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				Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos 
				de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na 
				maioria dos modelos. BMW, Harley-Davidson, Ducati e Triumph 
				possuem ABS em toda sua linha vendida no Brasil.
 
				ABS 
				- O Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios, 
				em português), obrigatório desde janeiro deste ano para carros 
				novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. Para o 
				especialista em motos Roberto Agresti, "testes em piso seco e 
				condição de pavimentação ideal que comparam os espaços de 
				frenagem de uma moto dotada de ABS e outra sem – e com um piloto 
				habilidoso ao guidão – não resultam em grande diferença; 
				contudo, a situação muda de figura se atrás do guidão estiver 
				alguém inexperiente e/ou nem tão hábil, e, principalmente, se o 
				chão estiver molhado". 
				O ABS permite frear 
				forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a 
				alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é 
				normal. 
				CBS - 
				CBS é sigla em inglês para "Combined Braking System" (sistema de 
				freios combinados, em tradução livre). É mais barato e também 
				diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem 
				acionadores independentes para frear a roda da frente (manete 
				direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a 
				força de atuação entre os dois eixos. 
				A ideia do CBS é 
				corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio 
				traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte 
				do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o 
				sistema, a moto consegue parar antes. 
				O acionamento do 
				freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário 
				pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para 
				entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques 
				sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira. 
				QUANDO COMEÇA A 
				VALER - 
				Veja abaixo o calendário de adoção dos sistemas, segundo a 
				resolução 509 do Contran: 
				- a partir de 1º de 
				janeiro de 2016: 10% da produção ou importação; 
				- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou 
				importação; 
				- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou 
				importação; 
				- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou 
				importação. 
				Estão dispensados 
				dessa exigência veículos de uso exclusivo fora de estrada (off-road), 
				militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e 
				que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h. 
				CUSTO DA MOTO 
				- Para a associação dos fabricantes, a Abraciclo, a indústria 
				brasileira já tem capacidade de ser adequar à exigência. "Esta 
				novidade trará mais segurança aos usuários. A norma é similar à 
				existente na Europa", diz o diretor-executivo José Eduardo 
				Gonçalves. Ele afirmou que "ainda é cedo" para saber o impacto 
				da exigência desses equipamentos no preço das motos. 
				Segundo a Honda, 
				que detém 80,4% do mercado brasileiro de motocicletas, a 
				diferença de valor de uma moto com e outra sem ABS é de cerca de 
				R$ 1,5 mil. 
				Recentemente, a 
				montadora japonesa lançou uma versão da CG 150 (moto mais 
				vendida do país), com CBS. É o primeiro modelo de moto de baixa 
				cilindrada com o sistema e o preço do modelo com esse item 
				aumentou em R$ 180. Veja como ele funciona no vídeo abaixo. 
				*Com 
				informações do Auto Esporte 
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