de pagamento, como
boletos bancários. Outra forma de maquiagem identificada pelos
consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o
desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que
“sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual.
Algumas empresas tiveram falta de produtos em estoque já nas
duas primeiras horas da promoção.
Durante a
madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande
número de acessos, mas desde o amanhecer são problemas
relacionados a preço e condições de pagamento e entrega que
concentram a maioria das reclamações. Problemas de falta de
produtos anunciados em estoque também são relatados por
consumidores de todo o país.
Muitas empresas
também estão sendo questionadas quanto ao prazo do frete.
Consumidores que pensaram em aproveitar a Black Friday para
adiantar as compras de Natal com desconto foram surpreendidos no
momento de fechar as compras: alguns produtos só devem chegar
depois do ano novo. De acordo com a Reclame Aqui, os prazos de
entrega em muitas das lojas foi estendido para a promoção deste
ano. Há casos de previsão de mais de 50 dias para entrega. Em
outros, a entrega será em até 30 dias úteis.
De acordo a
Reclame Aqui, até as 6h00 da manhã desta segunda-feira (1º), a loja líder do ranking de reclamações durante
a realização do
Black Friday 2014 foi a Americanas.com, com 1.754 reclamações,
seguida pela Submarino (1.320) e Saraiva (1000), ShopTime (388)
e Extra.com.br (253).
Veja aqui
o ranking completo.
No caso da
Submarino e das Americanas.com, os sites das duas empresas
tiveram problemas de acesso ainda durante a noite da
quinta-feira devido ao grande número de consumidores online
simultaneamente, mas o ritmo de novas reclamações diminuiu desde
as 6h00 da sexta. A maior parte das reclamações referiram-se a
problemas com preço e finalização das vendas.
Na Saraiva, os
problemas foram relacionados aos preços e, principalmente,
dificuldades na finalização do pedido. Consumidores informam que
os produtos apresentados somem do estoque no momento da compra
ou “somem” do carrinho de compras virtual. Há também queixas
sobre os valores de alguns produtos apresentados como em
promoção, mas que estariam com preço “normal”.
A Netshoes - que
figura no ranking com 249 reclamações -, apresentou muitos
problemas logo no início da madrugada e continuou instável
durante toda a sexta-feira. A maquiagem de preços também é
apontada como um problema por consumidores. O Extra.com.br
esteve mais estável que os concorrentes com mais queixas, e os
consumidores concentram suas reclamações em questões
relacionadas ao preço. Muitos questionam se há realmente
descontos e criticam o valor do frete cobrado.
A Netshoes
informou que estendeu as condições e as ofertas da Black Friday
para o sábado (29) para garantir o direito de compra nas mesmas
condições anunciadas a clientes que eventualmente não
conseguiram concluir pedidos nas primeiras horas da campanha e a
todos que desejem aproveitar as promoções por mais um dia. A
loja informou que a instabilidade na navegação foi solucionada.
A Saraiva informou que não se manifestará a respeito, pois até o
momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto.
O Magazine
Luiza, que teve 167 reclamações registradas, informou que
reforçou a estrutura do site e ampliou sua equipe de atendimento
ao cliente para a Black Friday. A rede destaca que a colocação
no ranking do Reclame Aqui ocorreu devido a um erro temporário
no sistema, pelo qual foram exibidos dois preços diferentes para
um mesmo produto, simultaneamente, dependendo de qual servidor o
cliente estivesse. Todos os clientes que tiveram problema foram
contatados ainda durante a madrugada, e os casos, resolvidos
rapidamente.
As empresas
Submarino, Americanas e KaBuM! não se pronunciaram sobre os
problemas denunciados pelos internautas.
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