06/12/2014 (10h20)

Intervenção da Santa Casa deve se encerrar no dia 31 de dezembro

Durante esta semana, a Prefeitura Municipal de Descalvado, por meio do Secretário de Saúde e interventor da Santa Casa de Misericórdia, Edmilson Norberto Barbato, e também do Prefeito Henrique Fernando do Nascimento, realizaram encontros com os representantes da Câmara Municipal, do Ministério Público, da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa, além dos órgãos de imprensa do município, afim de discutir o relatório da primeira fase da intervenção ocorrido na entidade filantrópica.

Na terça-feira (2), aconteceu uma reunião entre o interventor da Santa Casa e oito

dos onze vereadores [Anderson Sposito, Argeu Reschini, Adilson Gonçalves, Guto Cavalcante, Helton Venâncio, Paula Peripato, Ricci e Zé Dias]. Para a reunião, também foram convocados os representantes da imprensa local, que chegaram a estranhar o posicionamento de alguns dos vereadores presentes, que não queriam a presença da imprensa no local. O impedimento foi superado minutos antes do início da apresentação do relatório, sob a imposição de não haver o registro do encontro por meio de fotos ou imagens.

Durante a apresentação do relatório aos vereadores, Edmilson Barbato explicou que no documento constavam aquilo que foi apurado nos primeiros 90 dias de intervenção, além dos resultados práticos e ações administrativas adotadas durante este período. O interventor informou ainda que o mesmo relatório [acompanhado de documentos que comprovariam os supostos indícios de irregularidades que culminaram no decreto de intervenção da entidade] já haviam sido entregues ao Ministério Público e à Mesa da Irmandade, sendo que no encontro com os representantes do Poder Legislativo, Barbato optou por não entrar em detalhes sobre as irregularidades encontradas, justificando não atrapalhar nem comprometer a apuração do Ministério Público.

Foram destacadas as principais medidas adotadas como a implantação de sistema informatizado para integrar todos os setores da entidade, entre eles o contábil, o financeiro e o administrativo, fornecendo condições de um controle mais ágil e transparente, além de oferecer treinamento e qualificação aos funcionários da entidade para uso de novas e importantes ferramentas.

Além disso, foi exposto que houve uma significativa redução de gastos com o Pronto Socorro Municipal, mesmo com um reajuste de 20% no pagamento efetuado aos médicos, reivindicação esta que vinha sendo feita a bastante tempo, segundo o interventor.

Também foram adquiridos neste período diversos equipamentos que deverão melhorar a qualidade no atendimento à população já nos próximos dias, como a compra de um novo aparelho de Raio-X (já entregue e que aguarda a instalação por técnicos especializados), um arco cirúrgico, berços aquecidos bisturi elétrico e outros equipamentos que serão entregues em breve.

De acordo com Edmilson Barbato, a população ainda não pôde notar de fato as mudanças, pois concomitantemente à intervenção, a Prefeitura Municipal de Descalvado vêm sofrendo [assim como a maioria das Prefeituras em todo o país] uma grave crise financeira, o que prejudicou os repasses de verbas à entidade desde o início do segundo semestre. Ainda segundo o Secretário de Saúde, o uso da desinformação por meio de boatos ou


Novo aparelho de Raio-X aguarda a instalação
pelos técnicos da empresa vencedora da licitação

especulações de cunho estritamente político, colaborou para que a população não pudesse se ater de fato para aquilo que vem sendo feito na saúde, e em especial na Santa Casa de Misericórdia e no Pronto Socorro Municipal.

Sobre as supostas irregularidades encontradas, o interventor reafirmou não ser dele o papel de julgar aquilo que foi possível apurar, e principalmente de apontar os nomes dos envolvidos nas irregularidades. Segundo ele, essa função caberá ao Ministério Público que já está de posse de toda a documentação e das provas encontradas, e também da Mesa Administrativa da entidade, que também já tem conhecimento dos fatos e nos próximos dias deverá escolher o seu novo provedor.

Um dos momentos mais tensos da reunião foi quando o vereador Argeu Reschini indagou Barbato sobre a veracidade daquilo que consta no documento que estava sendo apresentado. De acordo com o vereador - que tinha em mãos uma contestação elaborada por alguns dos envolvidos nas denúncias de irregularidades -, o relatório apresentado trata-se de uma arrogante ingerência de um grupo que aponta possíveis irregularidades administrativas (todas sanáveis segundo a contestação), em uma tentativa desesperada de justificar a permanência daquela que denominou de "fracassada equipe interventora".

Descontente com a fala do vereador, Barbato chegou a dizer que o propósito daquela reunião não era o de condenar ou apontar nomes, mas que estava claro que a intenção de Argeu naquele momento era o de defender os membros da sua família que estão envolvidos nas denúncias de irregularidades. Foi preciso intervir no diálogo dos dois para que a reunião não perdesse o foco e se transformasse em uma discussão de cunho pessoal. Surpreendendo a todos, o Presidente da Câmara, Anderson Sposito, levantou-se e deixou a Sala de Reuniões, afirmando não querer perder mais o seu tempo ali.

