Pesquisar em todo o site


  27 JAN 2021   |  12H50

Descalvado recebeu o primeiro lote da vacina de Oxford contra Covid

310 doses do imunizante foram entregues no final da manhã
desta quarta-feira (27), no Centro de Saúde do município.


O município de Descalvado, bem como as demais cidades da região, começaram a receber as doses do primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. A caixa com o primeiro lote da vacina – com 310 doses do imunizante - chegou ao município com escolta de equipes da 3ª e da 4ª Cia da Polícia Militar.

Cerca de 11 mil doses foram destinadas para o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara, que inclui Descalvado e outras cidades da região. O lote contendo as 310 doses da vacina foi entregue no final da manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Saúde Dr. Vital Brasil. A distribuição das doses nos municípios paulistas está sob a responsabilidade do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) - órgão de responsabilidade do governo estadual.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde, Michele Fabiana Longo, as vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford devem reforçar o trabalho de imunização dos profissionais da ‘linha de frente’ no combate ao Covid-19, que desde a semana passada, começaram a ser imunizados por meio da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 21 de janeiro, o município recebeu as primeiras 400 doses da Coronavac.

O governo federal comprou 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford produzidas na Índia, pelo Instituto Serum. Os imunizantes chegaram ao Brasil na sexta-feira (22), e no sábado as caixas passaram por um processo de rotulagem e posteriormente começaram a ser distribuídas aos estados pelo Ministério da Saúde.

  


SOBRE A VACINA DE OXFORD
 

Os testes iniciais em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca começaram em abril do ano passado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a falar que era a opção mais adiantada no mundo na época e, também, a mais avançada em desenvolvimento. O desenvolvimento da tecnologia é da Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, sendo que ambas estão localizadas no Reino Unido. 

O Ministério da Saúde anunciou a compra da tecnologia para produção dentro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em junho do ano passado. Já no dia 8 de janeiro deste ano, o pedido emergencial para o uso da vacina foi feito junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O nome da vacina é ChAdOx1. Ela utiliza uma tecnologia conhecida como vetor viral recombinante. Ela é produzida a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés -- e que não causa doença em humanos. A esse imunizante foi adicionado o material genético usado na produção da proteína "spike" do Sars-CoV-2 (a que ele usa para invadir células), induzindo os anticorpos.

A vacina mostrou eficácia média de 70,4%, com até 90% de eficácia no grupo que tomou a dose menor. Os dados foram publicados na "The Lancet", em dezembro. Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que 90% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.

Assim como no caso da Coronavac, a farmacêutica AstraZeneca também diz que é preciso tomar duas doses do imunizante. Entretanto, em dezembro do ano passado, especialistas britânicos disseram que a vacina de Oxford tem eficácia de 70% com 21 dias após a primeira dose. Quando a segunda dose é aplicada 12 semanas após a primeira, esse número pode chegar a 100%, diz a AstraZeneca.
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

COM SINTOMAS LEVES
Por precaução, prefeito Becão é internado para tratamento da Covid-19

PIRASSUNUNGA
Acidente em Pirassununga deixa motorista gravemente ferido na Rodovia Anhanguera

EM SÃO CARLOS
Quadrilha armada rende família e rouba sítio às margens da SP-215

PIOR MOMENTO DA PANDEMIA ATÉ AGORA
Em apenas 21 dias, Descalvado registrou 356 novos casos de Covid-19, número que havia levado mais de 100 dias para ser atingido
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News