Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos
de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na
maioria dos modelos. BMW, Harley-Davidson, Ducati e Triumph
possuem ABS em toda sua linha vendida no Brasil.
ABS
- O Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios,
em português), obrigatório desde janeiro deste ano para carros
novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. Para o
especialista em motos Roberto Agresti, "testes em piso seco e
condição de pavimentação ideal que comparam os espaços de
frenagem de uma moto dotada de ABS e outra sem – e com um piloto
habilidoso ao guidão – não resultam em grande diferença;
contudo, a situação muda de figura se atrás do guidão estiver
alguém inexperiente e/ou nem tão hábil, e, principalmente, se o
chão estiver molhado".
O ABS permite frear
forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a
alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é
normal.
CBS -
CBS é sigla em inglês para "Combined Braking System" (sistema de
freios combinados, em tradução livre). É mais barato e também
diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem
acionadores independentes para frear a roda da frente (manete
direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a
força de atuação entre os dois eixos.
A ideia do CBS é
corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio
traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte
do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o
sistema, a moto consegue parar antes.
O acionamento do
freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário
pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para
entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques
sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.
QUANDO COMEÇA A
VALER -
Veja abaixo o calendário de adoção dos sistemas, segundo a
resolução 509 do Contran:
- a partir de 1º de
janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou
importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou
importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou
importação.
Estão dispensados
dessa exigência veículos de uso exclusivo fora de estrada (off-road),
militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e
que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.
CUSTO DA MOTO
- Para a associação dos fabricantes, a Abraciclo, a indústria
brasileira já tem capacidade de ser adequar à exigência. "Esta
novidade trará mais segurança aos usuários. A norma é similar à
existente na Europa", diz o diretor-executivo José Eduardo
Gonçalves. Ele afirmou que "ainda é cedo" para saber o impacto
da exigência desses equipamentos no preço das motos.
Segundo a Honda,
que detém 80,4% do mercado brasileiro de motocicletas, a
diferença de valor de uma moto com e outra sem ABS é de cerca de
R$ 1,5 mil.
Recentemente, a
montadora japonesa lançou uma versão da CG 150 (moto mais
vendida do país), com CBS. É o primeiro modelo de moto de baixa
cilindrada com o sistema e o preço do modelo com esse item
aumentou em R$ 180. Veja como ele funciona no vídeo abaixo.
*Com
informações do Auto Esporte
|