sinceramente não sei mais a
quem recorrer, pois sempre que ligamos na CPFL, a atendente fala que é
um problema esporádico e que a energia já está sendo restabelecida. É
sempre a mesma história e ninguém faz nada", disse a dona de casa Deisy
Arruda dos Santos, moradora do bairro de São Sebastião. Segundo ela,
'basta chover em Porto Ferreira que a energia já pára em Descalvado',
ironizou. De fato
é possível ver uma grande quantidade de moradores reclamando nas redes
sociais sobre a péssima qualidade no serviço de fornecimento de energia
elétrica em Descalvado. Em alguns bairros e na região central, o
problema parece ainda pior. Os comentários são dos mais variados, indo
desde comparações com outras empresas (que também são alvo de constantes
reclamações), até xingamentos. Veja abaixo algumas das postagens de uma
rede social:
Também não é de hoje que
o DESCALVADO NEWS
vem recebendo reclamações da concessionária que faz a distribuição de
energia elétrica no município de Descalvado. Desde o final do ano
passado, são inúmeras queixas dos consumidores contra a Companhia
Paulista de Força e Luz. Além disso, os moradores
também procuraram o poder público municipal para registrar as suas
reclamações.
Em maio
deste ano, o gerente de negócios da Regional São Carlos da CPFL esteve na Prefeitura Municipal
e ouviu
diretamente do Prefeito as reclamações e insatisfações da população
descalvadense quanto ao serviço de energia elétrica.
Foram passados ao representante da CPFL os principais pontos da cidade
onde vem ocorrendo uma maior incidência na queda de energia,
independente de ações climáticas (chuva e ventos por exemplo). Com os
dados em mãos, o gerente de negócios se comprometeu a efetuar um
levantamento e apresentar à Prefeitura um relatório pormenorizado a
respeito das causas dos problemas indicados, o que acabou não
acontecendo.
PREJUÍZOS
- No dia 30 de julho deste ano,
uma
interrupção no fornecimento de energia elétrica causou o comprometimento
no armazenamento de um lote de cerca de 3.000 vacinas,
destinadas à imunização de vários tipos de doenças. A geladeira que
armazena as vacinas no Centro de Saúde (na região central da cidade)
chegou a 11 °C, comprometendo a qualidade e a eficácia de todas as
vacinas armazenadas.
As interrupções
de energia elétrica em Descalvado também vem causando
transtornos e prejuízos para o comércio local. Com a falta de
energia registrada por volta das 17h00 desta terça-feira (20), o
Supermercado Dia teve que
baixar as portas e paralisar o atendimento aos clientes. De acordo José Fiorante Calera, franqueado da rede de supermercados Dia, o
estabelecimento ficou sem atividades por cerca de duas horas, e
quando a energia voltou, não se manteve por mais do que 10 minutos.
"Essas constantes interrupções está nos obrigando a buscar
alternativas para amenizar os problemas causados pela falta de
energia elétrica. Estamos tendo que investir na compra de
geradores que possam manter o funcionamento do supermercado e
amenizar os prejuízos que são muitos, inclusive com a queima de
máquinas e |
Supermercado Dia teve
que fechar as portas
por mais de 2 horas nesta terça-feira (20)
em decorrência da falta de energia elétrica |
|
equipamentos", disse o franqueado do
supermercado localizado bem no centro da cidade. |
CPFL NÃO SE MANIFESTA
SOBRE QUEDAS DE ENERGIA
- A reportagem do
DESCALVADO NEWS
entrou em contato com a CPFL na manhã desta quarta-feira (21),
questionando sobre as reclamações e insatisfação dos usuários na cidade
de Descalvado. Mesmo com um prazo até as 17h00 de hoje para que a
empresa pudesse se manifestar sobre o problema, a CPFL não
retornou o contato e também não enviou qualquer resposta sobre o que tem
causado as frequentes quedas de energia.
ANEEL
-
No site da
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),
estão relacionados todos os direitos e deveres dos consumidores de
energia elétrica no Brasil. Entre os direitos, a agência reguladora
destaca o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores com
qualidade e continuidade asseguradas e o asseguramento quanto ao
ressarcimento por danos ocasionados em virtude do fornecimento de
energia elétrica.
Vale lembrar que em 2015, os consumidores foram compensados em R$ 646,4
milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica,
ocasionados ao longo do ano. Foram pagas 124,4 milhões de compensações
pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de
Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de
Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção
Contínua por Unidade Consumidora (DMIC) e Duração da Interrupção
Ocorrida em Dia Crítico por unidade consumidora (DICRI). As informações
constam do balanço consolidado pela Agência Nacional de Energia Elétrica
(ANEEL) a partir da documentação enviada pelas concessionárias de
distribuição do país.
Também somente no ano
passado, a CPFL
Paulista teve que compensar um total de R$
13.526.936,18. A ANEEL estabelece limites para os indicadores de
continuidade individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI. Quando há violação
desses limites, a distribuidora deve compensar financeiramente a unidade
consumidora. A compensação é automática, e deve ser paga em até dois
meses após o mês de apuração do indicador (mês em que houve a
interrupção). As informações referentes aos indicadores de continuidade
estão disponíveis na fatura de energia elétrica. Para saber as
compensações de outros anos clique
aqui.
|