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  30 JAN 2020   |  22H26

CPFL Paulista identifica 1,6 mil casos de fraude e furto de energia elétrica em Descalvado e outras 4 cidades da região

Com ações de combate aos chamados “gatos”, distribuidora conseguiu recuperar
volume suficiente para abastecer mais de 5,6 mil residências no período de um ano.


A
CPFL Paulista deu continuidade em 2019 ao seu trabalho de combate às fraudes e furtos de energia elétrica, práticas criminosas que prejudicam todos os consumidores. Somente na região de Araraquara, a distribuidora encontrou 1,6 mil ocorrências de irregularidades no ano passado. Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 10,1 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suciente para abastecer 5,6 mil residências durante um ano inteiro.

Para a identicação das infrações, a companhia realizou 23,3 mil inspeções no sistema. Além disso, o grupo faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos. Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos.

Entre as cinco maiores cidades da região, São Carlos foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 501 ocorrências em 2019. Em segundo lugar ficou Araraquara com 355 irregularidades e, na sequência, Matão, Ibitinga e Descalvado (mais detalhes na tabela abaixo).

Em toda a sua área de atuação, a empresa, que atende 4,6 milhões de clientes em 234 cidades do interior de São Paulo, executou mais de 256 mil inspeções em 2019. Durante as operações, foram encontradas 22,3 mil ocorrências de fraudes e furtos, das quais foi possível recuperar 132,7 mil MWh de energia. O volume é equivalente ao consumo de um município com 73 mil consumidores residenciais.

“A CPFL Paulista realizou importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado signicativamente o trabalho rabalho rabalho. A empresa também adotou novas tecnologias, com mais inteligência, em seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.

CRIME -  Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pagar pelo fornecimento.

Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, podendo provocar graves acidentes com os fraudadores e com as pessoas que residem no local da fraude.

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cp.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

O auxílio dos moradores tem sido fundamental para coibir o crime nas regiões. Para se ter uma ideia, as distribuidoras da CPFL Energia receberam, em 2019, mais de 96 mil contatos de consumidores relatando alguma irregularidade na rede, sendo que uma denúncia em cada quatro acabam sendo confirmadas pela companhia em suas inspeções. No Grupo CPFL, ao longo do ano foram realizadas ações de investigação, que geraram 235 prisões durante operativos policiais de combate ao furto de energia.

Por causa do auxílio da população, foi possível recuperar 21,2 mil MWh de energia furtada, o suciente para abastecer 20 mil casas no período de um ano.
 



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