Pesquisar em todo o site


  24 JUN 2020   |  18H02   |  Atualizada às 22H19

Descalvado completou três meses de
quarentena por conta do coronavírus sob
o desafio de conter o avanço da doença e
abrir caminho para a retomada econômica

Somente nos últimos 11 dias, o número de casos positivos da doença aumentou 140%.


F
ica até difícil de lembrar como era a rotina antes de 22 de março de 2020. Naquele dia, a Prefeitura publicou um decreto com restrições de circulação por conta do coronavírus em Descalvado, seguindo as medidas restritivas impostas pelo governador João Dória que um dia antes colocou oficialmente todo o Estado de São Paulo em quarentena. Desde lá, são três meses permeados por isolamentos, mudanças de hábitos, uso obrigatório de máscaras, e, mais recentemente, uma tentativa de volta – e respectivo retrocesso – de parte das atividades econômicas, por meio da implementação do Plano São Paulo.

Desde a última segunda-feira (22), Descalvado entrou no quarto mês de quarentena ainda sob o crescimento das estatísticas, apesar dos razoáveis índices em comparação a outras cidades do interior paulista, Há ainda, em meio a toda estas preocupações, o desafio da retomada das atividades econômicas.

Com base nos números da doença divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a população de Descalvado conviveu mais da metade da quarentena sem nenhum caso positivo da doença. Somente no dia 18 de maio, quase dois meses após a decretação das medidas de isolamento, é que a cidade registrou o primeiro caso positivo pelo novo coronavírus.
 


 

De lá pra cá, passaram-se 38 dias em que os números oficiais apontam pelo crescimento dos casos de Covid-19, sendo que apenas nos últimos 11 dias, o número de casos positivos cresceu 140%, saltando de 15 no dia 13 de junho para 36 casos nesta quarta-feira, dia 24. Neste mesmo período, mais uma morte pela doença acabou sendo confirmada, a segunda desde o início da quarentena.

No último boletim da Secretaria de Sáúde (N.º 98), atualizado as 17h, o órgão municipal chamou a atenção quanto ao aumento do número de casos entre adultos jovens, e pediu mais atenção quanto aos cuidados necessários para evitar a contaminação. No mesmo informe, a secretaria publicou um gráfico informando os bairros do município onde houve maior incidência de casos positivos.
 


Entre as cidades limítrofes, Descalvado ocupa a antepenúltima posição no número de casos positivos. Mas a cidade figura - ao lado de Pirassununga e Santa Rita do Passa Quatro - na segunda colocação desta da lista quando o assunto é o número de óbitos, ficando atrás apenas de São Carlos que já registrou 11 mortes. Veja a situação de cada município:

- São Carlos: 434 casos, com 12 mortes;

- Pirassununga: 221 casos, com 2 mortes;

- Porto Ferreira: 110 casos, com 1 morte;

- Santa Rita do Passa Quatro: 39 casos com 2 mortes;

- Descalvado: 36 casos, com 2 mortes;

- Luiz Antônio: 22 casos com 1 morte;

- Analândia: 8 casos, nenhuma morte.


PLANO SÃO PAULO
 

Desde o dia 1º de junho, o governo do estado implantou o Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual das atividades econômicas consideradas não essenciais. O plano foi elaborado por autoridades estaduais em sintonia com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário, e que atuam voluntariamente em apoio ao Estado. Os eixos principais das cinco fases de reabertura também foram discutidos com prefeitos e representantes de diversas associações comerciais e empresariais.
 


As normas do Estado autorizam prefeitos de cidades a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores segundo as características dos cenários locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no Plano São Paulo.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

De início, o município de Descalvado – que pertence a região de abrangência da Diretoria Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara – foi classificado na ‘Fase Amarela’ do plano, o que permitiu, por exemplo, a reabertura com restrições, de bares, restaurantes e salões de beleza.

Porém, 10 dias após o anúncio da flexibilização, o governo do estado voltou atrás e reclassificou todas as cidades paulistas que estavam na fase Amarela para a Laranja, o que forçou as Prefeituras a decretarem novamente o fechamento destes estabelecimentos. A medida foi justificada em razão do aumento do número de casos e da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI nas cidades atingidas pela medida mais restritiva.
 


ACHATAMENTO DA CURVA
 

Diante do atual cenário, é possível concluir que no início da quarentena, as medidas de restrição contribuíram para um efeito direto no controle da doença na região metropolitana de São Paulo, mas não evitou que a onda de contaminação pelo coronavírus chegasse às cidades do interior pouco tempo depois.

A preocupação das autoridades locais agora é com o atual cenário. Apesar do achatamento da curva nos 90 dias iniciais de enfrentamento da doença, esse é um momento muito delicado, pois além de dois óbitos registrados nos últimos 30 dias, o número de casos confirmados em Descalvado mais do que dobrou em um curto período de tempo.
 

RETOMADA DA ECONOMIA LOCAL
 


A saúde e a economia devem andar de forma conjunta. Por isso, é importante destacar o cenário econômico dos últimos quatro meses. O balanço do 1º quadrimestre do ano é positivo para o mercado de trabalho de Descalvado, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. De acordo com o levantamento, foram criados 348 postos de trabalho em 2020, sendo 147 somente no mês de abril.

Nas maiores cidades da região, o padrão registrado foi diferente. Após dois meses (janeiro e fevereiro) de contratações, São Carlos, Araraquara e Rio Claro registraram período de demissões (principalmente em abril), resultando em um saldo negativo no número de empregos no primeiro quadrimestre do ano. Das 42 cidades da região, 22 fecharam o quadrimestre no vermelho.

Na contramão deste cenário, o Caged apontou que apesar de Descalvado iniciar o ano com saldo negativo (19 vagas a menos em janeiro), passou a registrar a criação de novas vagas nos meses seguintes (+139 em fevereiro, +81 em março e +147 em abril), acumulando um saldo positivo de 348 postos de trabalho nos 4 primeiros meses de 2020. Os números de maio ainda não foram divulgados pelo Caged.

Diante deste cenário de incertezas, não há dúvidas de que a continuidade da retomada econômica, de forma consciente, torna-se fundamental, e o principal desafio para este quarto mês de quarentena em Descalvado. Este quadro de “abre e fecha”, como apontam especialistas para o “novo normal”, pode prejudicar o já enfraquecido ritmo econômico. A equação a ser encontrada é como retomar sem perder o foco nas questões sanitárias.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

SOLIDARIEDADE
Mars desenvolve voluntariado virtual de apoio a idosos durante isolamento social

VEÍCULO DE DESCALVADO
“Drone” da GCM de Pirassununga ajuda PM Rodoviária a encontrar parte de carga roubada

AQUECENDO
SESI-SP distribui 100 mil cobertores
para pessoas carentes e inicia a
‘Campanha do Agasalho 2020’

SUSTENTABILIDADE
Projeto recolhe 200 toneladas de embalagens vazias de defensivos e distribui mudas a agricultores
 

 
g s
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo Minha Mãe Bem na Foto (Dia das Mães 2018sfont>    
  Culinária      
       
         

© 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"