Pesquisar em todo o site
 
 
CLASSIFICADOS VAGAS DE
EMPREGO
PLANTÃO
FARMACÊUTICO
NOTA DE
FALECIMENTO
PESQUISA
DE PREÇOS
A VOZ DA CIDADE PUBLICIDADE
LEGAL
CONTATO
 

 

  14 JUN 2025   |  21H50

Polêmica sobre a qualidade da água em Descalvado

REPORTAGEM

 

 


Uma grande polêmica foi iniciada nesta semana na cidade devido, as falas de alguns vereadores na Sessão da Câmara de segunda-feira (9). Além dos pronunciamentos de alguns edis, algumas imagens foram mostradas onde se podia observar uma água com bastante turbidez. Um laudo também foi citado, indicando a presença de coliformes fecais na água, o que acabou gerando preocupações e outras tantas reclamações de munícipes relatando a mesma ocorrência.

Sem a intenção de prolongar essa polêmica, trazemos as informações de como se processa, ou se deve proceder, as etapas de captação, tratamento e distribuição da água para o consumo da população.

A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) é captada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento. Os mananciais podem ser superficiais (rios, lagos e barragens) ou subterrâneos (poços profundos e lençóis freáticos). Em Descalvado, como é de conhecimento de toda a população, a  captação de  água é realizada nas Represas Rosária e Calmon, com reforço de um sistema de transbordo proveniente do Córrego da Onça, na região da antiga Vigor, além de diversos poços perfurados na cidade.

A partir disso, é iniciada, talvez a etapa mais importante e sensível do processo, que é o tratamento. O ideal é que nessa etapa estejam presentes a coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Em Descalvado há que se verificar a existência de todas essas etapas e, eventualmente, a qualidade desse trabalho realizado.

Cumpridas essas etapas, a água segue para análise laboratorial, onde são atestados os padrões que a identificam como potável. Só então a água tratada é liberada para os reservatórios onde é armazenada antes da sua distribuição. Através das adutoras, e das redes de distribuição, a água potável enfim chega às nossas casas. Esse é o cenário ideal.

A partir daí entramos no assunto consumo e possível armazenamento residencial, onde do ponto de entrada (hidrômetro) para dentro dos imóveis, a responsabilidade passa a ser do usuário ou consumidor (munícipe), que deve zelar pela qualidade dos encanamentos e da caixa d’água existente na residência.

Em conclusão, e reafirmando algumas colocações nos meios políticos locais, Descalvado sempre contou com uma boa qualidade da água distribuída à população, mas é certo que há algum tempo alguns problemas vêm ocorrendo de forma a prejudicar, e muito, essa qualidade, e agora a população aguarda que tais problemas sejam definitivamente resolvidos.

É certo que, assinado o contrato para instalação de um novo filtro (veja quando ao lado), a empresa contratada tem um prazo de seis meses, a contar da emissão da ordem de serviço, para conclusão das obras e entregar em funcionamento, a ampliação do sistema de filtragem, dentro das especificações contidas no edital de licitação.

Para aqueles que devem fiscalizar, cabe identificar a data de emissão da ordem de serviço e acompanhar o desenrolar das obras. E se estamos falando do 7º filtro, é claro que outras tantas ações e investimentos foram efetuados ao longo de tantos anos, tal qual está ocorrendo agora.


NOVO FILTRO PARA A ETA
 


Na edição N.º 639 do Jornal Folha de Descalvado, veiculada em 18 de abril de 2025,
e também aqui no site DESCALVADO NEWS, reportamos o assunto da instalação do sétimo filtro da Estação de Tratamento de Água (ETA), da qual transcrevemos novamente a seguir:

“Em 10 de abril de 2024, o então prefeito Antonio Carlos Reschini, o Becão, assinou o convênio que formalizou a transferência de recursos para a construção do sétimo filtro da ETA, conhecida popularmente como ‘Caixa D’Água’. Na época, o Ministério das Cidades havia lançado um programa de adesão voluntária para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, sendo que a Prefeitura de Descalvado chegou a apresentar quase dez projetos no total, entre os diversos setores da administração pública. Dentre os projetos apresentados, o de instalação de um novo filtro para a ETA, elaborado pela equipe técnica da SEMARH, acabou sendo aprovado e o município contemplado com a destinação dos recursos.” (...) “Em março deste ano, a Prefeitura licitou a obra, cuja empresa vencedora foi a Olipol Engenharia e Comércio Ltda, sediada em Pirassununga, ao custo de R$ 535 mil. A empresa assinou o contrato no último dia 8 de abril, e agora possui um prazo de seis meses para concluir a construção do sétimo módulo de filtração da Estação de Tratamento.”
 


 
         
  [ EDITORIAIS ] [ FOTOS ] [ SERVIÇOS ]  
  Polícia Happy Hour Anuncie  
  Educação   Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Noticias [ ESPECIAIS ] Plantões Farmacêuticos  
  Esportes Cápsula do Tempo Classificados  
  Cotidiano Atlas Histórico e Geográfico Achados & Perdidos  
  Economia Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Entrevistas Politicando Horoscopo  
  Perfil Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Empresarial Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Animais & Pet Livro "Descalvado 180 Anos de História" Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Veículos Eleição Suplementar 2013    
  Vagas de Emprego Carnaval 2014 [ REVISTA DESCALVADO NEWS ]  
  Saúde Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Edições On-Line  
  Sua Casa Eleições 2016    
  Trânsito Eleições 2020 [ REDES SOCIAIS ]  
  Região   Facebook  
  Tecnologia [ PROMOÇÕES ] Twitter  
  Religião Torcida Copa do Mundo 2014 Youtube (Canal 1)  
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 2 - Podcast)  
  Culinária Promoção Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
    Minha Selfie de Natal 2016    
         
         

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados - Descalvado News