23/04/2014 (08h33)

CASO BALDIN

Júri condena ex-esposa e executor por homicídio de usineiro

Depois de um dia todo de trabalho intenso, o Tribunal do Júri da Comarca de Pirassununga julgou nesta terça-feira (22) dois dos envolvidos no assassinato do usineiro Flávio Daniel Baldin. O crime aconteceu na madrugada do dia 18 de fevereiro de 2009 (a vítima tinha 34 anos) e a prisão dos acusados no dia 5 de junho do mesmo ano.

O julgamento durou quase 12 horas. O início foi por volta das 10 horas da manhã e o encerramento poucos minutos antes das 22 horas.  Nenhuma testemunha foi apresentada pela defesa e pela acusação. Dos 25 jurados convocados, sete foram definidos em sorteio para compor o conselho de sentença. Foi confirmada a expectativa de que o resultado fosse proferido ainda nesta terça-feira (22).


A acusação foi feita pelo Promotor de Justiça, Dr. Luis Henrique Rodrigues de Almeida. O julgamento foi conduzido pela Juíza de Direito, Dra. Roseli José Fernandes Coutinho, que substituiu o Juiz, Dr. Donek Hilsenrath Garcia que somente não esteve presente elaborando a sentença de condenação devido a um problema de saúde.

Julgada como mandante do crime, a então esposa da vítima, Josilene Aparecida da Cruz Baldin foi condenada a 19 anos e 20 dias em regime fechado. Já o acusado de ser executor, Rafael Guimarães do Nascimento, foi condenado a pena de 16 anos e quatro meses. Os dois cumprirão inicialmente em regime fechado, sendo negado o apelo em liberdade.

O julgamento foi desmembrado a pedido da defesa. Com isso, o amante de Josilene, Rodrigo Vilela da Silva e seu primo Diego Anderson Mosselin Barbelli (que teria contratado o executor) serão julgados somente no dia 26 de julho.

“Estou absolutamente tranquilo com minha consciência e satisfeito com o resultado. A prova toda indicava a responsabilidade da mandante e do executor. Concluímos aqui a responsabilização criminal da mandante e do executor, agora, por óbvio vai a haver a demonstração da responsabilidade do amante e do intermediário”, afirmou o promotor de Justiça, dr. Luís Henrique de Almeida

Sobre a possibilidade dos acusados terem pena reduzida, a promotoria foi enfática: “Ela vai cumprir ainda bons anos de cadeia. Na minha opinião a pena é pouca, pois não vamos mais ter a vítima. Em todos os homicídios tenho dito isso. A vida humana, que é o berço de todos os direitos deve ser respeitada”, disse.

O advogado de Josielene, Dr. Paulo Roberto da Silva Passos, afirmou a todo momento em plenário que as informações não eram suficientes para incriminá-la e que ela é inocente. Nenhuma das famílias presentes no julgamento se manifestou quanto à decisão do júri.

O CRIME - Na ocasião, dia 18 de fevereiro de 2009, Daniel foi encontrado morto em uma vicinal às margens da rodovia SP-225 com uma perfuração de projétil de arma de fogo. Pouco mais de 100 dias após o crime, intensas investigações da Polícia Civil de Pirassununga trouxeram como mandante sua então esposa. Ela foi presa em Peruíbe, litoral paulista, com seu amante. No mesmo momento diligências eram feitas em São Bernardo do Campo onde o executor foi preso. Em Pirassununga, o primo da mulher era também detido. 

*Fonte: G1/São Carlos - Foto: Paulo Chiari
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Júri condena ex-esposa e executor por homicídio de usineiro
Vítima reage e atropela suspeito de assalto em São Carlos
Mães denunciam na polícia homem de 26 anos que oferecia drogas e abusava de meninos entre 11 e 14 anos
Classic fica totalmente destruído após capotar na Vicinal Vito Gaia Puoli
Confira mais de 500 vagas em Concursos Públicos pela região
Em menos de 4 meses, 13 ataques a caixas assustam moradores da região
Homem de 39 anos é encontrado morto dentro de casa na Avenida Pio XII
32 menores infratores fogem da Fundação Casa de Ribeirão Preto
Peugeot pega fogo na SP-215
Homem de 59 anos é encontrado morto em rodovia de Pirassununga
Jovem de 21 anos morre afogado na Represa do 29 e banhista flagra momento em fotos
Em Brasília: Ministra Tereza Campello recebe comitiva descalvadense
SP ganha nova etapa do Detecta, sistema de monitoramento criminal
Tia e sobrinhas ficam presas entre as ferragens após capotamento em alça de acesso à SP-215
Papa Francisco convida a contemplar o Crucificado, beijá-lo e dizer-lhe 'Obrigado, Jesus'
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"