14/10/2016 (09h52)

União é condenada por concessão de selo à Usina Ipiranga

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve a condenação, em segunda instância, da União (Governo Federal) por conceder selos de responsabilidade à Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool, de Descalvado (SP), "sem que haja a prévia fiscalização do MPT e sem a prévia análise de processos judiciais findos e em andamento". A decisão foi proferida pela 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

O MPT em Araraquara ingressou, em outubro de 2012, com ações civis públicas contra sete usinas agraciadas com o selo “Empresa Compromissada” (Usina de São José da Estiva, Usina Santa Fé,  Irmãos Malosso, Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool, Usina Santa Cruz,  Açúcar e Álcool, Raízen

Araraquara Açúcar e Álcool  e outras duas unidades da Raízen Energia). O procurador Rafael de Araújo Gomes pediu a sua imediata cassação.

O argumento utilizado pelo procurador foi de que não foram devidamente observadas as regras enunciadas pela União Federal para o deferimento da certificação por empresas de auditoria privada, com o acometimento de inúmeras irregularidades. São agraciadas com o selo as empresas que, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, oferecem boas condições de trabalho aos seus empregados, na esteira do “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Boas Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”, lançado pelo Governo Federal com adesão de 75% das empresas sucroalcooleiras brasileiras. Foram vinculadas ao compromisso 250 das 300 usinas do país, e 169 ganharam o selo.

Especificamente com relação à Usina Ipiranga, o dossiê sintético da empresa emitido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, juntado com a petição inicial, registrava que nos anos anteriores haviam sido constatadas 18 infrações às normas mínimas de proteção à saúde do trabalhador constantes da NR-31. Ainda havia o registro de um acidente fatal de trabalho e foram localizados 32 trabalhadores rurais laborando sem registro. A usina respondia a diversos inquéritos civis perante o MPT, o que foi considerado irrelevante para a concessão do selo de responsabilidade social em questão.

O fato da usina responder a diversas reclamações trabalhistas e ter sido condenada diversas vezes pelos mesmos ilícitos (inexistência de controle de jornada válido, não pagamento de horas extras, não fornecimento de equipamentos de proteção individual, não pagamento de adicionais e supressão do intervalo intrajornada, entre outros), também foi desconsiderado para concessão do selo, tendo sido considerada apenas a conclusão da empresa de auditoria escolhida e paga pela Usina Ipiranga, cuja análise foi feita com base nos documentos fornecidos por ela.

“O selo foi criado e efetivamente concedido com o propósito de melhorar a imagem do setor no Brasil e no exterior custe o que custar, mesmo que para isso seja necessário que a União Federal emita de forma oficial declaração contrária à verdade dos fatos e à realidade já conhecida pelos órgãos que fazem parte do sistema de justiça trabalhista, não consultados pela União. Sob essa perspectiva, o selo, se concedido em confronto com os fatos, de forma a ocultar problemas trabalhistas reais, torna-se uma ameaça à efetivação dos direitos dos trabalhadores individualmente e coletivamente considerados”, observa Rafael de Araújo Gomes.

“A conclusão é a de que o Compromisso Nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar prestou-se a um falso debate e resultou num acordo erigido conforme os interesses das Usinas, com a concordância do Estado, para divulgar uma imagem socialmente limpa do setor sucroalcooleiro no mercado agroexportador”, conclui no seu voto o desembargador relator João Batista Martins César.
O descumprimento implica  multa diária de R$ 50 mil, reversível ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente “da localidade da lesão. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

*Fonte: Ministério Público do Trabalho em Campinas / Processo nº 0001375-30.2012.5.15.0048
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

União é condenada por concessão de selo à Usina Ipiranga
Horário de verão começa no domingo em 10 estados e DF
Matrículas abertas: rede estadual recebe inscrições de novos alunos
PM abre vagas para admissão de 131 alunos-oficiais
Quatro pessoas morrem após carro cair dentro de córrego em Leme
Preço do etanol sobe e deve ficar mais alto nos próximos meses
Santa Casa pede apoio à Câmara Municipal
Romaria pelo Rio Mogi Guaçu reúne fiéis para homenagear Nossa Senhora Aparecida
Jovem Agricultor do Futuro: Curso gratuito oferecido pelo Sindicato Rural, SENAR e Prefeitura Municipal completa cinco anos
Administração do Cemitério já se organiza para o Dia de Finados
Operação da PM de combate ao tráfico conta com o apoio do Helicóptero Águia
Descalvado foi detectado isento de Hepatite C durante Campanha
Kartódromo Municipal sediará as últimas etapas da Copa Regional Km
Secretarias de Saúde e Educação iniciam a campanha de ‘Eliminação dos 3 Bichos’
Atleta descalvadense participará da 20ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro
DER pede atenção dos motoristas que trafegam pela Via de Acesso Antonio B. Paschoal
Nulos, brancos e ausências superam os votos que elegeram sete prefeitos
Bancários fazem assembléia e decidem manter greve
PM apreende quatro motos em possível desmanche para averiguação; um jovem foi detido
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"