O tradicional ovo de Páscoa entrou em decadência, pelo menos no que diz respeito
às vendas nos supermercados, onde estão presentes as líderes do segmento no país
(Lacta, Nestlé e Garoto). A fatia dos ovos nas vendas do varejo alimentar no
período que antecede à data vem caindo ano a ano, e além de estarem custando
mais caros do que no ano passado, muitos consumidores descalvadenses
estão optando por outros tipos de guloseimas, como é o caso das barras
de chocolate ou das caixas de bombons.
O
DESCALVADO NEWS
fez uma pesquisa em quatro supermercados da cidade [3 da região central
e 1 no bairro Santa Cruz], e constatou que a variedade de ovos de
chocolate está menor em todos eles. Quanto aos preços nesta última
semana de vendas antes da Páscoa, ainda dá para o consumidor economizar. O
modelo "Sonho de Valsa" de 275 gramas, da Lacta, foi o que apresentou a
maior diferença dentre os modelos pesquisados. Em um supermercado da
região central, o produto é vendido a R$ 39,90, sendo que o mesmo ovo é
oferecido a R$ 33,99 em outro estabelecimento da mesma região. A diferença
neste caso chega a quase 20%.
Outro produto bastante
procurado pelos consumidores e que foi consultado pela reportagem foi o
modelo "Ao Leite", de 200 gramas, da Nestlé. O ovo foi encontrado em 3
supermercados do centro da cidade por um preço que varia entre R$ 29,90
a R$ 29,98, mas o mesmo produto é vendido em um estabelecimento da
região norte por R$ 27,99, uma diferença de cerca de 7% a
menos em comparação aos demais pontos de venda.
Apesar de não ser
encontrado em todos os 4 locais pesquisados pelo
DESCALVADO NEWS,
o modelo 'Talento', da Garoto [de 375 gramas], também registrou uma
diferença de preços considerável: quase 7%. No supermercado mais caro, o
preço encontrado foi de R$ 49,09. No mais barato, o ovo sai por R$
46,90.
Enquanto os preços dos ovos
de chocolate parecem 'salgados' para boa parte dos consumidores, outra
parcela do público têm procurado opções mais baratas, como as caixas de bombom
e as barras de chocolate,
que já representam cerca de 40% das vendas de Páscoa nos supermercados.
Os reflexos da crise
econômica do país, atrelado ao preços dos ovos estarem, em média, 3%
mais caros neste ano em relação a 2016 [segundo a Associação Brasileira
de Supermercados - Abras], são os principais motivos para que o
consumidor opte por outros tipos de guloseimas. Atualmente, o ovo é
quase três vezes mais caro do que uma barra, e por isso, o seu consumo
está cada vez mais se reduzindo.
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