil para o combate do novo coronavírus em Descalvado
 

 
xtd width="300" style="font-family: 'Trebuchet Ms', verdana, arial, sans-serif; font-size: 12px"> 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"