Pesquisar em todo o site


07/04/2018 (23H15)

Psicultores e propriedades rurais
ligadas à aquicultura devem
preencher a Declaração de
Conformidade da Atividade Aquícola


Desde o ano passado, o governo estadual implementou uma série de medidas para impulsionar a aquicultura paulista, como a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) e a emissão a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA) para a aqüicultura. Essas ações tem por objetivo simplificar o licenciamento ambiental, facilitar a emissão de documentos e licenças para que os pequenos produtores possam exercer a atividade.

Para aqueles que se dedicam à aquicultura, como piscicultores, ranicultores e criadores dos mais variados animais aquáticos como mariscos, ostras, algas, entre outros, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), passou a disponibilizar no site da instituição o formulário para a Declaração de Conformidade da Atividade Aquícola (DCAA). Desde fevereiro de 2017, aqueles que têm uma dessas atividades previstas precisam fazer a declaração. A medida integra as ações do Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura - Agrofácil SP, que pretende facilitar os procedimentos para a execução das atividades agropecuárias pelos produtores rurais.

Para aqueles exercem alguma das atividades relacionadas à aquicultura, o prazo para o preenchimento da DCAA se encerrou no dia 31 de outubro do ano passado. Desde então, os proprietários ou arrendatários de propriedades que exercem essas atividades estão sujeitos a fiscalização, estando, portanto passíveis de receberem uma autuação pelo órgão de fiscalização.

Adriana explicou também que esse “foi um ganho” para os aquicultores e o Estado de São Paulo é pioneiro em facilitar o licenciamento da atividade para aqueles que produzem em menor escala. A responsável pela CATI no município disse que a Declaração não dispensa o produtor de todas as outras obrigações, o que abrange tirar todas as licenças necessárias, outorga da água, licença para exercer a atividade em água da União, entre outras. “O produtor deve estar atento a tudo isso para não incorrer em erros que podem prejudicar a sua licença e até acarretar multas”, afirmou.

“O licenciamento foi dividido em três níveis conforme a escala de produção. O primeiro é a DCAA, este ato declaratório agora disponibilizado pela CATI. A seguir, ultrapassando as escalas determinadas para cada atividade em específico, e que podem ser encontradas no próprio link, vem o Licenciamento Simplificado e, para escalas maiores de produção em quaisquer das atividades, o Licenciamento Pleno; estes dois últimos devem ser feitos junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)”, explica Adriana.

“A DCAA é autodeclaratória, portanto o interessado, seja proprietário ou arrendatário, deve abrir o link, preencher a Declaração, inserindo todos os dados solicitados e ir à Casa da Agricultura do seu município ou à Regional CATI à qual o município esteja vinculado”, explica a Chefe da Casa da Agricultura de Descalvado, Adriana Amaral de Oliveira Bueno.

Ainda explanou que esta era uma antiga reivindicação dos aquicultores porque a Declaração de Conformidade já existia para várias atividades agropecuárias, como produção de milho, soja, entre outras, de forma adequada, mas para a aquicultura faltavam adequações ou ainda havia todo um trâmite burocrático que fazia com que o licenciamento da atividade se tornasse muito demorado. “Agora, tendo a DCAA preenchida, o produtor, proprietário ou arrendatário deve comparecer à Casa da Agricultura ou a qualquer Escritório Regional (CATI Regional) levando carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o CNPJ Rural e a escritura da propriedade ou o contrato de arrendamento, conforme for o caso. Para quem não tem acesso à internet a declaração pode ser preenchida diretamente na Casa da Agricultura.

Todas as informações sobre a Declaração de Conformidade da Atividade de Aquicultura (DCCA) podem ser encontradas no site da CATI, no endereço eletrônico http://www.cati.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/declaracao-de-conformidade-da-atividade-de-aquicultura-dcaa.

 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

FORÇA TAREFA COM 16 AGENTES
Após confirmação de caso de chikungunya, Porto Ferreira tem ações de prevenção

AGRONEGÓCIO
Com menor moagem de cana em três anos, centro-sul do Brasil focará no etanol em 18/19

DE 5 A 22 DE ABRIL
Ribeirão Shopping sedia exposição "Carros de Polícia"

ABATEDOURO E FÁBRICA DE RAÇÕES
Justiça do Trabalho determina leilão de imóveis da Rigor em Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"