Bruno Caetano, diretor superintende do Sebrae-SP diz que para um
resultado eficiente na web é preciso ter alguém com tato e
agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem
navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura
para responder rapidamente críticas e reclamações. A empresa
deve entrar de forma profissional, o contrario irá prejudicar
sua imagem.
“Essas mídias
exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o
cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer
respostas rápidas. Ele não pode sentir que está falando sozinho.
Caso isso aconteça, o recurso volta contra o empreendimento que
passará a ser alvo de críticas que se espalham na velocidade do
mundo virtual. A empresa deve ouvir as demandas e ter agilidade
para tomar providências”, orienta Caetano.
Sucesso nas
redes:
- Antes de entrar
nas redes sociais, conheça as ferramentas e o público que deseja
se comunicar:
- Trace metas
ligadas ao negócio e a essas mídias;
- Estabeleça a
mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso
ter coerência na comunicação. O estabelecimento é conservador.
Ok! Siga essa mesma linguagem na web;
- O trabalho é
contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da
forma quanto do conteúdo;
- Desperte a
atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua
empresa vende e também sobre o universo que ela pertence, como
bem-estar, viagens, gastronomia e vestuário;
- Destaque os
lançamentos;
- Fale sobre
tendências;
- Proponha enquetes
e emita opiniões;
- Compartilhar
vídeos que faça parte do universo do seu freguês.
- Desperte a
vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem
fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação
será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral;
- Esteja preparado
para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC;
- Aceite as
críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a
aceitação do seu produto;
Erros:
- Falar mal da concorrência;
- Não ouvir o
cliente;
- Deixar o perfil
às moscas, sem atualização;
- Não acompanhar o
que as outras empresas estão fazendo;
- Sair
compartilhando, dando RT ou respondendo questionamentos antes de
entender a atmosfera da mensagem;
- Escrever qualquer
coisa sem revisão;
- Bombardear os
clientes apenas com informações institucionais e se autopromover
o tempo todo;
- Deixar de
observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais;
- Transformar a
fanpage do seu negócio em um gigante catálogo digital. É mais
interessante uma loja que dá dicas de como se vestir do que
aquela que só posta fotos da nova coleção, por exemplo;
- Comentar sobre
política e religião;
- Ficar preso ao
número de seguidores. Ter muita gente fora do público-alvo não
vai trazer mais negócios à empresa.
- Misturar a página
da empresa com a pessoal;
- Transformar o
espaço em um bate boca aberto a todos. O aconselhado é sempre
levar a reclamação ou discussão para uma conversa fechada por
e-mail ou telefone.
Colaborou:
Ana Laura Fiochi / Assessora de Imprensa
Máquina Public Relations a Serviço do Sebrae-SP
Atendimento ao
Cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
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