08/12/2013 (15h31) - Atualizada às 16h40

'QUEBRA-MOLAS' OU 'QUEBRA-CARROS' ?

Instalação de novas lombadas gera polêmica e causa transtorno aos motoristas

Sem aviso e da 'noite para o dia', Prefeitura instalada seis novas lombadas pelas ruas do município, gerando diversas reclamações. Dispositivo que gerou maior polêmica foi instalado na Rua Siqueira Campos, onde flagraramos um veiculo que ficou preso na lombada.

A instalação de seis novas lombadas nas ruas de Descalvado está causando uma onda de reclamações de motoristas e de internautas, que através das redes sociais, demonstram-se completamente insatisfeitos com os critérios e a forma com que estes dispositivos de trânsito foram instalados.

As lombadas foram instaladas entre os dias 5 e 6 de dezembro, e não houve nenhum comunicado oficial por parte do setor responsável da Prefeitura Municipal, que deveria avisar os motoristas com uma certa antecedência sobre a instalação dos redutores de velocidade.


Além da falta de aviso, as lombadas foram instaladas em um dia e sinalizadas somente no dia posterior, o que causou diversos prejuízos aos motoristas, que durante uma noite e uma madrugada inteira, foram pegos de surpresa e tiveram - em alguns casos - seus veículos danificados pela falta de sinalização.

Ao que tudo indica, as lombadas foram construídas sem muito critério para a sua instalação. Primeiro porque em pelo menos um dos casos, não há qualquer justificativa para a instalação de um dispositivo redutor de velocidade, em uma via constituída por um acentuado aclive. É o caso da lombada instalada na Avenida das Primaveras, no Bairro Morada do Sol. A lombada foi implantada nas proximidades da residência de número 231, no sentido centro/bairro, e a referida avenida é rota de diversos veículos pesados - inclusive de uma linha de transporte urbano - e que agora com a instalação do redutor de velocidade, terão problemas ao retomar a velocidade durante a subida, atrapalhando inclusive o fluxo de veículos no local. Já no sentido oposto da mesma avenida, a instalação do dispositivo redutor de velocidade sem dúvida alguma é justificável.

Outras três lombadas foram instaladas na Rua João Augusto Cirelli. A primeira delas nas proximidades da empresa 'In Vivo' (antiga Socil). Já as outras duas, foram instaladas a cerca de 40 metros uma da outra, e estão localizadas próximas ao portão de entrada da empresa Vansil. Neste dois pontos, a única justificativa plausível para a instalação das três lombadas (duas delas em sequencia), é para que haja o controle e a redução da velocidade dos veículos que circulam naquela via, beneficiando a entrada e a saída de veículos nas duas empresas. Não que isso não seja importante, mas pode dar margem para que outras empresas da cidade questionem o porque da instalação apenas neste dois locais.
 

IRREGULARIDADES - A última - e talvez a que tenha gerado mais polêmica - foi a lombada instalada na Rua Siqueira Campos, próximo à Santec. O local certamente necessita de um dispositivo para reduzir a velocidade, principalmente dos veículos que seguem em direção bairro/centro.

O que chama a atenção neste caso - e que tem gerado o maior número de reclamações dos motoristas e dos internautas - foi o modo como o serviço acabou sendo executado. Em todas as seis novas lombadas instaladas, a altura do dispositivo acabou ultrapassando aquilo que é necessário para que os veículos reduzam a sua velocidade. Além disso, a largura das lombadas também está abaixo dos padrões estabelecidos na legislação de trânsito.


Altura da lombada da Rua Siqueira Campos é de 18,5 centímetros,
o que significa dizer que o dispositivo está 132% maior do que o
limite estabelecido pela legislação de trânsito

No caso específico da nova lombada na Rua Siqueira Campos, a altura extrapolou de forma gravíssima aquilo que determina a Resolução N.º 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN -, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas, previstos no Parágrafo único do Artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro.
 

Resumidamente, a Resolução N.º 39/98 do CONTRAN (veja aqui a Resolução na íntegra) autoriza a construção de apenas dois tipos de ondulações transversais, descritas como sendo do "Tipo I" e "Tipo II" (veja figura ao lado). Segundo o Artigo 3º da Resolução, ambos os tipos precisam ter a sua largura igual à da via onde a lombada foi instalada, e diferem no comprimento e na altura. As lombadas do "Tipo I" precisam ter comprimento de 1,50 metros e altura de até 8 centímetros.

Já as lombadas  do "Tipo II" têm que ter comprimento de 3,70 metros e altura máxima de 10 centímetros.

Assim, em todas as seis lombadas construídas essa semana pela Prefeitura Municipal, em nenhum dos dispositivos foi respeitado aquilo que prevê a legislação de trânsito.

