07/08/2014 (21h20)

ECONOMIA

Comércio internacional de carne de frango anima produtores brasileiros e pode reaquecer avicultura em Descalvado

Escândalo do frango na China e embargo russo à importação de carnes da União Européia e dos Estados Unidos criam uma revolução nas exportações brasileiras. Produtores descalvadenses poderão ser beneficiados com o novo cenário no agronegócio.

Aquele velho e conhecido ditado que diz que 'a desgraça de uns pode significar a alegria de outros', poderá se tornar uma das frases que marcará o início de uma nova era da avicultura e da suinocultura brasileira, incluindo aí é claro, o agronegócio em Descalvado. Isso porque desde que foi anunciado no final de julho o escândalo da venda de carne de frango estragada por uma subsidiária americana na China, uma janela de oportunidades vem se abrindo para os frigoríficos brasileiros acessarem o mercado internacional de carne de frango, e elevar o país para a segunda colocação no ranking dos maiores exportadores do produto no planeta. A liderança é claro, é dos americanos.

Até o problema surgir, a China representava 50% das importações japonesas, mas o escândalo alterou a política de compras de clientes como o McDonald's do Japão. Na terça-feira (5), a presidente do McDonald's do Japão, Sarah Casanova, disse em entrevista, que a empresa estuda comprar carne de frango processada do Brasil.

Ela afirmou que a suspensão de importações da China já provocou problemas de abastecimento na rede de fast-food, levando à retirada de dois produtos do cardápio do restaurante por conta da dificuldade de obter volumes suficientes. Assim, o Brasil poderia ajudar o McDonald's a abastecer seus estoques de carne de frango processada, segundo ela.

Com a suspensão de compras de carne de frango da China anunciada pelo McDonald's - e, eventualmente, de outros importadores -, o Brasil pode ganhar espaço no Japão, uma vez que a Tailândia não é capaz de fornecer todo o volume antes fornecido pela China. Num cálculo preliminar, considerando um preço médio de exportação de US$ 3,5 mil por tonelada, o Brasil poderia obter mais de US$ 700 milhões se abocanhasse toda a fatia que a China vende para o Japão.

Novas previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugerem que, após um período de crescimento moderado, pouco superior a 1% ao ano, a produção brasileira de carne de frango pode, a partir do ano que vem, voltar a registrar índices maiores de expansão.

Dentro dessa projeção, o incremento previsto para 2015 pode superar os 5%, fazendo com que o Brasil ultrapasse a produção chinesa e se torne o segundo maior produtor mundial de carne de aves.

A liderança, imbatível, segue com os EUA que, em 2023 pode estar produzindo cerca de 24 milhões de toneladas de carnes avícolas, quase um quarto a mais que o registrado em 2012. Mas o ritmo é inferior ao previsto para a China, onde o volume produzido tende a aumentar 33%.

EMBARGO RUSSO À CARNE EUROPÉIA E AMERICANA PODE SER A REVOLUÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO   - O mercado da Rússia para as carnes brasileiras também deverá ganhar ainda mais importância após o embargo russo aos produtos dos Estados Unidos e da União Européia. A medida anunciada poderá representar uma revolução para a indústria do Brasil, comparável à que a China provocou nas exportações de soja do país na última década, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (7).

Nesta quarta-feira (6), a Rússia informou que permitirá que o Brasil aumente significativamente suas exportações de carne e laticínios ao país, em meio a embargos russos aplicados a produtos alimentícios dos EUA e da União Européia, em retaliação a medidas do Ocidente por conta da crise na Ucrânia.


Rússia anunciou que vai proibir importação de alimentos dos EUA e União Européia

"Este anúncio é a grande oportunidade do mercado brasileiro trabalhar para conseguir exportar o nosso produto, seja ele bovino, suíno ou de aves", afirmou o secretário de Política Agrícola, Seneri Paludo, durante conferência de imprensa para comentar números de safra. Segundo ele, a Rússia tem potencial de ser grande consumidor de commodities agrícolas.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Carnes (Abiec) afirmou que o número de unidades habilitadas a exportar passou de 31 para 89 plantas após o movimento russo contra o Ocidente. Já a Associação Brasileira para Proteína Animal (ABPA) informou que 25 unidades foram habilitadas na quarta-feira para exportar carne de frango ao mercado russo, totalizando agora 38 fábricas. Na carne suína, as unidades habilitadas passaram de oito para 12.

