O DER está com processo licitatório aberto para a contratação de empresa que irá
implantar e gerenciar oito novos radares eletrônicos em estradas e acessos de
rodovias
na região de Araraquara.Ao todo, serão adquiridos 549 radares fixos para todo o Estado de São Paulo.
Serão 114
lombadas eletrônicas, com registro digital de velocidade, e 124 radares com
dispositivo
de leitura das placas dos veículos e cálculo do tempo da viagem.
Atualmente, em todas as rodovias estaduais operam 345 radares fixos, dos quais
183
estão em estradas do DER e 162 em rodovias concedidas à iniciativa privada. Com
os
novos radares, o número chegará a 894 dispositivos de fiscalização fixos.
Nos trechos fiscalizados pela Regional do DER de Araraquara, oito pontos foram
indicados para receber os dispositivos. (Veja a lista completa abaixo).
Dois dos radares devem ficar no Km 2 da via de acesso da SPA-268 à Rodovia
Washington Luís (SP-310), próximo
ao Auto Posto Morada do Sol; e no Km 4,9 da SP-257, no trevo de acesso a Américo
Brasiliense, à Rodovia Antônio Machado Sant’anna (SP-255) e a Estrada Vicinal
Manoel
de Abreu.
Já as lombadas eletrônicas devem ser instaladas no Km 150 da Rodovia Luís
Augusto de
Oliveira (SP-215), que liga São Carlos a Dourado, no trecho que passa bem em
frente ao
bairro Cidade Aracy, em São Carlos; e no Km 288 da via de acesso à SP-255, em
frente
à Iesa.
O edital foi lançado o ano passado e republicado em 2013. No momento, aguarda
julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pois uma das empresas
participantes entrou com recurso contra a empresa vencedora - o Consórcio SVS,
que apresentou menor preço, totalizando cerca de R$ 40 milhões.
O edital está
dividido em 14 lotes e abrange quase todas as regiões do Estado:
Araraquara, Ribeirão Preto, Rio Claro, Barretos, São José do Rio
Preto, Campinas, Itapetininga, Bauru, Cubatão, Taubaté, Assis,
São Paulo, Araçatuba e Presidente Prudente
ACIDENTES –
Segundo o DER, a medida visa diminuir o número de acidentes nas
estradas paulistas até 2020. Em 2012, foram sete mil mortes nas
estradas por excesso de velocidade, sendo dois mil em rodovias
paulistas.
Um levantamento
feito pelo DER entre os anos de 2005 e 2011 aponta 500 pontos
críticos com maior incidência de excesso de velocidade nas 144
rodovias paulistas que ainda não têm bases fixas de radar. O DER
administra 16,4 mil quilômetros de rodovias e a média é de um
radar fixo a cada 89,6 quilômetros. O controle da velocidade é
quase três vezes menor nessas estradas do que nas rodovias sob
concessão. Nos 6,3 mil quilômetros de malha concedida, a média é
de um radar fixo para cada 38,8 quilômetros.
Lombadas
eletrônicas (com marcador da velocidade):
- Km 150 da Rodovia
Luís Augusto de Oliveira (SP-215), que liga São Carlos a
Dourado, em frente ao bairro Cidade Aracy, em São Carlos;
- Km 112 da Rodovia
Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), na entrada de Boa
Esperança do Sul; este trecho receberá duas lombadas
eletrônicas, uma para cada entrada;
- KM 288 da
SPA-074/255, via de acesso à Iesa, em Américo Brasiliense;
Radar fixo:
- Km 216 da Rodovia
Cunha Bueno, que liga Jaboticabal a Guariba;
- Km 4,9 da SP-257
– é o trevo de acesso a Américo Brasiliense, entre a Rodovia
Antônio Machado Sant’anna (SP-255) e a Estrada Vicinal Manoel de
Abreu;
- Km 15 da Via de
Acesso 331, em Ibitinga;
- Km 2 da SPA-268 -
é a via de acesso à Rodovia Washington Luís (SP-310) pelo Auto
Posto Morada do Sol;
- Km 381 da SP-34 -
é a via de acesso à Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira,
em Ibitinga.
*Fonte:
Portal K3
|