21/12/2014 (12h09)

Angústia e tristeza levam mulheres a comer mais chocolate, aponta USP

Voluntárias comeram mais depois de verem filme com emoções negativas. Abuso foi maior entre mulheres de bem com a balança, alerta nutricionista.

O que antes era um senso comum a respeito do comportamento feminino em relação aos doces acaba de ganhar bases científicas, graças a um estudo desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto. Uma pesquisa de mestrado realizada este ano e recentemente divulgada pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina concluiu que as mulheres estão mais propensas a comer alimentos de alto valor energético, como o chocolate, quando estão tristes ou angustiadas.

O trabalho também apontou que as mulheres com peso normal foram menos vigilantes aos abusos com as

guloseimas do que aquelas acima do peso. Para as pesquisadoras envolvidas no estudo, as conclusões podem ajudar a orientar tratamentos nutricionais para crianças, jovens e adultos em geral, além de fazerem um alerta: podemos comer sem estar com fome dependendo do que estamos sentindo.

O estudo foi conduzido pela nutricionista Ana Carolina de Aguiar Moreira, autora do trabalho de mestrado, e sua orientadora, Rosa Wanda Diez Garcia, com a ajuda de 43 voluntárias. Estas tinham uma mesa repleta de alimentos, de suco de laranja sem açúcar a brigadeiro, para desfrutar à vontade após assistirem, em pequenos grupos e em dias distintos, a dois vídeos diferentes: um focado em emoções negativas e outro neutro.

De acordo com as pesquisadoras, quando expostas ao vídeo mais pessimista, com situações reais como discussão entre cônjuges, problemas no trânsito, dificuldade financeira e assédio sexual, as mulheres não só comeram mais como também preferiram o brigadeiro à uva.

"Tínhamos como hipótese que em uma sociedade onde temos muita disponibilidade de guloseimas o tempo todo as situações de tensão da vida cotidiana, preocupações, problemas podem fazer a pessoa comer. Se ela descobre que quando come tem um alívio, nossa hipótese é que essas emoções desse ambiente podem desencadear esse mecanismo: você come para sentir um certo alívio”, afirma Rosa, que é professora  de Nutrição e Metabolismo na USP em Ribeirão.

O curioso é que as evidências mostraram que as emoções negativas surtiram menor influência sobre a quantidade de calorias ingeridas pelas mulheres com sobrepeso em relação às que estão dentro de uma faixa de peso normal. Ao final das sessões em que foi exibido o lado mais trágico e pessimista da vida, as 20 voluntárias de bem com a balança comeram 82% mais doces e tiveram um consumo energético total 51% maior do que quando viram o filme mais tranquilo – com cenas relacionadas a tarefas cotidianas como dormir, acordar e caminhar.

A refeição do outro grupo analisado, com 23 mulheres com sobrepeso, também ficou mais calórica após o filme angustiante, mas em menor proporção: elas consumiram 48% mais chocolate e tiveram um consumo energético total 39% maior do que quando foram induzidas a ficarem mais calmas. “As mulheres com peso normal consumiram mais, talvez porque sejam menos preocupadas com o peso e porque se sentiram mais livres para comer mais do que as mulheres com excesso de peso. Outra explicação é o limite que as mulheres com sobrepeso impõem, porque já consumiram mais que as outras em geral”, diz.

Embora reconheça que cada pessoa possa ter uma reação diferente em relação às emoções, a docente acredita que o estudo possa orientar futuras abordagens a quem procura perder peso e aderir a um programa de reeducação alimentar. “Não podemos dizer que todo mundo recorra ao mesmo mecanismo da mesma maneira, mas devemos considerar isso em uma abordagem terapêutica. O grande ganho disso é tomarmos consciência de como nós funcionamos com alimentação. Muitas vezes comemos porque estamos com vontade, porque vimos uma propaganda que tem alguma coisa gostosa, mas muitas vezes não prestamos atenção se estamos ou não com fome”, conclui.

*Fonte: G1/Ribeirão Preto
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Angústia e tristeza levam mulheres a comer mais chocolate, aponta USP
Ministério Público reforça recomendação para que a nova administração da Santa Casa não seja composta por nenhum dos investigados em inquérito civil
Chuva forte causa transtornos no trânsito em São Carlos
Operações de Natal e Ano Novo têm início nas estradas paulistas
Justiça condena Facebook a pagar R$ 10 mil para prefeito de São Roque
Ladrões assaltam residência de Porto Ferreira e capotam carro na fuga
Senado aprova correção em 6,5% da tabela do imposto de renda
Novos extintores para veículos são obrigatórios a partir do dia 1º
Parati furtada em Descalvado é localizada pela PM de Porto Ferreira
Acidente entre caminhões mata duas pessoas na Rodovia Anhanguera
Com um voto de diferença, Helton Venâncio é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal
Ciclista de 19 anos morre em colisão com ônibus em Porto Ferreira
Aluna da UFSCar denuncia assedio sexual de professor
‘Papai Noel Motoqueiro’ fez a alegria de 280 crianças do CAIC do bairro Morada do Sol
Descalvado News e Doce Lar lançam a promoção "Minha Selfie de Natal"
Ministério Público recomenda que envolvidos em denúncias não sejam reconduzidos à Santa Casa
Carreta perde o controle e atinge dois veículos na SP-215
Polícia prende dupla com 21 quilos de maconha em rodovia de Analândia
Região soma 40 registros de furto ou roubo a caixas eletrônicos neste ano
Caminhão com carga avaliada em R$ 700 mil é recuperado em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"