| sinceramente não sei mais a 
		quem recorrer, pois sempre que ligamos na CPFL, a atendente fala que é 
		um problema esporádico e que a energia já está sendo restabelecida. É 
		sempre a mesma história e ninguém faz nada", disse a dona de casa Deisy 
		Arruda dos Santos, moradora do bairro de São Sebastião. Segundo ela, 
		'basta chover em Porto Ferreira que a energia já pára em Descalvado', 
		ironizou. De fato 
		é possível ver uma grande quantidade de moradores reclamando nas redes 
		sociais sobre a péssima qualidade no serviço de fornecimento de energia 
		elétrica em Descalvado. Em alguns bairros e na região central, o 
		problema parece ainda pior. Os comentários são dos mais variados, indo 
		desde comparações com outras empresas (que também são alvo de constantes 
		reclamações), até xingamentos. Veja abaixo algumas das postagens de uma 
		rede social: 
		 Também não é de hoje que 
		o DESCALVADO NEWS 
		vem recebendo reclamações da concessionária que faz a distribuição de 
		energia elétrica no município de Descalvado. Desde o final do ano 
		passado, são inúmeras queixas dos consumidores contra a Companhia 
		Paulista de Força e Luz. Além disso, os moradores 
		também procuraram o poder público municipal para registrar as suas 
		reclamações. 
		
		Em maio 
		deste ano, o gerente de negócios da Regional São Carlos da CPFL esteve na Prefeitura Municipal 
		e ouviu 
		diretamente do Prefeito as reclamações e insatisfações da população 
		descalvadense quanto ao serviço de energia elétrica. 
		Foram passados ao representante da CPFL os principais pontos da cidade 
		onde vem ocorrendo uma maior incidência na queda de energia, 
		independente de ações climáticas (chuva e ventos por exemplo). Com os 
		dados em mãos, o gerente de negócios se comprometeu a efetuar um 
		levantamento e apresentar à Prefeitura um relatório pormenorizado a 
		respeito das causas dos problemas indicados, o que acabou não 
		acontecendo. PREJUÍZOS 
		- No dia 30 de julho deste ano, 
		
		uma 
		interrupção no fornecimento de energia elétrica causou o comprometimento 
		no armazenamento de um lote de cerca de 3.000 vacinas, 
		destinadas à imunização de vários tipos de doenças. A geladeira que 
		armazena as vacinas no Centro de Saúde (na região central da cidade) 
		chegou a 11 °C, comprometendo a qualidade e a eficácia de todas as 
		vacinas armazenadas. 
			
				| As interrupções 
				de energia elétrica em Descalvado também vem causando 
				transtornos e prejuízos para o comércio local. Com a falta de 
				energia registrada por volta das 17h00 desta terça-feira (20), o 
				Supermercado Dia teve que 
				baixar as portas e paralisar o atendimento aos clientes. De acordo José Fiorante Calera, franqueado da rede de supermercados Dia, o 
				estabelecimento ficou sem atividades por cerca de duas horas, e 
				quando a energia voltou, não se manteve por mais do que 10 minutos. 
				"Essas constantes interrupções está nos obrigando a buscar 
				alternativas para amenizar os problemas causados pela falta de 
				energia elétrica. Estamos tendo que investir na compra de 
				geradores que possam manter o funcionamento do supermercado e 
				amenizar os prejuízos que são muitos, inclusive com a queima de 
				máquinas e | 
					
						
							| 
							 Supermercado Dia teve 
							que fechar as portas
 por mais de 2 horas nesta terça-feira (20)
 em decorrência da falta de energia elétrica
 |  |  
				| equipamentos", disse o franqueado do 
				supermercado localizado bem no centro da cidade. |  CPFL NÃO SE MANIFESTA 
		SOBRE QUEDAS DE ENERGIA 
		- A reportagem do 
		DESCALVADO NEWS 
		entrou em contato com a CPFL na manhã desta quarta-feira (21), 
		questionando sobre as reclamações e insatisfação dos usuários na cidade 
		de Descalvado. Mesmo com um prazo até as 17h00 de hoje para que a 
		empresa pudesse se manifestar sobre o problema, a CPFL não 
		retornou o contato e também não enviou qualquer resposta sobre o que tem 
		causado as frequentes quedas de energia. ANEEL 
		- 
		
		No site da 
		Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 
		estão relacionados todos os direitos e deveres dos consumidores de 
		energia elétrica no Brasil. Entre os direitos, a agência reguladora 
		destaca o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores com 
		qualidade e continuidade asseguradas e o asseguramento quanto ao 
		ressarcimento por danos ocasionados em virtude do fornecimento de 
		energia elétrica. Vale lembrar que em 2015, os consumidores foram compensados em R$ 646,4 
		milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica, 
		ocasionados ao longo do ano. Foram pagas 124,4 milhões de compensações 
		pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de 
		Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de 
		Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção 
		Contínua por Unidade Consumidora (DMIC) e Duração da Interrupção 
		Ocorrida em Dia Crítico por unidade consumidora (DICRI). As informações 
		constam do balanço consolidado pela Agência Nacional de Energia Elétrica 
		(ANEEL) a partir da documentação enviada pelas concessionárias de 
		distribuição do país. Também somente no ano 
		passado, a CPFL 
		Paulista teve que compensar um total de R$ 
		13.526.936,18. A ANEEL estabelece limites para os indicadores de 
		continuidade individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI. Quando há violação 
		desses limites, a distribuidora deve compensar financeiramente a unidade 
		consumidora. A compensação é automática, e deve ser paga em até dois 
		meses após o mês de apuração do indicador (mês em que houve a 
		interrupção). As informações referentes aos indicadores de continuidade 
		estão disponíveis na fatura de energia elétrica. Para saber as 
		compensações de outros anos clique 
		aqui.
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