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Desde meados de
agosto do ano passado, quem liga para o 190 da Polícia Militar
de Descalvado, tem a chamada atendida por operadores do COPOM
(Comando de Policiamento) de Ribeirão Preto. Assim também
acontece com usuários de outras seis cidades da nossa região:
São Carlos, Ibaté Ribeirão Bonito, Dourado, Santa Rita do Passa
Quatro e Porto Ferreira.
A mudança no
sistema cumpre determinações do Governo Estadual de centralizar
o atendimento 190 nas sedes dos CPI (Comando de Policiamento do
Interior), transformando-o em um call center, tendo sido
implantada em todo o Estado de São Paulo |
De acordo com o Comandante da 3ª Cia da PM local, Capitão Luiz Sérgio Mussolini
Filho, assim que o sistema estiver totalmente implantado, a tendência do
tempo-resposta aos atendimentos é a da diminuição, de forma que a viatura chegue
o mais breve possível ao local solicitado.
“O cidadão ao utilizar o telefone de emergência 190, tem a solicitação
cadastrada e imediatamente o atendente envia online a solicitação ao Despachador,
que determina o deslocamento da viatura ao local da ocorrência. No nosso caso,
se o 190 de Ribeirão Preto estiver com todas as cabines ocupadas, o próprio
sistema remaneja a solicitação para outra central que esteja com atendentes
disponíveis”, explicou Mussolini.
A mudança estabelece que, para um atendimento mais rápido, a pessoa que faz uso
do telefone de emergência “190” deve informar a cidade e o endereço em que
esteja ocorrendo a emergência, bem como narrar o que está se passando com o
máximo de informações possíveis.
Entende o Comando da Polícia Militar do Estado que, com essa nova dinâmica de
atendimento, o serviço de emergência da PM será melhor controlado, o que
proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos chamados e uma diminuição
do tempo de espera pela viatura da Polícia Militar.
Na 3ª Cia da PM, a alteração no sistema permitiu que o efetivo do COPOM fosse
centralizado, permanecendo apenas um policial para o atendimento de outras
demandas. |