Pesquisar em todo o site


  04 DEZ 2018  |  19H23

ENTREVISTA:
Reinaldo Colucci ainda maior em 2019

O gigante do triathlon brasileiro renova sua parceria com a Specialized
e seu compromisso olímpico rumo à Tóquio 2020.

Reinaldo Colucci é grande, não apenas do alto dos seus 1,90m de estatura, mas por tudo que vem realizando pelo triathlon brasileiro. O atleta do time Specialized TRI BR é o maior nome do esporte da atualidade e continua motivado para buscar voos ainda mais altos na sua premiada carreira que completará 20 anos de triathlon na próxima temporada: tornar-se o melhor no triathlon olímpico do Brasil.

"A Specialized está muito feliz com os recentes nomes no triathlon, como da Pâmella Oliveira e o Reinaldo Colucci, fortalecendo nosso

compromisso com o desenvolvimento do esporte no país" - ressalta Marina Richwin, responsável pelo marketing da Specialized Brasil.

Mesmo já tendo competido em todos os cantos do planeta, o sotaque interiorano - natural de Descalvado/SP e cultivado com sabedoria em São Carlos/SP - não titubeia quando perguntado sobre o que deseja: “quero muito encerrar minha carreira como o melhor brasileiro nos Jogos Olímpicos, quem sabe um top 10 ou até uma medalha” dispara Colucci com os olhos brilhando como se já vislumbrasse o caminho neste novo ciclo rumo ao Japão. Afinal, vale destacar que Colucci já coleciona duas participações: Pequim (2008) e Londres (2012), mas ficou de fora do Rio 2016 por causa de uma lesão e já não perde tempo em sua escalada no ranking internacional ITU e olímpico.

“Esse ano marca minha volta ao circuito mundial da ITU (Internacional Triathlon Union) que classifica para a Olimpíada. Ano passado não tinha feito nenhuma prova desse calendário. Nesse ano, fiz cinco provas e acredito que foi um balanço positivo” - comenta Reinaldo Colucci, de 33 anos, com todo o foco de quem já conhece o caminho.

“Nas três primeiras provas tive um bom rendimento. Fui terceiro no Pan-americano de Triathlon ITU e nas últimas duas corridas que fiz agora em outubro elas não fluíram. Uma delas teve a natação cancelada e virou um duathlon e a outra tive um pneu furado. Mas essas coisas acontecem. O mais importante é que se a Olimpíada fosse hoje, estaria classificado, no individual e no revezamento (nova modalidade disputada por equipe)” - revela Colucci que também medalha de bronze no Team Relay com a seleção brasileira na Copa do Mundo ITU de Sarasota (EUA).

Com toda sua maturidade no esporte, o Colucci incrementou provas longas em sua temporada 2018. “Fiz três provas longas com minha Shiv, venci duas e uma terminei em segundo lugar, um ótimo retrospecto” - referindo-se aos títulos no Challenge Cerrado e Ironman 70.3 Rio de Janeiro.

Campeonato Brasileiro de Triathlon 2018 - O ano, no entanto, só acaba quando termina e a temporada de Colucci ainda conta com a última e não menos importante disputa, válida pelo Campeonato Brasileiro de Triathlon na distância olímpica. “Tenho três brasileiros de triathlon olímpico no currículo e como sou o atual detentor do título, vou para o Rio de Janeiro neste final de semana com a missão de buscar o tetracampeonato” - acrescenta Colucci, que é um dos atletas mais versáteis do mundo.

Futuro próximo - Para 2019, Colucci planeja um calendário intenso, com pelo menos sete corridas internacionais na Copa do Mundo ITU. “Primeiro objetivo é correr o circuito mundial para me manter na zona de classificação olímpica e assim ter mais tranquilidade para me preparar o melhor possível para os Jogos de 2020. Mas antes disso teremos os Jogos Pan-Americanos de Lima", que acontecerá no mês de julho de 2019 no Peru.

“Conseguir uma medalha nos Jogos acaba marcando a carreira e nenhum atleta conseguiu ser bicampeão Pan-Americano. Vou buscar superar minhas próprias marcas pessoais”.

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2011 em Guadalajara, no México, Colucci revelou que ainda pode adicionar algumas provas no Brasil, como o Challenge Cerrado e o Ironman 70.3 Rio de Janeiro. “Se meu calendário for compatível, pretendo prestigiar essas corridas”.

“Depois de 2020, vou focar novamente nas provas longas. Já estive em dois Jogos Olímpicos e duas vezes no Ironman em Kona. Quero muito ainda um top 3 no Havaí antes de encerrar minha carreira” - adiciona o triatleta que conhece bem sua capacidade físico-mental em busca de novos recordes em provas de endurance.

