Pesquisar em todo o site
 
 
CLASSIFICADOS VAGAS DE
EMPREGO
PLANTÃO
FARMACÊUTICO
NOTA DE
FALECIMENTO
PESQUISA
DE PREÇOS
POLITICANDO PUBLICIDADE
LEGAL
CONTATO
 

 

  21 JUN 2022   |  17H02

Ministro de Minas e Energia explica aumento de combustíveis em audiência na Câmara

Audiência atendeu ao pedido do Deputado Vanderlei Macris e de outros parlamentares.


As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Finanças e Tributação; de Minas e Energia; e de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados ouviram na manha desta terça-feira (21) o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Ele foi convidado para falar sobre supostos planos para a privatização da Petrobras e sobre os aumentos dos combustíveis.

A audiência com o ministro foi pedida pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) e por outros quatro parlamentares. “O governo atual planeja, no apagar das luzes, privatizar a empresa, seja da forma convencional, seja ‘por dentro’, com a venda de seus ativos mais rentáveis e estratégicos, reduzindo seu papel a mera produtora e exportadora de petróleo bruto para garantir lucro aos acionistas”, reclamam os deputados no requerimento em que pediam a convocação do ministro.


AUMENTO DE PREÇOS
 

O deputado Vanderlei Macris - que integra duas das três comissões envolvidas na convocação do Ministro de Minas e Energia - ressaltou que o impacto dos recorrentes aumentos dos combustíveis no transporte rodoviário de cargas causa impacto direto na vida dos brasileiros. "Oitenta por cento de tudo que é produzido no Brasil, mesmo viajando em navios e trens, precisa dos caminhões para alcançar o seu destino final", afirma.

Para Macris (PSDB-SP), o preço da gasolina e do diesel é o que mais afeta o bolso dos brasileiros e influencia diretamente na inflação, e que é preciso cobrar ações mais efetivas do governo federal. “Nós precisamos enfrentar a realidade. E a realidade Ministro, é a que o senhor vai se deparar daqui pra frente: a realidade da fome, da caristia, da inflação, dos preços dos alimentos, do preço do gás, do preço do diesel", afirmou Macris.


'
SAMBA DO CRIOULO DOIDO'
 

Ao comentar sobre os últimos acontecimentos acerca dos temas relacionados ao aumento de combustíveis e as mudanças constantes na diretoria da Petrobrás, Macris destacou que o governo federal está deixando os assuntos virarem um verddeiro 'samba do crioulo doido', em analogia às confusões e ao nível em que o debate tem proporcionado. "Eu vejo que essa situação, do nível de debate que se faz sobre a política de preços da Petrobrás, está virando um 'samba do criolo doido', porque não há entendimento, não há diálogo entre a empresa e o governo, e não há diálogo entre a empresa e os setores importantes da sociedade. Com isso, cria-se cada vez mais uma gestão controvertida, sem comando, e é isso o que o senhor Ministro deverá enfrentar daqui pra frente: dar comando para esse processo", explicou Vanderlei Macris.

"Quando eu falo o 'samba do crioulo doido', é porque é exatamante como o Presidente da República age hoje, como se fosse parte de uma oposição. Pede uma CPI de uma emrpesa que ele controla, que ele tem presença por maioria, indicando seu presidente, conselheiros e diretores da empresa", concluiu o deputado federal.
 

 

FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO
 

Macris também questionou o Ministro de Minas e Energia sobre a possibildiade de criação de um fundo de estabilização para estabelecer alternativas e conter o crescente aumento de preços de combustíveis. Para o deputado federal, com a divulgação dos últimos balanços da Petrobrás, que apontam um aumento crescente nos lucros da empresa, a criaçaõ do fundo seria uma alternativa para dar mais agildiade nas decisões e na política de preços da estatal. "No ano passado foram R$ 38,9 bilhões de dividendos para a empresa. Com tamanho valor e burocracia para aprovar medidas aqui no  Congresso, não foi possível pensar em estabalecer alternativas para amenizar o preço pago pelos brasileiros nas bombas? Pergunto isso porque já neste ano de 2022 foram mais R$ 70 bilhões [de dividendos], somente nos primeiros três meses do ano. Não há como o governo federal pensar em criar um fundo para estabilizar o preço do diesel e da gasolina, em função destes dividendos que a própria Petrobrás passa para o governo?", foi o questionamento feito a Adolfo Sachsida.