Mas ainda há outras irregularidades. De acordo com o artigo 5º da mesma Resolução, as lombadas do "Tipo I" somente poderão ser instaladas quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, e onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo. Já para a instalação de ondulações transversais do "Tipo II", a instalação só é permitida em vias rurais (rodovias) e nos segmentos que atravessam aglomerados urbanos com edificações lindeiras ou em locais onde há a necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 30km/h.

Já o Artigo 8º prevê que para a colocação de ondulações transversais dos "Tipos I e II", deverão ser observadas, simultaneamente, as seguintes características relativas à via e ao tráfego local:

I - índice de acidentes significativo ou risco potencial de acidentes;

II - ausência de rampas em rodovias com declividade superior a 4% ao longo do trecho;

III - ausência de rampas em vias urbanas com declividade superior a 6% ao longo do trecho;

IV - ausência de curvas ou interferências visuais que impossibilitem boa visibilidade do dispositivo;

V - volume de tráfego inferior a 600 veículos por hora durante os períodos de pico, podendo a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via admitir volumes mais elevados, em locais com grande movimentação de pedestres, devendo ser justificados por estudos de engenharia de tráfego no local de implantação do dispositivo.

PROBLEMAS - No caso específico da lombada instalada na Rua Siqueira Campos, há diversos relatos de motoristas que tiveram danos sofridos em seus veículos. Casos de parachoques avariados, escapamentos arrancados e assoalhos amassados estão ocorrendo com frequencia.

Um exemplo dos problemas enfrentados pelos motoristas aconteceu na tarde deste sábado, dia 7. Por volta das 13h00, o motorista de um VW/Polo, ao tentar passar pelo dispositivo de trânsito, ficou com o seu carro 'enroscado' por mais de 10 minutos. Ele só conseguiu sair com o seu veículo depois que populares ajudaram a retirar o veículo, levantando-o e o empurrando com o emprego da força de cinco pessoas juntas. Durante ação que tentava desprender o veículo, o trânsito no local acabou ficando prejudicado.

De acordo com o proprietário de uma clínica veterinária que fica em frente à lombada (e que também reside no local), na noite de sexta para sábado não foi possível dormir, já que eram frequentes as freadas e as 'pancadas' de veículos ao atingirem a lombada. Ainda de acordo o médico veterinário, após quase uma noite inteira sem dormir, por volta das 6h00 ele foi novamente acordado com o barulho de batidas e marteladas. Ao conferir o que estava acontecendo, ele viu que funcionários da Prefeitura estariam colocando a sinalização exigida pela legislação de trânsito.

Já os moradores da Avenida das Primaveras, disseram em tom de ironia na manhã deste domingo à reportagem do DESCALVADO NEWS, para que não esquecêssemos de "congratular os responsáveis pela brilhante idéia" de instalar uma lombada em plena subida daquela via. De acordo com alguns moradores que preferiram não se identificar, no final da tarde de ontem, um caminhão carregado precisou voltar de de marcha-ré pela via, já que ao reduzir a velocidade para transpor o dispositivo (instalado próximo à residência de número 231), o veículo pesado acabou não tendo mais condições de prosseguir o seu trajeto.

  

Uma outra moradora indignada, disse que o problema no sentido oposto da Avenida das Primaveras (trecho de descida) é outro: segundo ela, os motoqueiros que circulam pelo local  agora usam a lombada instalada próxima à residência de número 281 como uma espécie de rampa, fazendo com que agora esses motociclistas aumentem a velocidade ao invés de diminuí-la, no intuito de ganhar impulso para a manobra perigosa.

PREJUÍZO AOS COFRES PÚBLICOS - Além de toda a polêmica gerada com a implantação das seis lombadas na semana que se encerrou, causando diversos prejuízos e transtornos aos motoristas descalvadenses, a celeuma não deve se encerrar por aí, uma vez que além dos gastos que já foram despendidos, a Prefeitura agora terá que necessariamente refazer todo o serviço efetuado, adequando os dispositivos redutores de velocidades nos padrões estabelecidos pelo Código Nacional de Trânsito.

A malfadada empreitada, realizada à revelia da Legislação Brasileira de Trânsito, demonstra à população do município de Descalvado, os prejuízos que podem causar a nomeação e a contratação de pessoas despreparadas para ocupar os cargos de confiança junto ao Poder Público Municipal. A esperança é a de que, às vésperas da instalação de uma nova administração, as nomeações para o preenchimento destes cargos sejam feitam por meio de critérios estritamente profissionais, onde cada cargo preenchido esteja ao menos familiarizado com o respectivo setor. Coisa que nos últimos 342 dias não houve sequer esse tipo de preocupação.
 

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