15/01/2014 (08h58)

Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos

Em 2013, somente em quatro cidades da região, incluindo Descalvado, número de pessoas atacadas aumentou 50% em comparação a 2012. Eliminar os locais que servem de abrigo para os animais peçonhentos é a melhor maneira de prevenir os ataques.

Uma aposentada de São Carlos diz ter encontrado em dois dias mais 55 escorpiões ao redor da sua casa, no bairro Tijuco Preto. Há seis dias a mesma mulher havia relatado ter encontrado 100 escorpiões no período de duas semanas. A incidência de animais peçonhentos aumenta no verão. A Prefeitura informou que será feita a limpeza e dedetização de bueiros e esgotos do bairro, além do cemitério, mas não informou um prazo.

Em 2013, o número de pessoas atacadas por escorpiões aumentou em toda a região (leia abaixo). Para a aposentada Dirce Nespola, que mora na Rua Abrão Simãos, em frente a um dos muros do cemitério, a situação é um tormento. “Faz dois anos que luto

contra esses animais. Para capturá-los utilizo um alicate. Meu filho já foi na Prefeitura e reclamou, mas não adiantou nada", contou.

Segundo ela, dessa vez, 40 escorpiões foram capturados em um dia e 15 no outro. “Precisamos tomar cuidado quando vamos ao banheiro, tem animais na parede e no chão. Na cozinha eles também aparecem. Além disso, no muro da minha casa e no muro do cemitério", falou.

Dirce conta que é comum o aparecimento de escorpiões em todas as casas do bairro. “Aqui todo mundo se queixa dos bichos. Teve gente que mudou para cá e em três meses foi embora. Até dentro do carro tem”, disse.

“Um biólogo falou para nós que temos que aprender a conviver com esses bichos, por causa do lugar que moramos, perto do cemitério", relatou.

PREFEITURA - Em nota, a Prefeitura informou que os escorpiões habitam o cemitério há muitos anos, o que facilita a entrada dos animais nas residências da região.

Para combater e reduzir o número de escorpiões no entorno do local, a Prefeitura disse que vai preparar uma grande operação de limpeza e dedetização no cemitério, bueiros e esgotos da região, em uma operação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e Divisão de Zoonoses.

Por outro lado, a Prefeitura alertou para medidas pontuais que impedem o acesso dos escorpiões às casas.  A Divisão de Zoonoses recomenda aos moradores cobrir ralos com telas, proteger frestas em janelas e portas e principalmente, eliminar eventuais pontos de esconderijo, como pilhas de tijolo, restos de construção e madeira acumulada.

AUMENTO NOS ATAQUES - Em 2013, o número de pessoas atacadas por escorpiões saltou de 10 para 15, um aumento de 50% em comparação com 2012 somente na região de São Carlos, que também inclui as cidades de Descalvado, Ibaté e Ribeirão Bonito.

Os escorpiões aparecem mais entre os meses de novembro a janeiro. Eles são os maiores responsáveis pelo aumento de 30% no número de acidentes nesta época, segundo o Instituto Butantã em São Paulo.

O clima quente e úmido favorece o aparecimento dos animais peçonhentos. Terrenos abandonados com mato alto e entulho servem de abrigo para aranhas, escorpiões, baratas e outros insetos.

PREVENÇÃO - O veterinário Guilherme Satini Marrara, especialista em controle de pragas, disse que a principal fonte de alimentos desses predadores se multiplica rápido nesse período. “As aranhas e escorpiões aproveitam esse momento para reproduzir e continuar a prole em uma época saudável para eles”.

Segundo ele, não existe um veneno para matar escorpiões. O jeito é acabar com o alimento deles, no caso, as baratas. Por isso é importante dedetizar ambientes como galerias pluviais de águas e esgoto.

“Controlando a fonte de alimento, a gente consegue controlar o escorpião. Também é importante vedar ralo do banheiro, da pia e do tanque porque o acesso às residências geralmente ocorro por esses locais”, explicou.

*Com informações do G1/São Carlos (Imagens: Reprodução EPTV)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos
Pai e filho descalvadenses morrem atropelados na SP-215
Ribeirão Preto corre contra o tempo para receber seleção da França
Impedida de entrar em casa, sobrinha agride o tio a tesouradas em São Carlos
Homem morre atropelado ao tentar atravessar rodovia em São Carlos
Polícia de Porto Ferreira apreende granadas e drogas escondidas em um terreno
Engavetamento entre quatro veículos sob pontilhão da SP-215 deixa um morto e 3 feridos na Washington Luiz
Pneu furado provoca colisão de motos na SP-215
Noiva ferida em um engavetamento perde dois dentes e festa é cancelada
Supletivo noturno será disponibilizado pela escola José Ferreira da Silva
Primeiro escalão da equipe de governo de Henrique e Dr. Paulo está praticamente formado
Nesta sexta-feira tem início a Festa em Louvor à São Sebastião
Ao tentar fugir da PM com carro roubado, menores seguem até Porto Ferreira e atropelam motociclista
Vídeo produzido em São Carlos pode ser tema da Copa do Mundo 2014
Militar suspeito de embriaguez ao volante causa acidente de trânsito em Pirassununga
Quadrilha armada assalta ônibus com 43 pessoas na Rodovia Anhanguera
4,43% dos beneficiados com saída de fim de ano não retornou às prisões da região
 
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  h Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-f  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
    Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"