Pesquisar em todo o site


  01 SET 2020   |  20H02

Semarh orienta população e pede uso consciente de água no período de estiagem

Município encontra-se em estado de alerta. Não chove há 70 dias na cidade
e meteorologia ainda não prevê precipitação para as próximas semanas.


A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pede a colaboração e a atenção da população descalvadense quanto ao uso consciente da água neste período de estiagem. São características desta época do ano o ar seco, a poeira, o vento e pouca chuva. De acordo com os dados da Semarh, a última chuva significativa aconteceu no dia 27 de junho, quando foi registrado 11 mm de precipitação.

Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é necessário que iniciemos uma ação preventiva de economia e uso consciente da água em nosso cotidiano. De acordo com a Semarh, o nível da represa Rosária está baixo, e o da Represa Calmon encontra-se estável. Ambas representam 65% da capacidade de abastecimento da cidade, que no momento, ainda não corre risco de desabastecimento em razão da operação de transbordo emergencial realizada junto ao Córrego da Onça.

Ainda segundo a Secretaria Municipal, fora da época de estiagem o consumo de água em Descalvado, em dias normais, é de cerca de 9 milhões de litros/dia. Porém, neste período onde não há incidência de chuva, o consumo sobe para algo em torno de 13 a 14 milhões de litros/dia, sendo que aos sábados e domingos, o consumo ainda pode aumentar em até 40%.

Até o mês passado, o Bairro Morada do Sol era um dos bairros que mais sofriam neste período de estiagem. Porém, graças a novos investimentos, a região passou a contar com um novo poço artesiano, que aumentou em 50% a oferta de água para aquela parcela da população. Agora, segundo a Semarh, as atenções estão voltadas para a região do Bairro Bosque do Tamanduá, que é abastecida exclusivamente com a água de poços artesianos, dos quais, com a falta de chuva, tendem a ter a sua vazão diminuída.

Apesar de a Prefeitura contar com um sistema de alertas e comunicados, inclusive por meio de carros de som, a população precisa se atentar com a necessidade de economia de água, a fim de evitar o risco de desabastecimento. Para colaborar, é fácil! Confira dez dicas que podem fazer a diferença:

- Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada.

- Tome banhos rápidos e, ao se ensaboar, feche o registro. Além disso, evite depilar-se ou barbear-se embaixo do chuveiro aberto.

- Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.

- Três segundos são suficientes no acionamento da válvula da descarga e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro dentro do vaso porque, além provocar entupimento, necessitam de mais água para escoar.

- Para quem tem lava-louças, utilize-a com capacidade máxima, isso faz com que se use seis vezes menos água. Desta forma, a economia pode chegar até 97 litros por lavagem. Por exemplo, lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Enquanto isso, usando a máquina, o consumo é de apenas 20 litros.

- Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.

- Retire os alimentos congelados do refrigerador com antecedência, evite usar água corrente para diminuir o tempo de descongelamento.

- Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para esta área.

- Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

- Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

DESCALVADO
Média móvel aponta queda no registro de casos de Covid-19

APÓS ACIDENTE DE TRÂNSITO
Internado há 2 dias com politraumatismo, motociclista de 19 anos falece e é enterrado em Descalvado

CUIDADOS EM CASA
CPFL Paulista alerta para riscos de acidentes domésticos com energia elétrica

EM ALÇA DE ACESSO À SP-215
Homem é atropelado e morre na Rodovia
Washington Luís (SP-310) em São Carlos
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes d Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - tDescalvado News - "A informação que interessa!"