Renovação com a Specialized - “A Specialized sempre procura os melhores atletas. No time dos atletas globais da Specialized, eles são sempre os melhores. E a equipe no Brasil não poderia ser diferente. Sinto orgulho de ter uma marca que escolhe os melhores atletas e é uma satisfação muito grande fazer parte do time. Todo atleta sonha em pertencer à equipe Specialized” - destaca Colucci, que renovou a parceria com a Specialized Brasil.

“Gostamos muito do perfil de atleta do Colucci, com caráter, ético, íntegro e o respeito que ele tem dentro do esporte. E o mais impressionante é como ele consegue perdurar por tanto tempo no  triathlon em altíssima performance. Habilidade e a constância desse triatleta é incrível em todas as distâncias” - comenta Talita Saab, responsável pela núcleo de triathlon na Specialized Brasil.

Equipamentos - Para alcançar seus objetivos. Colucci vai continuar utilizando as bicicletas S-Works Shiv e Venge Pro Disc, sapatilhas S-Works 7, Trivent, capacetes S-Wors Evade e TT, dentre outros equipamentos e tecnologias específicas para o triathlon.

“Fiquei surpreso com a facilidade de ajuste que uma bike de alto rendimento como a Shiv apresenta. A Shiv tem infinitas possibilidades de ajustes, atendendo todo tipo de performance” - destaca Colucci.

Para as provas com distância olímpica, o triatleta utiliza a estradeira mais aerodinâmica do mundo, a Specialized Venge. “É uma bike mais responsiva. Utilizo um quadro tamanho 58cm e com isso ela me ajuda nas retomadas. A Venge é uma bike aero road que tem uma resposta muito boa de aceleração” argumenta Colucci.

“Estava no limite do ajuste, posição bem agressiva, com mesa com angulação negativa -17º - de 130mm de comprimento. Maior mesa que já usei em Fit em atleta. Ele tem muito alongamento e flexibilidade” - revela o Fitter da SBCU Bruno Rosa.  

“Acostumar com coisa boa é fácil. Não tive nenhuma dificuldade de adaptação.A Venge foi a primeira bike com freio a disco. Usei a temporada toda com essa nova tecnologia. É indiscutível a vantagem. Presenciei duas ocasiões que provaram os benefícios. Na etapa da Copa do Mundo de Lausanne (Suíça), o ciclismo tinha uma curva fechada logo após uma descida e com o equipamento eu conseguia manter o controle e reduzir somente na hora de fazer a curva, tendo visível vantagem sobre os demais com freios convencionais. Na etapa da Copa do Mundo no Equador houve uma queda na minha frente e consegui frear a tempo, evitando a colisão”.

Em todos os equipamentos da Specialized “os pequenos detalhes e ajustes são o que realmente tornam o conjunto todo muito especial, como por exemplo, a sapatilha que tem a palmilha que você pode substituir de acordo com o arco do pé, a abertura traseira da sapatilha Trivent, o imã no fecho da fivela do capacete, a garrafinha que não desperdiça água, enfim, é como se tudo trabalhasse junto para entregar o melhor possível ao atleta” resume Colucci, que sabe bem que todo detalhe é possível tirar vantagem, que faz diferença no final.

Mensagem final - No triathlon moderno: “o atleta não pode ter ponto fraco. Estou no esporte há mais de 20 anos, hoje o triatleta precisa ser completo. Precisa trabalhar as três modalidades desde muito novo” - ensina Colucci que saltou da natação para pedalar e correr com maestria por todas as modalidades do triathlon.

”O triathlon na minha vida é minha paixão. É o que me motiva levantar todo dia e buscar melhor. É meu trabalho que gosto tanto que não acho que é trabalho” diz Colucci que termina com uma reflexão: “Hoje em dia todo mundo quer viver conectado, mas pra mim o legal da vida é viver a vida do lado de fora, existe um mundo lá fora...”

*Fonte: Bike na Mídia (Revista Bicilcleta) / Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação
 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

NO GINÁSIO DE ESPORTES
Espetáculo "Liberdades" será apresentado neste sábado, em Descalvado

19 DE DEZEMBRO
Unimed São Carlos e Shopping Iguatemi apresentam Show Beneficente com a banda The Beatles Again

PASSAGEIRA FOI JOGADA PARA FORA DO VEÍCULO
Casal fica ferido após Fiat Strada caportar na região da 'Represa do 29'

CARROS E MOTOS
Detran-SP leiloa 790 veículos em Araraquara, São Carlos, Porto Ferreira e Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"