26/05/2016 (15h22) - Atualizada às 16h01

DURANTE REUNIÃO COM SERVIDORES

Vereador é expulso das dependências da Câmara Municipal e registra boletim de ocorrência

Convidado do Vereador Vick Francisco, Vice Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de SP teria se irritado com perguntas feitas pelo Vereador Ricci, durante encontro com servidores municipais. Parlamentar registrou B.O. por agressão e disse que Araken Lunardi não tem legitimidade para representar os funcionários da Prefeitura.

Um episódio lamentável e de desrespeito com uma autoridade do município ocorreu no final da tarde desta terça-feira (24), nas dependências do prédio da Câmara Municipal de Descalvado. Por volta das 17h20, cerca de 50 servidores municipais foram convocados pelo vereador Vick Francisco (PPS), para discutir assuntos relacionados à um projeto de lei que trata da recomposição salarial dos funcionários da Prefeitura, relativo ao período de janeiro à abril deste ano.

O encontro também contou com a presença do 1º Vice Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras Municipais, Autarquias e Prefeituras do Estado de São Paulo (FESSPMESP), Araken Lunardi, que veio até Descalvado a convite do Vereador Vick Francisco.

Antes do encontro com os funcionários, Araken foi recebido pelo Presidente da Câmara, Helton Venâncio (PSDB), e pelos vereadores Vick, Argeu Rischini (PTB) e Sebastião José Ricci (PP), além da Procuradora da Câmara, Dra. Alessandra Perez. Segundo informações, o representante da Federação

dos Sindicatos dos Servidores, após tomar conhecimento do projeto de lei, teria dito aos representantes do legislativo não ter encontrado nenhuma irregularidade no teor do projeto. Sentindo-se desconfortáveis com o comentário dele, Vick, Argeu e uma outra pessoa que não foi possível obter a identificação, teriam se reunido a portas fechadas por cerca de uma hora.

A atitude chamou a atenção do vereador Ricci e do Presidente da Câmara, que ficaram aguardando o início da reunião com os funcionários da Prefeitura Municipal, marcada para as 17h00. Tão logo os debates com os servidores teve início, de acordo com o relato do vereador Ricci, Araken passou a incitar os presentes contra a administração municipal, afirmando ainda que o projeto de lei era totalmente ilegal. Estranhando a atitude do representante da Federação, Ricci tentou questioná-lo quanto ao que havia dito momentos antes (longe dos servidores), afirmando justamente o contrário do que estava falando publicamente.

Irritado, Araken teria partido pra cima do vereador de forma a intimidá-lo, e aos berros, teria expulsado o vereador do Espaço Alternativo da Câmara, sob o aplauso de alguns servidores. Ricci acionou a Polícia Militar que compareceu no local e registrou um Boletim de Ocorrência de agressão contra o representante da Federação dos Sindicatos dos Servidores.

Ainda segundo informações, Araken teria denegrido a imagem do Presidente e também do Advogado do Sindicato dos Servidores Municipais de Descalvado, e ainda incitado uma greve junto aos funcionários presentes na reunião. Apesar de ter sido agredido pelo convidado do Vereador Vick, Ricci teria permanecido no local e recebido a informação de que Vick também poderia estar apoiando uma greve.

A reportagem do DESCALVADO NEWS tentou um contato com o 1º Vice Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores durante toda a tarde desta quarta-feira (25), mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO – Outro caso polêmico envolvendo o convidado do Vereador Vick Francisco, foi um pedido de prisão preventiva que o Ministério Público de Sumaré entrou contra os membros da diretoria do Sindicato dos Servidores de Sumaré (Sindissu) - da qual Lunardi era Presidente -, e da Associação dos Servidores Públicos da mesma cidade. Em 2014, houve uma denúncia envolvendo as duas instituições decorrente de um suposto desvio de mais de R$1 milhão. O promotor de justiça de Sumaré, Gaspar Pereira da Silva Junior, tomou conhecimento do caso depois que um servidor registrou uma denúncia de que teria feito um empréstimo consignado por intermédio do Sindicato e que as parcelas do empréstimo teriam sido descontadas da folha de pagamento. No entanto, o sindicato não teria repassado o valor para o banco, que começou cobrar o servidor.

