Desde o início do mês de setembro, o DESCALVADO NEWS vêm
recebendo diversas reclamações de munícipes, que tentam
solicitar a instalação de uma linha residencial e são pegos de
surpresa com a notícia de que a Vivo só está disponibilizando as
linhas através da tecnologia sem fio. Pelo menos dois destes
munícipes residem no bairro do Recanto dos Ipês, e outro no
Bosque do Tamanduá. Como todos sabem, ambos os bairros não
possuem um sinal de qualidade de telefonia celular, o que torna
completamente inviável a aquisição deste tipo de telefone.
Assim, os moradores desses e de outros bairros da cidade que
também sofrem com a péssima qualidade no sinal de telefonia
celular, agora também ficam sem a opção de ter um telefone fixo
residencial, e que ao menos funcionava.
Mas
não é só. Ao adquirir o serviço de linha residencial através da
tecnologia SWT, ou seja sem fio, o usuário também não poderá
solicitar a instalação do serviço de internet banda larga Speedy,
já que o serviço só pode ser oferecido através de uma linha fixa
instalada por cabo. Segundo uma das atendentes da central de
atendimento de vendas da Vivo, isso não é problema, já que o
serviço de internet banda larga em Descalvado também pode ser
adquirido com a tecnologia sem fio através do sinal 3G que a
operadora oferece. O que a Vivo - ou melhor, as suas atendentes
- não informa, é que o sinal 3G em Descalvado é também um
serviço de péssima qualidade, e que não cobre sequer metade da área
territorial urbana da cidade.
Também não é de hoje que os usuários da Vivo em Descalvado vêm
encontrando problemas com a aquisição ou alteração do serviço
Speedy. Segundo alguns técnicos que prestam serviços
terceirizados para a operadora, os equipamentos e servidores instalados em
Descalvado e que fornecem o serviço de internet banda larga,
estão com cerca de 30% da sua capacidade comprometidas, o que
traduzindo em bom português, significa dizer que pouco menos da
metade das portas não estão funcionando ou estão danificadas.
Com o problema técnico identificado, existem moradores de
determinadas regiões da cidade que alegam tentar assinar o
serviço há mais de um ano e não conseguem, recebendo sempre como
justificativa a mesma resposta: "indisponibilidade técnica".
Uma
outra reclamação dos usuários do serviço Speedy é quanto a
alteração de endereço de instalação. Em Descalvado, há diversos
casos em que o usuário do serviço de internet banda larga, após
mudar de residência, solicitou a mudança da sua linha para um
novo endereço, mas com a mudança, ele teria perdido o serviço de
internet cadastrado para aquela linha. Segundo esses clientes da
Vivo, a justificativa dada pela operadora foi a mesma repassada
para os novos assinantes que pretendem solicitar o serviço:
"indisponibilidade técnica no local". De acordo com
alguns
usuários que tiveram esse problema, a 'desculpa' dada pela
operadora não teria fundamento, já que muitos relataram que
mudaram apenas de residência, mas continuaram no mesmo bairro ou
até na mesma rua, e mesmo assim perderam o serviço de internet.
Infelizmente o município de Descalvado hoje é atendido por
apenas uma única operadora de telefonia fixa, o que deixa os
usuários à mercê de uma empresa que não investe na cidade e é a
campeã de reclamações no Procon. Com isso, o município
infelizmente perde no seu desenvolvimento, e principalmente,
exclui a população do acesso à novas e mais confiáveis
tecnologias.
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