QUATRO PRESIDENTES NA PETROBRÁS

Nesta segunda-feira (20), a Petrobras informou que José Mauro Coelho pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia. O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante do reajuste dos combustíveis, e é mais uma tentativa (a segunda deste ano) do governo federal para conter a alta de preços. Mauto Coelho foi o terceiro executivo a comandar a estatal no governo Jair Bolsonaro, e ficou no cargo por apenas 68 dias, sendo o segundo menor período de gestão da empresa desde o fim da ditadura militar. 

Para Vanderlei Macris, as constantes mudanças na direção da estatal também indicam que o governo de Jair Bolsonaro ainda não sabe como resolver as questões envolvendo a Petrobrás, mas que mesmo assim, o Congresso Nacional não tem medido esforços para buscar uma solução para os problemas enfrentados . "Os três últimos presidentes da Petrobrás foram indicados pelo senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, que creio eu, tinham uma boa relação com o governo. Agora teremos um quarto presidente. Mais uma vez um 'samba doido' praticado ao longo deste processo. Nessa lógica, por quê então estes mesmos que passaram pela estatal, e que eram próximos do Presidente da República, não demonstraram concordancia com a política de preços adotados pela empresa? Nós fizemos um esforço sobrenatural aqui, com uma dificuldade incrível para os entes federados, na questão da política de preços da Petrobrás", disse o deputado Vanderlei Macris.


GOVERNO NÃO PODE INTERFERIR
 

Ainda durante sua participação na audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, o Ministro Adolfo Sachsidaque disse que o governo não pode interferir nos preços dos combustíveis. “É difícil para a população entender por que o governo não interfere nos preços dos combustíveis. Não é possível interferir no preço dos combustíveis, não está no controle do governo. Preço é decisão da empresa, e não do governo. Temos marcos legais que impedem a interferência do governo, mesmo sendo acionista majoritário”, disse o ministro.

Sachsida defendeu que a Petrobras faça “sacrifícios” para conter reajustes de combustíveis. Segundo ele, o governo e os estados já estão dando sua contribuição ao reduzir a tributação sobre a gasolina e o diesel.
 

 

 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



   

NATAÇÃO
Atleta descalvadense ajuda Brasil a fazer campanha histórica no Mundial Paralímpico

'SEU AGASALHO PODE TER UM FINAL FELIZ!'
Fundo Social iniciou a distribuição de peças da campanha do agasalho

ENTRADA GRATUITA
Neste sábado tem Bazar Junino na Praça João Marchetti

SAIBA COMO PARTICIPAR
IBGE abre novo concurso para 12 vagas de recenseador em Descalvado; saiba como participar
 

 
         
  [ EDITORIAIS ] [ FOTOS ] [ SERVIÇOS ]  
  Polícia Happy Hour Anuncie  
  Educação   Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Noticias [ ESPECIAIS ] Plantões Farmacêuticos  
  Esportes Cápsula do Tempo Classificados  
  Cotidiano Atlas Histórico e Geográfico Achados & Perdidos  
  Economia Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Entrevistas Politicando Horoscopo  
  Perfil Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Empresarial Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Animais & Pet Livro "Descalvado 180 Anos de História" Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Veículos Eleição Suplementar 2013    
  Vagas de Emprego Carnaval 2014 [ REVISTA DESCALVADO NEWS ]  
  Saúde Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Edições On-Line  
  Sua Casa Eleições 2016    
  Trânsito Eleições 2020 [ REDES SOCIAIS ]  
  Região   Facebook  
  Tecnologia [ PROMOÇÕES ] Twitter  
  Religião Torcida Copa do Mundo 2014 Youtube (Canal 1)  
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 2)  
  Culinária Promoção Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
    Minha Selfie de Natal 2016    
         
         

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados - Descalvado News