entre outras. O
“Eu-Vi” está disponível para os sistemas iOS (iPhone) e Android.
Com o aplicativo,
os usuários das rodovias paulistas poderão fazer fotos ou vídeos
de 10 segundos que serão georeferenciados para registrar
diversas situações como buraco no asfalto ou placas danificadas
(veja lista completa abaixo). Em seguida, ele poderá fazer um
comentário relatando a ocorrência ou sugestão. O registro será
enviado diretamente para a ARTESP, que irá acionar a
concessionária responsável pela rodovia para responder e
solucionar o problema.
Pelo contrato de
concessão, as empresas têm prazos estipulados para dar solução a
cada tipo de problema que apareça na rodovia sob sua
administração. Se este prazo for desrespeitado, está prevista
punição, que varia de autuação, multa e até mesmo perda da
concessão. Já para o usuário, as concessionárias terão prazo de
até 10 dias para enviar resposta.
Confira abaixo o
que o motorista ou passageiro podem mostrar por meio do "Eu-Vi",
além do prazo que o problema tem para ser solucionado:
1. Conservação de
barreiras de concreto – solução em uma semana;
2. Defensas metálicas e cercas – solução em uma semana;
3. Mato alto ao longo da pista – acionamento das equipes de
imediato;
4. Pichação ao longo da estrada – solução em uma semana;
5. Limpeza de canaletas e bueiros – solução em um mês;
6. Iluminação de passarelas – solução em uma semana;
7. Conservação de ponto de ônibus – solução em uma semana;
8. Conservação de pontes, viadutos e túneis – solução em uma
semana;
9. Conservação de sinalização (placas, faixas) – repintura em
uma semana/limpeza em um mês;
10. Buraco no asfalto – solução em um dia;
11. Lixo na estrada – solução em uma semana;
12. Queimada/fumaça – acionamento das equipes de imediato;
13. Animais na estrada – solução em um dia.
COMO USAR
- Com uma interface de simples navegação, o usuário poderá tirar
uma foto ou fazer um vídeo da situação que pretende relatar – um
buraco na rodovia, por exemplo. A mídia será georeferenciada,
marcando a localização da ocorrência. O usuário poderá, ainda,
acrescentar um relato sobre o problema. Feito isso, por meio do
App "Eu-Vi", ele encaminhará este registro automaticamente para
a concessionária responsável pelo trecho (para verificação e
solução do problema) e para a ARTESP (para acompanhamento e
fiscalização). O status da manifestação poderá ser acompanhado
na sessão histórico de registros. Os status existentes no
aplicativo são: enviada (em vermelho), em andamento (em amarelo)
e atendida (em verde).
As manifestações
serão validadas através do reconhecimento do sinal GPS do
smartphone, por isso é importante que o sistema do aparelho
esteja ligado e com conexão ativa de internet. Se o sinal de
internet estiver fraco, o aplicativo guarda o registro e o
usuário poderá enviá-lo assim que houver sinal ou conseguir
acessar uma rede de wi-fi. Não serão atendidas as manifestações
de locais fora da malha rodoviária sob concessão (por exemplo,
um local de dentro da cidade), ou que estejam fora da área de
atuação da ARTESP.
SEGURANÇA
- A segurança dos usuários nas rodovias é prioridade e o
aplicativo respeita a legislação vigente. Ao abrir o “Eu-Vi” o
usuário será avisado que somente o carona ou outro passageiro
pode utilizar o aplicativo com o veículo em movimento. O
motorista nunca deverá utilizar o celular dirigindo, devendo
procurar um local seguro e fora da via para relatar a
ocorrência. Ao usar o aplicativo o motorista não deve se
envolver em situações de risco que possam comprometer a sua vida
e a dos demais motoristas e usuários da rodovia. A ARTESP
orienta que os usuários do aplicativo sempre atentem às
recomendações:
- Nunca dirija
usando o celular. Além de colocar vidas em risco, o ato é
considerado infração média (4 pontos) e pode resultar em multa
(R$ 85,13);
- Quando
identificar um problema na rodovia oriente o carona a realizar
as imagens e/ou operar o celular, ou busque um local seguro fora
da via (por exemplo, postos de serviço) para realizar o
registro.
SUGESTÕES
- Se o usuário encontrar alguma inconsistência no aplicativo,
mau funcionamento, ou bug, ele pode ajudar a melhorar a
ferramenta. Para isso, basta descrever o problema e comunicar a
ARTESP por meio do botão “Sugestões”. O 'app' passou por período
de testes desde fevereiro em todas as rodovias sob concessão no
Estado de São Paulo.
|