13/04/2016 (10h51)

Maria Helena Cardoso traz Laura Mora para conhecer Descalvado e o acervo do Museu

Recebida por autoridades municipais, visita das ex técnicas das seleções do Brasil e do Equador comemora os dois anos de exposição permanente da sala reservada às conquistas do basquetebol feminino brasileiro.

A descalvadense e ex-técnica da Seleção Brasileira de Basquete, Maria Helena Cardoso esteve fazendo uma visita à cidade, no último sábado, 09, e trouxe para conhecer a sala de exposição permanente do Museu Público Municipal – criada em sua homenagem – a ex-técnica da Seleção de Basquete do Equador de 1990 a 1992, Laura Mora. Também vieram as ex-jogadoras brasileiras Laiz De Campos Silvado, Janete Santos, e Maria Helena de Campos, a ‘Heleninha’.

A comitiva desportiva foi recepcionada pelo coordenador do Museu Público e diretor Municipal da Cultura, Luiz Francisco Lefcadito Álvares, pelo representante do prefeito Henrique, o diretor de Gabinete,

Mário Zambelli, a secretária Municipal de Educação e Cultura, profª Rute Casati, o presidente da Câmara, Helton Venâncio, vereadora Paula Peripato, por amigos e familiares de Maria Helena, que residem em Descalvado.

A ex-técnica e jogadora de basquete disse que sempre que pode está em Descalvado e não considera uma visita, mesmo morando em Campinas, Descalvado pra ela é a volta pra casa. “Quando você volta pra casa se sente muito feliz em encontrar os parentes e amigos e a felicidade maior é a de poder trazer uma pessoa que foi muito importante pra nós, a técnica do Equador”.

Laura Mora esteve fazendo estágio no Brasil, quando ela e Maria Helena comandavam as equipes de seus países, e nesta época o Brasil teve grande influência na carreira da equatoriana, que mantem em sua casa muitas fotos junto com a equipe brasileira.

Sala de exposição permanente completa dois anos - Quando a sala em homenagem à Maria Helena foi inaugurada no Museu Laura Mora recebeu um vídeo do evento e ficou encantada com o ocorrido e prometeu que quando pudesse viria conhecer Descalvado e o acervo do Museu. Esse dia chegou. Em 1º de maio, a sala de exposição permanente completará dois anos.

Tanto Maria Helena quanto Laura Mora se emocionaram ao visitarem o acervo de exposição permanente com objetos de conquistas de toda a trajetória de vida esportiva  de Maria Helena e das companheiras de equipe, tendo ao fundo o reprise de importante jogo entre Brasil x Cuba, no final do Pan Americano de Havana – 1991.

As ex-jogadoras fizeram novas doações de troféus que passam a fazer parte do acervo do Museu. Maria Helena revela que ainda tem muito material espalhado na casa de parentes e amigos e que aos poucos também deverão vir para o Museu.

Considerada um ícone do esporte nacional e internacional, Maria Helena hoje está aposentada e descansa na cidade de Campinas (SP), mas mantem uma rotina de exercícios visando o bem estar e a saúde. Ela quer se dedicar a viajar e passear daqui pra frente.

  

Tocha Olímpica - Sempre muito assediada pela mídia e empreendimentos esportivos, o único compromisso que ela aceitou e deverá cumprir ainda este ano será o de carregar a ‘Tocha Olímpica’ por um trecho na cidade de Campinas, no dia 20 de julho, durante o pré-anúncio do grande evento a ser sediado no Rio de Janeiro, de 05 a 21 de agosto.

Maria Helena foi escolhida e nomeada pela instituição Bradesco – onde trabalhou por alguns anos no antigo BCN – para  fazer as honras de carregar a Tocha Olímpica.

HISTÓRIA - Maria Helena jogava basquete no XV de Piracicaba – junto com suas três irmãs - onde atuou por quase duas décadas. Destacou-se também na seleção brasileira onde permaneceu durante dezesseis anos. Suas maiores conquistas foram o título nos Jogos Pan-Americanos de Cali, 1971 na Colômbia e a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Basquete em São Paulo no mesmo ano. Encerraria sua carreira de jogadora no ano seguinte.

Formada em Educação Física, iniciou também no XV de Piracicaba e trabalhando com crianças nas escolas e participando de campeonatos regionais. Em equipe principal estreou em 1984 na UNIMEP. Conquistou diversos títulos brasileiros, sul-americanos e mundiais. 

SELEÇÃO BRASILEIRA - Alcançou a Seleção Brasileira feminina em 1986. No ano seguinte conseguiu a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987. Em 1991 levou a equipe, liderada por Magic Paula e Hortência, à medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991 em Havana, vencendo a seleção de Cuba na final. Também obteria neste mesmo ano, a inédita classificação da equipe feminina para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Em sua primeira participação olímpica, a seleção sob seu comando chegou ao  7º.lugar.

*Com a colaboração e fotos de Marisa Monzani
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Maria Helena Cardoso traz Laura Mora para conhecer Descalvado e o acervo do Museu
Professora Cacilda Gallo integra a galeria de jornalistas da Câmara Municipal
Inadimplência do consumidor sobe quase 6% no 1º trimestre de 2016
Iguatemi São Carlos recebe exposição do Projeto Olhar Inclusivo
H1N1: Vacinação na rede pública começa em 30 de abril
Policiais de Descalvado prestam homenagens a soldado morto em serviço
Colchão inflável vira e garotos morrem afogados em represa de Araraquara
Em patrulhamento pelo Morada do Sol, PM detém três mulheres por tráfico de drogas
Servente de pedreiro de 32 anos é preso em flagrante pela PM por suspeita de tráfico no Bairro do Tamanduá
Investigação da Polícia Civil de Porto Ferreira leva à prisão de 2 suspeitos por assalto em posto de combustível
Atleta formado na SELT é chamado pelo Rio Claro FC
Feira do Livro tem programação cultural no Iguatemi São Carlos
Professora Cacilda Gallo integrará a Galeria de Jornalistas da Câmara Municipal
Delação diz que Andrade Gutierrez pagou propina para campanhas de Dilma
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"