23/12/2014 (08h20)

Sobe número de famílias endividadas em dezembro, após 3 quedas seguidas

59,3% das famílias têm algum tipo de dívida em dezembro, mostra CNC. O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida.

O ano encerra com uma leve alta no número de famílias endividadas, após três meses seguidos de queda, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta segunda-feira (22). O levantamento mostra que 59,3% das famílias têm algum tipo de dívida em dezembro, alta de 0,1 ponto percentual em relação a novembro. Entretanto, houve recuo na comparação com o mesmo período de 2013, quando o endividamento atingiu 62,2% das famílias brasileiras.

“A cautela das famílias em relação ao consumo, observada nos índices de confiança e de intenção de consumo, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas”, afirmou o economista da CNC Bruno Fernandes. “Entre as famílias com dívidas, o comprometimento da renda com o pagamento aumentou, acompanhando o custo elevado do crédito”.

A elevação do percentual de famílias endividadas foi acompanhada pelo percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso, ou seja, inadimplentes, na comparação mensal – passando de 18,0% para 18,5% do total. Entretanto, houve queda do número de famílias inadimplentes em relação a dezembro de 2013, quando esse indicador alcançou 20,8% do total.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, também apresentou leve alta na comparação mensal, recuando, contudo, na comparação anual, alcançando 5,8% em dezembro de 2014, ante 5,5% em novembro de 2014 e 6,5% em dezembro de 2013.

A alta do número de famílias endividadas na comparação com o mês anterior foi observada pela faixa de renda acima de 10 salários mínimos. Na comparação anual, ambas as faixas de renda apresentaram recuo. Para as famílias que ganham até 10 salários mínimos, o percentual daquelas com dívidas foi de 60,6% em dezembro, ante 60,7% em novembro e 63,9% em dezembro de 2013. Para o grupo com renda acima de 10 salários mínimos, o percentual de famílias endividadas passou de 52,1%, em novembro, para 52,2% em dezembro. Em dezembro de 2013 o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era de 53,9%.

Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso foi de 60 dias em dezembro – acima dos 59,4 dias de dezembro de 2013. O tempo médio de comprometimento com dívidas entre as famílias endividadas foi de 6,9 meses, sendo que 27,5% estão comprometidas com dívidas até três meses, e 32,5%, por mais de um ano. A parcela média da renda comprometida com dívidas aumentou na comparação anual, passando de 30,2% para 30,6%, e 22% delas afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 74,6% das famílias endividadas, seguido por carnês (18%), e financiamento de carro (14,5%). Para as famílias com renda até 10 salários mínimos, cartão de crédito (75,3%), carnês (19,1%) e financiamento de carro (11,7%) são os principais tipos de dívida apontados. Já para famílias com renda acima de 10 salários mínimos, os principais tipos de dívida indicados em dezembro foram cartão de crédito (71,1%), financiamento de carro (27,8%) e financiamento de casa (17%).

*Fonte: G1/Economia
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Sobe número de famílias endividadas em dezembro, após 3 quedas seguidas
Motorista morre após ser atingido por carroceria que se soltou de treminhão
Incêndio de grande porte atinge cerâmica de Porto Ferreira
Motorista provoca acidente na Rodovia Washington Luis e foge
Angústia e tristeza levam mulheres a comer mais chocolate, aponta USP
Ministério Público reforça recomendação para que a nova administração da Santa Casa não seja composta por nenhum dos investigados em inquérito civil
Chuva forte causa transtornos no trânsito em São Carlos
Operações de Natal e Ano Novo têm início nas estradas paulistas
Justiça condena Facebook a pagar R$ 10 mil para prefeito de São Roque
Ladrões assaltam residência de Porto Ferreira e capotam carro na fuga
Senado aprova correção em 6,5% da tabela do imposto de renda
Novos extintores para veículos são obrigatórios a partir do dia 1º
Parati furtada em Descalvado é localizada pela PM de Porto Ferreira
Acidente entre caminhões mata duas pessoas na Rodovia Anhanguera
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"