O Sindicato chegou a fazer confissão de R$1.115. 785 milhões de dívidas com o banco referente à ausência de repasse dos valores descontados da folha de pagamento dos servidores. “Só de confissão de dívida já são mais de um milhão. Onde foi parar esse dinheiro?”, questionou o promotor.  O Ministério Público teve ainda, na época dos fatos, o deferimento da quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos.

“O que constatamos é que os servidores faziam empréstimo por intermédio do Sindicato para descontar diretamente na folha de pagamento. O município descontava corretamente esse valor do salário dos servidores e repassava ao Sindicato para que eles repassassem ao banco, mas eles seguraram esse dinheiro. Com o passar dos meses, o banco começou executar esses servidores. Quando os servidores procuravam o Sindicato, o Sindicato induzia os servidores a fazer outro empréstimo para pagar aquele”, explicou Gaspar.

Em setembro de 2014, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede do Sindissu e no prédio da Associação. A Promotoria e a Polícia Militar recolheram uma série de documentos, agendas e computadores. Um terceiro mandado de busca também foi cumprido na residência do então presidente do Sindissu, Araken Lunardi.

Lunardi (ao centro), durante o cumprimento de mando de busca e apreensão
em sua residência, realizado pela Polícia Militar de Sumaré no ano de 2014.

AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DO SINDICATO DE SUMARÉ – Em dezembro de 2014, Lunardi foi afastado da presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Sumaré pelo Juiz da 1ª Vara Cível de Sumaré, Gilberto Vasconcellos, por entender ter havido irregularidades nas eleições realizadas pelo Sindicato.

Este é o tipo de gente que o vereador Vick Francisco quer trazer aqui pra defender os funcionários e servidores municipais? Chega deste tipo de politicagem minha gente! Mais uma vez os nosso servidores estão sendo enganados e usados para o benefício e o interesse político de um grupo que quer tomar a Prefeitura da nossa cidade! desabafou o vereador Ricci, afirmando ainda que Lunardi não teria nenhuma legitimidade para representar os servidores públicos municipais de Descalvado.

CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA? – Durante os dias que antecederam a reunião com os servidores públicos municipais, o Vereador Vick Francisco confeccionou e distribuiu uma grande quantidade de panfletos contendo sua foto, seu nome e a legenda do seu partido, numa espécie de ‘convite’ aos servidores para participarem da discussão na Câmara.

Esta não é a primeira vez que o vereador distribui este tipo de material pelo município, principalmente em repartições e prédios púbicos. De acordo com alguns juristas consultados pelo DESCALVADO NEWS, este tipo de atitude pode caracterizar crime eleitoral, dando a conotação de propaganda eleitoral antecipada, visto que o vereador já teria se declarado candidato ao cargo majoritário nas eleições do próximo dia 2 de outubro.

O DESCALVADO NEWS também teve acesso a um áudio que está sendo compartilhado por meio de grupos do aplicativo WhatsApp, onde uma funcionária municipal que trabalha em uma escola do ensino fundamental localizada na região central, convoca os servidores para uma greve geral, dizendo ainda que a medida teria o apoio do vereador Vick Francisco.

Tentamos um contato com o vereador Vick para comentar sobre o assunto, mas também não foi possível encontrá-lo.


Panfletos distribuídos pelo Vereador Vick podem caracterizar 'propaganda eleitoral antecipada", apontam juristas
consultados pelo DN

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Vereador é expulso das dependências da Câmara Municipal e registra boletim de ocorrência
Fatec de São Carlos está com inscrições abertas para o vestibular do curso de Gestão Empresarial
Mineração Jundu promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Henrique e equipe vão à SP cobrar do governador a conclusão das obras da ETE
Prefeito assina doação de área para a ampliação da Zagarollo
Intervias espera tráfego 26% maior na saída para o feriado de Corpus Christi
Homem de 54 anos é acusado de abusar sexualmente de criança de 3 anos em Pirassununga
Descalvado disputará o ‘Dia do Desafio’ com cidade do Ceará
Polícia Militar realiza Audiência Pública nesta terça-feira
'Geladeira Solidária' beneficia famílias do Bairro Tamanduá
Polícia Militar de São Carlos apreende quase 2 toneladas de maconha
Motorista fica preso em carro após ser atingido por caminhonete na SP-215
IV Festa da Emancipação reúne  12 mil pessoas no Ginásio de Esportes
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"