O aposentado Luis Carlos Ruy contou que teve problemas de linha
cruzada com o telefone e reclamou para a operadora. A resposta
dada foi de que ele precisaria de uma outra linha telefônica
para reclamar da linha que estava com problemas. “Eu ia discar
para fora. Pegava o telefone e escutava uma voz no fundo e eu
não sabia de onde vinha. Foi ruim porque eles não queriam
arrumar minha linha cruzada”, disse.
Ruy explicou que
ligou várias vezes para a operadora, mas o conserto só foi feito
depois que ele reclamou na Anatel. Ele também tentou mudar de
prestadora de serviço, mas não conseguiu. “Deveria ter liberdade
de operadora. Porque se não está contente com uma, poderíamos
usar a outra. Não existe liberbade”, reclamou.
O tratorista
Antônio de Paula contou que também teve problemas com o
telefone. Sua linha ficou muda por uma semana. Para ele, era
preciso ter a possibilidade de escolha na hora de fazer uma
ligação. “Tem uma só. Eles fazem o que eles querem. Precisava de
mais operadora, ai teria concorrência”, ressaltou.
A Vivo informou
que não houve problema generalizado no bairro e que o problema
do cliente foi resolvido.
Opção - Essa
falta de opção é muito comum em cidades menores. No estado de
São Paulo, apenas uma concessionária é obrigada pela Anatel a
prestar o serviço de telefonia fixa em todos os municípios. As
demais empresas operam só em algumas regiões.
“Na realidade é
uma incompatibilidade prática de política de prestação de
serviços que são incompatíveis com os princípios do Código de
Defesa do Consumidor. A União acaba escolhendo, uma, duas, três
empresas e em algumas regiões tem a exclusividade de uma empresa
e muitas vezes o serviço não é prestado com eficiência”,
explicou Barros.
Para o advogado,
o consumidor deve sempre reclamar por seus direitos quando o
serviço prestado não respeitar as normas de qualidade
necessárias. “O consumidor deve formalizar suas reclamações
junto ao órgão regulador e também no Ministério Público Estadual
e no Federal para buscar responsabilização da União e da empresa
que presta serviço”, orientou.
Anatel - A
Anatel afirmou que o consumidor tem o direito a livre escolha de
operadora desde que existam mais empresas oferecendo o serviço
na cidade. Mas elas não são obrigadas a atuar em todos
municípios. A Agência Nacional de Telecomunicaçãoes disse ainda
que não tem nenhum plano para habilitar outras operadoras em
Descalvado.
Procon - O
Procon de Descalvado registrou de janeiro a junho de 2012, 78
reclamações e, este ano, 31 no mesmo período. Em compensação as
reclamações de telefonia móvel aumentaram no primeiro semestre
deste ano.
A Claro é a
empresa com maior número de reclamações, de janeiro a junho de
2012 foram registrados 69 reclamações e, em 2013, já são 117.
Uma das principais reclamações é a migração de plano sem
autorização.
As reclamações
da Vivo móvel também aumentaram de 22, no primeiro semestre de
2012, para 41 este ano. O Procon também registrou reclamações
da Oi, que subiu de um para dois, da Tim, que manteve o mesmo
índice de 13 reclamações, e a Nextel apenas com duas neste ano.
*Fonte: G1/São Carlos
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