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Após rumores desde o mês de setembro de que deixaria de operar
na cidade de Araraquara, agora a notícia é oficial: a Azul
Linhas Aéreas deixa de operar na cidade a partir do dia 20 de dezembro. O
último voo da companhia sairá do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão rumo a Viracopos, em
Campinas, às 14h15 da sexta-feira, dia 19 de dezembro. A empresa alegou, na noite da
última sexta-feira (28),
baixa demanda, mas a não aprovação de medida provisória que cria o Programa de
Desenvolvimento da Aviação Regional é o que pesou na decisão. A companhia teria
benefícios fiscais caso fosse aprovada e ela mantivesse os voos na cidade. |
Em nota
oficial, a empresa afirmou: “A Azul Linhas Aéreas
Brasileiras informa que fará mudanças em sua malha aérea, deixando de servir as
cidades de Araraquara e São José dos Campos a partir dos dias 19/12 e 20/12,
respectivamente. O motivo dessa decisão se deve ao baixo movimento apresentado
nessas bases, tornando as operações economicamente inviáveis. A empresa está com
suas vendas disponíveis apenas até as datas mencionadas e atenderá a todos os
clientes com bilhetes comprados para esse período.”
E prossegue, ainda em nota: “Não há mais passagens a venda para Araraquara, mas
caso, por algum engano do sistema, os clientes compraram a passagem, eles terão
o valor da passagem reembolsado. Os tripulantes dessas bases serão realocados
para trabalhar em outras bases da companhia”, finaliza.
NOVELA - O anúncio que a companhia pararia de operar em
Araraquara foi feito pela primeira vez no dia 18 de setembro. De
lá para cá, a empresa já mudou de discurso pelo menos quatro
vezes. Inclusive quanto à demanda de passageiros que partem ou
chegam em Araraquara de avião. A assessoria da empresa informou
que ninguém se manifestaria sobre o assunto e que a Azul só vai
se pronunciar neste momento pela nota oficial.
COMBUSTÍVEL CARO
- No início do mês de outubro, o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, afirmou que existe demanda em
Araraquara e que o problema está no preço do combustível. “O
querosene de aviação é 50% dos nossos custos. Em cidades do
Interior, chega a ser três vezes mais caro que na capital, por
um problema logístico de distribuição”, disse “Tem demanda.
Nossos voos saem com gente de Araraquara”, complementou.
REAÇÕES - Desde o primeiro anúncio do fim das atividades em
Araraquara, setores produtivos e da sociedade civil se
manifestam contrários a interrupção do serviço. Além de perder o
transporte aéreo, existe o temor de o aeroporto se transformar
em um ‘elefante branco’. A paralisação do aeroporto também vai
refletir diretamente sobre os taxistas que atuam no local, além
de empresários, como Alexandre Garavello Gonçalves, dono do Café
14 Bis, que investiram no Bartholomeu de Gusmão e que vão
amargar prejuízo.
*Com
informações de Araraquara.com
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