Pesquisar em todo o site


  30 ABR 2020   |  21H09

MÁSCARAS SOLIDÁRIAS

Projeto já distribuiu mais de
11 mil máscaras em Descalvado


O
projeto de voluntariado denominado ‘Máscaras Solidárias’, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Descalvado (FSSMD) em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e a Secretaria de Saúde, já distribuiu 11.213 máscaras no município. Outras 7.800 já estão sendo produzidas. A ação do grupo de voluntárias tem feito a diferença nestas ultimas semanas, período em que foi registrado um enorme avanço no número de casos da Covid-19 no estado de São Paulo.

Minimizado no início por algumas pessoas, em pouco tempo o programa ‘Máscaras Solidárias’ demostrou ser extremamente importante durante a atual crise na saúde pública, em razão do avanço dos casos provocados pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, as Prefeituras de todo o país estão encontrando muita dificuldade para adquirir as máscaras para utilização dos profissionais da saúde, bem como para a distribuição à determinados grupos de pessoas. A aquisição deste item de proteção individual tornou-se um grande desafio, já que atualmente os fornecedores de máscaras têm pedido, em média, dois meses para efetuar as entregas.

O projeto foi considerado inédito em toda a região central do Estado de São Paulo, sendo visto com grande entusiasmo e repercussão não apenas em Descalvado, mas também nas cidades vizinhas.

Apesar de ser um projeto louvável de voluntariado, do qual recebeu a adesão de um considerável número de pessoas, infelizmente acabou sendo alvo de críticas por parte de um vereador do município. De acordo com a Presidente do FSSMD, Maria do Carmo Marcatto Reschini, da forma como o vereador se pronunciou na última sessão legislativa, a impressão é de que o trabalho das costureiras voluntárias foi menosprezado, inclusive com uma insinuação completamente errônea de que não há nenhum tipo de planejamento para a distribuição das máscaras. “Nós definimos uma estratégia para que as máscaras não faltem, de forma que não sejamos imprudentes ao distribui-las aleatoriamente e consequentemente zerando os nossos estoques. A fala do vereador, infelizmente, foi equivocada”, disse Maria do Carmo.

Segundo a equipe de voluntárias, confeccionar as máscaras é algo muito trabalhoso e que demanda tempo, sendo necessário, devido à alta demanda, lançar mão de outras estratégias para poder atender a parcela de munícipes que é alvo das doações das máscaras.

Vale lembrar que na última segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Descalvado publicou um decreto recomendando o uso de máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas, como medida complementar de prevenção ao novo coronavírus. A mesma medida já havia sido adotada pelo governo estadual, por meio de um decreto publicado no dia 24 de abril.

Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 100 costureiras voluntárias, que tem trabalhado incansavelmente para confeccionar as máscaras. A maioria dessas voluntárias está confeccionando diretamente de suas residências, e recebem diariamente da equipe de apoio, o kit contendo o material para a produção das máscaras, além de um vídeo contendo as orientações e as instruções para a realização do trabalho.

Conforme já foi anunciado, a meta é que sejam produzidas ao longo dos próximos meses algo em torno de 68 mil máscaras, e para isso, a equipe que está coordenando o projeto anunciou que existe a necessidade da ajuda de mais voluntárias. A distribuição das máscaras segue um critério definido previamente pelas secretarias envolvidas no projeto, e prevê a manutenção de um estoque de reserva para o enfrentamento do pico da pandemia, do qual segundo os especialistas em saúde, ainda não ocorreu nas cidades do interior de SP.

O projeto está sendo centralizado no Plimec, e o telefone para maiores informações e adesão é o (19) 3583-4406.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

VÍTIMA TINHA 61 ANOS
Caminhoneiro morre em acidente na Rodovia Anhanguera em Santa Rita do Passa Quatro

MEDIDA PREVENTIVA
Cemitério Municipal não abrirá para visitas no Dia das Mães

DECRETO RECOMENDA O USO DE MÁSCARAS
Descalvado encerra a semana com um óbito suspeito da Covid-19

VEJA QUEM PODE SOLICITAR
CPFL inicia isenção de tarifa a clientes de baixa renda
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015  
  t Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018)    
  Culinária      
         
         
         

© 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"