14/12/2014 (10h46)

Aluna da UFSCar denuncia assedio sexual de professor

Em depoimento pelo Facebook, estudante também postou foto com a cabeça raspada em sinal de protesto.

Em meio às recentes denúncias de estupros e assédio sexual em ambiente universitário, surge agora mais um relato, dessa vez na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A doutoranda Thais Moya publicou em seu perfil do Facebook, na noite desta quinta-feira (11), um relato de abuso sexual que teria sofrido do seu ex-orientador.

Junto com o relato, a estudante postou uma foto em que aparece com a cabeça raspada, como forma de protestar contra o crime que,

segundo ela, teria sido acobertado pela universidade. Até o início da manha deste domingo (14), a postagem da estudante havia sido compartilhada por quase 10 mil pessoas e recebido cerca de 13 mil curtidas.

“Raspei meus cabelos porque eu fui, duas vezes, agarrada e beijada por meu professor e (ex) orientador sem o meu consentimento (…) Raspei meus cabelos porque, depois de ser agarrada pelo professor e recusar, ele progressivamente me tirou dos projetos do núcleo de estudos que ele coordena”, afirma a jovem em seu depoimento.

O professor teria afirmado ainda, de acordo com Thais, que ela seria “uma franga sem doutorado que precisa colocar o rabo entre as pernas, parar de enfrentar professor doutor e aprender a jogar o jogo da academia, caso queira mesmo continuar nela”.

A doutoranda contou que chegou a procurar a ajuda da universidade e que outros alunos se mobilizaram , mas que todos foram ameaçados e intimidados.

Procurada, a Ufscar não se manifestou ainda sobre o relato publicado pela estudante. Confira a íntegra do texto: 

"Raspei minha cabeça como forma de protesto.
Raspei meus cabelos porque eu fui, duas vezes, agarrada e beijada por meu professor e (ex) orientador sem o meu consentimento.
Raspei a cabeça porque, como quase toda vítima de assédio, passei dois anos amedrontada e coagida pelas relações de poder que perpassam as consequências de denunciar o ocorrido. Senti-me responsável não apenas pela minha carreira profissional, mas pela do professor em questão e pelas consequências negativas que recairiam no Programa de Pós Graduação e nos colegas do núcleo de estudos.Calei-me, acovardada.
Raspei meus cabelos porque, depois de ser agarrada pelo professor e recusar, ele progressivamente me tirou dos projetos do núcleo de estudos que ele coordena, dizendo em uma ocasião que sou “uma franga sem doutorado, que precisa colocar o rabo entre as pernas, parar de enfrentar professor doutor e aprender a jogar o jogo da academia, caso eu queira mesmo continuar nela”. Além de em nada orientar minha pesquisa.
Raspei minha cabeça porque a coordenação elaborou um survey para as/os estudantes avaliarem o Programa. Tal survey foi apresentado como anônimo e vi nele a única oportunidade segura de relatar os assédios que sofri e também aqueles que testemunhei. No entanto, a coordenação do programa divulgou as respostas abertas do survey para todas/os estudantes.
Raspei meus cabelos porque um grupo de estudantes leu os relatos de assédios e se mobilizou, escrevendo uma carta para as/os docentes (CPG), reivindicando uma posição delas/es, principalmente, porque elas/es haviam ignorado por completo os relatos. Boa parte dos/as docentes ficou muito irritada e começou coagir seus orientandos com intuito de desmobilizar o processo de reivindicação em curso.
Raspei minha cabeça porque a coordenadora do Programa postou no seu facebook que os estudantes estavam “criminalizando a expressão sensual”.
Raspei meus cabelos porque, ontem, houve uma reunião marcada pelas/os docentes com as/os estudantes. Sem qualquer escrúpulo, a professora, que falava em nome do corpo docente, pronunciou os nomes dos relatados, que até então eram anônimos, e afirmou – baseada em argumentos que apelam para tradição – que meus relatos são mentirosos, pois conhece o professor há 20 anos e, segundo ela, trata-se de um homem comprometido e galante (!!).
Raspei minha cabeça porque as/os docentes exigiram a retirada da carta elaborada pelas/os estudantes, senão processariam judicialmente os representantes discentes. Instauraram um clima de terror e chantagem, que desmobilizou todas/os estudantes presentes.
Raspei meus cabelos porque as/os docentes compararam as/os estudantes aos nazistas, além de insinuar que os professores relatados estavam sendo vítimas de racismo e homofobia, já que se trata de um professor negro e outro gay. Houve uma estratégia sórdida de inverter o cenário, colocando-me como agressora, assim como todas/os estudantes.
Raspei minha cabeça porque cansei de ser assediada, coagida e chantageada.
Raspei meus cabelos porque eu fui publicamente humilhada, ofendida e desrespeitada por docentes que afirmaram que meus relatos de assédios são mentirosos sem nem ao menos me ouvirem pessoal e detalhadamente.
Raspei minha cabeça porque sofri um linchamento moral de um Programa de Pós Graduação que tentei até aqui preservar, tanto seus docentes, quanto discentes.
Raspei meus cabelos porque eu poderia me calar por mais 7 dias e defender meu doutorado sem mais constrangimentos e coações, mas eu me recuso fazer parte dessa lógica opressora que o corpo docente instaurou no Programa. Eu, mesmo com medo de mais retaliações, não me calo mais.
Raspei minha cabeça.
Raspei meus cabelos.
Mas permaneço em pé."
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Aluna da UFSCar denuncia assedio sexual de professor
‘Papai Noel Motoqueiro’ fez a alegria de 280 crianças do CAIC do bairro Morada do Sol
Descalvado News e Doce Lar lançam a promoção "Minha Selfie de Natal"
Ministério Público recomenda que envolvidos em denúncias não sejam reconduzidos à Santa Casa
Carreta perde o controle e atinge dois veículos na SP-215
Polícia prende dupla com 21 quilos de maconha em rodovia de Analândia
Região soma 40 registros de furto ou roubo a caixas eletrônicos neste ano
Caminhão com carga avaliada em R$ 700 mil é recuperado em São Carlos
Prefeitura cumpre promessa e paga Auxilio Transporte para os estudantes
Caminhão tomba carga de 560 galões de água em trevo de Casa Branca
Polícia Civil de Descalvado realiza oito prisões em dois dias de operação
Adolescente é atropelado na pista da Rodovia Anhanguera em Pirassununga
Unicastelo completa 50 anos e abre Processo Seletivo 2015 com FIES
Contran torna obrigatório sistema de freios 'ABS' ou 'CBS' em motocicletas novas
Colisão envolvendo quatro caminhões e três carros paralisa Washington Luiz em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"