"Talvez, do mesmo jeito que aconteceu no processo de revolução na cadeia de grãos 10, 12 anos atrás, a gente esteja vendo agora uma grande janela, de causar uma revolução na produção de carnes brasileira", disse o secretário.

As indústrias de frango do Brasil têm condições de atender "tranquilamente" uma demanda adicional da Rússia, que seria de cerca de 150 mil toneladas ao ano, disse a ABPA. Em 2013, as exportações de carne de frango do Brasil à Rússia somaram 60 mil toneladas.


Granjas vazias em Descalvado podem estar com os dias contados, caso o cenário econômico internacional
manter-se favorável aos produtores brasileiros.
UMA NOVA ERA PARA A AVICULTURA DESCALVADENSE - Diante de todos os recentes acontecimentos internacionais, e com a empolgação com que o mercado exportador - e o próprio Ministério da Agricultura - vem reagindo, os avicultores de todo o país já sinalizam uma nova [e promissora] corrida na produção da carne de frango.

Se até o mês passado Descalvado lamentava o fechamento [pela segunda vez] de um dos maiores abatedouros de aves do interior paulista, com a reação quase que imediata do mercado exportador de carnes de frango vem demonstrando diante dos acontecimentos internacionais, resta agora saber se os produtores descalvadenses também irão apostar neste novo cenário do agronegócio.

Segundo informações de pessoas ligadas ao setor avícola no município, é cada vez mais forte os rumores de que uma gigante do setor de carnes bovinas - e que desde 2012 vem investindo cada vez mais no mercado de aves -, estaria em negociação com os proprietários de todo o ativo que compõe o abatedouro que abrigava a empresa Rigor Alimentos, fechada em maio deste ano.

O frigorífico - que está instalado em uma extensão de 56.000 m² e com 10.700 m² de construção - possui capacidade de produção de 160.000 aves/dia. A estrutura industrial que compõe o complexo do abatedouro é totalmente automatizada, e constituída por equipamentos inseridos nos modernos padrões de tecnologia, fatores esses que contribuem para atrair os investidores de todo o setor.

Ainda de acordo com as informações, diante do novo cenário que se instalou nos últimos dias, as negociações podem caminhar para um rápido desfecho. Se confirmadas e mantidas as previsões comerciais do mercado internacional - e que agora voltam os olhos para o produto brasileiro -, Descalvado poderá reviver um dos ciclos econômicos que mais marcaram a sua história.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Comércio internacional de carne de frango anima produtores brasileiros e pode reaquecer avicultura em Descalvado
Acidente interdita pista da Rodovia Washington Luís em Araraquara
Menino de 3 anos fica ferido após carro cair em córrego de São Carlos
Acidente em cruzamento ao lado do Jardim Velho deixa motociclista com traumatismo craniano
Sebrae-SP oferece oportunidades de capacitação em Descalvado
TSE determina que prefeito e vice cassados assumam cargos em Ibaté
Santana capota na estrada de 'Aparecidinha' e deixa duas mulheres feridas
Domingo tem encontro de carros antigos em Descalvado
Justiça obriga empresa de consórcio a indenizar 200 consumidores lesados em Araraquara
Ventos a 50 km/h derrubam banner e avenida é interditada em São Carlos
PM apreende computadores e documentos em execuções de mandados judiciais
Motociclista colide na traseira de Palio Weekend na SP-215
Polícia Militar localiza simulacros de armas de fogo escondidas em terreno da Rua Bezerra Paes
Dois homens são detidos pela PM de Porto Ferreira circulando em Monza furtado em Descalvado
Homem de 45 anos morre atropelado após cair de Saveiro na Fazenda Invernada
Seis pessoas ficaram feridas em colisão frontal da SP-215 em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"