12/11//2013 (08h04)

Cirurgia de catarata pode aumentar tempo de vida em 40%
 


Pesquisa comparou pacientes com problemas de visão relacionados à catarata que fizeram a cirurgia e os não operados. (Foto:Divulgação)

Pessoas com perda de visão relacionada à catarata que realizaram a cirurgia para melhorar a sua visão podem viver 40% mais tempo do que aqueles com a mesma deficiência visual, que não realizaram a cirurgia.

A pesquisa foi elaborada a partir de dados recolhidos no Blue Mountains Eye Study, estudo de base populacional sobre problemas oculares comuns à população mais velha realizado na Austrália. Um total de 354 pessoas com idades acima de 49 anos e com diagnóstico de deficiência visual relacionadas à catarata foram avaliados entre 1992 e 2007. Foram realizados ajustes para idade e sexo, bem como uma série de fatores de risco de mortalidade, incluindo a hipertensão, diabetes, tabagismo, doença cardiovascular, índice de massa corporal e as medidas de fragilidade e comorbidades. As visitas de acompanhamento ocorreram após cinco e dez anos a partir do exame inicial.


Pesquisas anteriores já haviam indicado que as pessoas idosas com deficiência visual eram susceptíveis a um maior risco de mortalidade do que seus pares de idade com visão normal, e que a cirurgia de catarata pode reduzir este risco. A descoberta complementa as associações documentadas anteriormente entre deficiência visual e aumento da mortalidade entre as pessoas mais velhas. Isso mostra aos oftalmologistas que a correção dos problemas visuais em pacientes com deficiências relacionadas à catarata tem impactos importantes na saúde em geral.

Pacientes dão depoimento - No último final de semana aconteceu mais uma etapa do mutirão  de cirurgias de catarata no ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos. Foram operadas 220 pessoas nos dois dias. Um dos pacientes foi Delcir Lopes, que fez a cirurgia do olho esquerdo no domingo a tarde: “Estava marcado para o sábado mas eu mudei já que nesse dia é meu aniversário. Vou comemorar meus 80 anos e já ganho um presente que é esse operação para que eu fique bom das duas vistas;” contou o paciente antes da cirurgia. Delcir operou em setembro do olho direito e agora espera ficar bom de vez. Aposentado, trabalhou 36 anos na Fabber Castel em São Carlos e é casado há 54 anos. Depois de aposentado, ele ainda trabalhou como garçom em alguns buffets; ”Hoje minha esperança é de levar uma vida normal. Ainda dirijo, mas o que mais gosto é colocar minha cadeira na área e pensar em como a vida me foi generosa, muito embora eu tenha sido sempre muito regrado quando jovem e agora por exemplo sigo todas as recomendações médicas para realmente  ficar bem;” contou.

Já Pedro Júlio de Faria também fez a cirurgia de catarata na Santa Casa. Ele mora em Descalvado e falou que o processo para a  operação foi muito rápido. O Neto Leandro cuidou de tudo e veio com ele para São Carlos. Pedro Faria tem 82 anos e morava em São Paulo quando mais jovem trabalhando em serviços gerais e agora é aposentado: “Meu dia a dia mudou radicalmente após a cirurgia; antes não conseguia ler a bíblia e agora consigo ler perfeitamente. Foi uma benção e posso garantir que a minha qualidade  vida melhorou 75%. Valeu a pena e aproveito para agradecer a toda  a equipe do ambulatório pelo profissionalismo de todos;” agradeceu.

A descalvadense e dona do lar, Vera Lúcia Marcatto Zago, também operou em setembro e agora aproveitou para marcar a operação do outro olho. Com 54 anos ela contou que após a primeira cirurgia já consegue fazer todo o trabalho de casa sem qualquer problema. Assim como Pedro, Vera considera que a cirurgia foi uma benção.

*Com informações do Jornal Primeira Página
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Cirurgia de catarata pode aumentar tempo de vida em 40%
Sebrae-SP lança checkup online para avaliar empresas
Quarta Edição da Feira da Barganha aconteceu neste domingo no Jardim Velho
Conselho Nacional do Ministério Público lança campanha "Valente mesmo é quem não briga"
Lu Spilla toma posse em praça pública como prefeita de Ibaté
Polícia confirma que corpo encontrado no Rio Pardo em Barretos é do menino Joaquim
Honda Civic colide em moto e mata casal em rodovia de São Carlos
Dinamites não explodem e furto à caixas eletrônicos é frustrado em Santa Rita do Passa Quatro
Foragido da justiça de Descalvado é preso na região metropolitana de Londrina, no Paraná
Câmara Municipal suspende a posse da prefeita eleita de Ibaté, Lu Spilla
Alckmin realiza a entrega de uma nova ambulância para Descalvado
Homem tenta o suicídio próximo à SP-215
Paiol Agropecuária comemora seu aniversário neste sábado com exposição e venda de filhotes de raça e feira de adoção da APAD
Canteiro de obras na SP-225 em Pirassununga volta a ser alvo de criminosos
Casal de Porto Ferreira fica ferido após colidir Uno na traseira de caminhão
Após 30 anos, homem reencontra três irmãos enquanto procura o pai que está desaparecido
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"