Mantendo o
mesmo nome da versão européia, o Up! brasileiro sofreu
algumas alterações em relação à versão original, como a
tampa traseira de aço (lá fora ela é totalmente de
vidro) e as janelas traseiras convencionais que abrem
para baixo (em oposição às janelas basculantes do Up!
original). A principal mudança no projeto, porém, está
no tamanho do carro. Fala-se nos corredores da fábrica
que a equipe de engenheiros brasileiros alongou em cerca
de 20 cm o comprimento do compacto, aumentando a
distância entre-eixos e no balanço traseiro. |
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VW/Up! versão
européia / *Foto: Divulgação |
O crescimento na
carroceria se faz necessário porque por aqui o Up! poderá ser o
único carro de muitas famílias, enquanto na europa ele serve aos
jovens ou como um segundo carro da casa. No Brasil o hatch foi
homologado para cinco ocupantes, com direito até ao terceiro
encosto de cabeça no banco traseiro. As alterações no projeto
incluíram o reposicionamento do tanque de combustível (tanto que
a posição do bocal difere do modelo europeu) e rearranjo do
banco traseiro. No fim, a capacidade do porta-malas deverá ser
ampliada em cerca de 30 litros, chegando a totais 280 litros.
Em termos de
componentes e materiais, o Up! brasileiro seguirá a cartilha de
baixo custo, marca registrada da Volkswagen, mesclando soluções
trazidas do projeto original com algumas “novidades”
introduzidas aqui. Os bancos dianteiros, por exemplo, deverão
ser inteiriços como na versão européia (com apoio de cabeça
unido ao encosto, para baratear a produção), enquanto as saídas
de ar centrais serão emprestadas do Fox e as laterais virão do
Gol. Outro item aproveitado do Gol será o sistema de som. Por
fim, o painel não terá acabamento na cor da carroceria, como
acontece na europa, e sim será mais simples, próximos a um tom
cinza.
No
flagrante de hoje, nosso jornalista notou a presença de
um aparelho de GPS com suporte integrado ao painel, item
que deverá ser oferecido como opcional ou acessório.
Segundo
algumas publicações especializadas, a mecânica do Up! já
foi revelada pelo recém-lançado Fox Bluemotion: trata-se
do novo motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas da
família EA211, que rende 75/82 cv de potência e torque
de 9,7/10,4 kgfm (com o uso de gasolina ou etanol,
respectivamente). A julgar pela significativa melhora do
Fox em desempenho e consumo na comparação com a versão
1.0 TEC de quatro cilindros, o Up! (mais leve) tem tudo
para conseguir resultados animadores. Os pneus serão
Goodyear GPS Duraplus de baixa resistência à rodagem,
nas medidas 175/70 R14, os mesmos usados nas versões
Bluemotion de outros VW. |
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Ao perceber a aproximação do nosso veículo e da câmera,
o motorista e o acompanhante avançaram rapidamente em
direção à via de Acesso Juvenal Pozzi e seguiram rumo à
SP-215 |
O Up! brasileiro deverá estrear primeiramente na versão quatro portas, mas o
modelo de duas portas também já foi flagrado circulando pelas
rodovias paulistas, que possui janelas laterais traseiras maiores que no carro
europeu, ampliando a sensação de espaço – um pedido dos clientes
entrevistados numa clínica de produto do carro. Com a missão de substituir o
velho Gol G4 como carro de entrada da VW por aqui, o Up! deverá ter preço
inicial na faixa dos R$ 27 mil – aquele famoso R$ 26.990, sabe?
*Com informações
do site Carplace/Uol
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