Mais enfático a partir deste ponto, o interventor acabou explanando sobre algumas das irregularidades apuradas, dentre elas a existência de funcionários fantasmas, desvio de recursos públicos, fraude em relógio ponto, desvio e venda de materiais hospitalares e medicamentos [em alguns casos de forma fiada com a existência inclusive de uma espécie de caderneta com os nomes dos compradores], inexistência de arquivos e controles contábeis e de laudos trabalhistas obrigatórios, irregularidades trabalhistas como funcionários trabalhando sem registro, além da constatação de que funcionários que já haviam sido demitidos continuavam recebendo os salários, e posteriormente eram contatados e orientados a devolver o dinheiro depositado sem a devida contabilização da devolução.

REUNIÃO ENTRE O PREFEITO E OS MEMBROS DA MESA ADMINISTRATIVA - No dia seguinte (quarta-feira, dia 3), aconteceu no prédio da Prefeitura Municipal uma reunião entre o Prefeito Henrique Fernando do Nascimento, o Vice-Prefeito Dr. Paulo Guerra e membros da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia, definindo que o encerramento da intervenção da entidade poderá ocorrer no próximo dia 31 de dezembro, assim como já estava previsto em decreto municipal que prorrogou a ação em meados de outubro.

A medida foi um consenso após o encaminhamento de um relatório da primeira fase da intervenção à Mesa Administrativa e também ao Ministério Público. De acordo com o prefeito Henrique, a reunião inicialmente foi tomada por um clima de desconfiança, até por conta de especulações na cidade (muitas delas de origem política), o que estaria causando uma certa instabilidade desnecessária para o atual momento da entidade, que tem vivenciado uma nova gestão administrativa, buscando a modernização e a melhoria  no atendimento da população. Mas, restou produtiva e necessária onde o intuito foi o de traçar o melhor caminho para a Santa Casa.

“Quis ouvir os membros da Mesa Administrativa com relação a eleição do novo provedor, a qual deve acontecer em dezembro, já que a intervenção pode se encerrar no dia 31. Achei importante inclusive os membros manifestarem o desejo do envolvimento de pessoas isentas e que não tiveram participação nesse episódio ou mesmo envolvidas nas denúncias, o que eu também concordo. Claro, a Santa Casa é a entidade que recebe o maior volume de recursos públicos da Prefeitura e portanto, cabe à administração, dar continuidade e acompanhamento aos feitos da entidade, respeitando a sua direção”, destacou Henrique.

O prefeito ressaltou que a pretensão é manter e fortalecer a parceria com a nova Provedoria que deve se estabelecer a partir de 2015 na Santa Casa e se necessário for, inclusive disponibilizando um servidor para colaborar com a Mesa nas questões administrativas desta nova fase da entidade. “Claro que eles terão a liberdade de escolha para a composição dos novos membros da Provedoria, mas a responsabilidade com o dinheiro público nos pede a parceria, haja vista que 95% das despesas da entidade são custeadas pela Prefeitura”, disse Henrique.

O Ministério Público também foi informado da data do possível encerramento da intervenção da Santa Casa e através da Promotora Dra. Mariana Fittipaldi, se colocou a disposição para colaborar com a Prefeitura e a Mesa Administrativa e reunir-se com as partes nos próximos dias, antes da eleição da nova Provedoria, para melhor condução dos trâmites administrativos que deverão ser adotados.

Caso haja até o final do ano a eleição para a nova Provedoria, é entendimento também da justiça de que por prudência e cautela, pessoas que estejam envolvidas neste processo, se abstenham da participação, uma vez que ainda tramita no Ministério Público o Inquérito Civil que investiga as denúncias envolvendo a Santa Casa.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Intervenção da Santa Casa deve se encerrar no dia 31 de dezembro
Associação dos Amigos do Museu e Museu Público Municipal recuperam chafariz do Jardim Velho
Cachoeira de Emas recebe a 'Festa da Piracema', com diversas atrações nos dias 7 e 8 de dezembro
MP apura o atraso de repasses do auxílio-transporte à estudantes de Descalvado
Homem tenta agredir a esposa e é morto a facadas pelo enteado, diz PM
Ciclista de 28 anos morre atropelado por uma carreta na Rodovia SP-215, em Palmeiras
Breshopping Solidário convida população para mobilização em prol da causa animal e de entidades locais
Fênix espera poder contar com solidariedade descalvadense para transformar o Natal de famílias carentes
Motorista de 18 anos despenca com Citroën na vala de córrego em São Carlos
Nível de represa sobe e racionamento será suspenso nos fins de semana
Produtores rurais têm oportunidade de capacitação gratuita em Descalvado
Motorista de Descalvado morre após bater carro de frente com caminhão em São Carlos
Carreta tomba após rodeiro do reboque sair do asfalto e cair em desnível em Pirassununga
Mais de 7 mil consumidores registraram queixas contra empresas durante o Black Friday
Motorista abandona Camaro após colidir em poste no centro de Pirassununga
Prisma atinge violentamente traseira de Gol na SP-215
Aeroporto de Araraquara pode virar "elefante branco" a partir do dia 20 de dezembro
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"