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A relação entre os preços do etanol e da gasolina em São Paulo atingiu 71,73% na
terceira semana de março, anunciou nesta terça-feira a Fundação Instituto de
Pesquisas Econômicas (Fipe). Trata-se do nível mais elevado desde a terceira
semana de dezembro de 2011, quando ficou em 72,43%. Na segunda semana do mês, a
relação era de 71,13%. O patamar está acima também daquele registrado na
terceira semana de março de 2012, de 70,21%.
Na avaliação de especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação
à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70%
do valor do derivado de petróleo. A vantagem é calculada considerando que o
poder calorífico do motor a etanol é de 70% da capacidade dos à gasolina. |
Ao comentar o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de -0,18%, o coordenador do
indicador, Rafael Costa Lima, chamou a atenção para o fato de a relação subir
mesmo com a saída gradual do impacto do reajuste do preço da gasolina, em vigor
desde o fim de janeiro. "O problema da entressafra está afetando os preços do
etanol", disse. No IPC, a gasolina desacelerou de 1,55% para 0,77% entre a
segunda e a terceira leituras de março, e, nas pesquisas de ponta da Fipe
(semanais), reduz ainda mais a alta, para 0,43%. Na direção oposta, o etanol
avançou de 4,63% para 5,11% e na ponta o aumento chega a 5,58%. "Não há sinal de
melhora por enquanto. Talvez, em abril ou maio", afirmou.
A trajetória dos preços da gasolina continuou ajudando a desacelerar a inflação
do grupo Transportes dentro do IPC, que passou de 0,51% para 0,41% da segunda
para a terceira apuração do mês. No fechamento do mês, nos cálculos da Fipe,
deverá ter um alívio ainda maior, encerrando em 0,35%.
DESCALVADO - Diferente do que ocorre na maior parte das
cidades paulistas, em Descalvado a relação dos preços do
etanol e da gasolina permanece abaixo de 70%. Em média, na
maioria dos postos da cidade esta relação está em torno de
68,95%. Em pelo menos dois estabelecimentos, a relação de
preços entre os dois combustíveis está ainda mais baixa,
ficando na casa de 65,25%.
Com essa
diferença, para a maioria dos proprietários de veículos
bi-combustíveis (flex) equipados com motor 1.0 ainda é
vantajoso abastecer com etanol. Já para os veículos com
motores acima de 1400 cilindradas (1.4), em alguns casos é
mais vantajoso o abastecimento com gasolina, visto que o
consumo é menor em motores de maior capacidade quando
utilizado este tipo de combustível. |