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Saúde passada a limpo

População descalvadense ainda não aderiu totalmente ao novo Cartão Nacional de Saúde

O Ministério da Saúde publicou em abril do ano passado, portaria que regulamenta o Sistema do Cartão Nacional de Saúde. Com esta medida, foi instituído o Cartão Nacional de Saúde, onde os brasileiros de todas as idades devem se registrar para formar um único cadastro nacional, garantindo, dessa forma, o atendimento em todas as unidades do SUS do país.

Desta maneira, cada usuário do SUS possuirá um cartão com um número de registro único, que vai compor a Base Nacional de Dados da Saúde e garantirá, segundo o Ministério da Saúde, agilidade no atendimento e unificação de bancos de dados com o sistema de prontuários eletrônico e outras informações dos pacientes. Outro fator importante é que o cadastro identificará o usuário e seu domicilio de residência, permitindo maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.

Em contato com a Secretaria de Saúde Municipal, nossa equipe de reportagem obteve algumas informações sobre este cadastramento em Descalvado.

Michelle Líbero, coordenadora das Unidades de Saúde da Família da Prefeitura de Descalvado, disse que o cadastramento está sendo realizado em Descalvado já há alguns meses. Segundo ela, o cadastramento pode ser feito nas unidades de saúde. “O cidadão pode procurar qualquer uma de nossas unidades para obter o seu Cartão. Estamos disponibilizando no Centro de Saúde Vital Brasil (Centro de Saúde), Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME), CRATS, CAPS, Naica, o Centro Odontológico Municipal e as Unidades de Saúde da Família dos bairros de São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Colonial, Santa Cruz e Jardim Albertina, com horários específicos em cada unidade” adiantou.

De acordo com o Portal da Cadastros Nacionais (DATASUS) do Ministério da Saúde, na última atualização Descalvado aparece com 5568 cartões definitivos e 21787 provisórios.

Perguntada sobre algumas reclamações que se queixaram pela demora no atendimento para o cadastramento, a coordenadora salientou que foram poucos os casos que os usuários encontraram filas, sendo o Centro de Saúde o local que mais houve procura devido a sua localização. Ela também relatou que os motivos destas esperas deram-se principalmente por duas razões: alguns usuários que chegavam com até dez registros para serem  realizados, trazendo documentos de parentes e amigos, causaram sobrecarga no atendimento, e também pela necessidade dos usuários de planos privados de saúde que estão sendo obrigados a apresentar o cartão para poderem ser atendidos.

A coordenadora ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde já tem um projeto próprio para um cadastro único a nível municipal dos usuários, muito parecido com o projeto nacional, e que deverá implantar também o prontuário eletrônico, facilitando assim o atendimento daquelas pessoas que passam por mais de uma unidade. Para isso, o sistema ainda depende da interligação de todas as unidades em rede, o que deverá ocorrer com a implantação do projeto Cidade Digital.

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