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				entre outras. O 
				“Eu-Vi” está disponível para os sistemas iOS (iPhone) e Android. 
				Com o aplicativo, 
				os usuários das rodovias paulistas poderão fazer fotos ou vídeos 
				de 10 segundos que serão georeferenciados para registrar 
				diversas situações como buraco no asfalto ou placas danificadas 
				(veja lista completa abaixo). Em seguida, ele poderá fazer um 
				comentário relatando a ocorrência ou sugestão. O registro será 
				enviado diretamente para a ARTESP, que irá acionar a 
				concessionária responsável pela rodovia para responder e 
				solucionar o problema. 
				Pelo contrato de 
				concessão, as empresas têm prazos estipulados para dar solução a 
				cada tipo de problema que apareça na rodovia sob sua 
				administração. Se este prazo for desrespeitado, está prevista 
				punição, que varia de autuação, multa e até mesmo perda da 
				concessão. Já para o usuário, as concessionárias terão prazo de 
				até 10 dias para enviar resposta. 
				Confira abaixo o 
				que o motorista ou passageiro podem mostrar por meio do "Eu-Vi", 
				além do prazo que o problema tem para ser solucionado: 
				
				1. Conservação de 
				barreiras de concreto – solução em uma semana; 
				2. Defensas metálicas e cercas – solução em uma semana; 
				3. Mato alto ao longo da pista – acionamento das equipes de 
				imediato; 
				4. Pichação ao longo da estrada – solução em uma semana; 
				5. Limpeza de canaletas e bueiros – solução em um mês; 
				6. Iluminação de passarelas – solução em uma semana; 
				7. Conservação de ponto de ônibus – solução em uma semana; 
				8. Conservação de pontes, viadutos e túneis – solução em uma 
				semana; 
				9. Conservação de sinalização (placas, faixas) – repintura em 
				uma semana/limpeza em um mês; 
				10. Buraco no asfalto – solução em um dia; 
				11. Lixo na estrada – solução em uma semana; 
				12. Queimada/fumaça – acionamento das equipes de imediato; 
				13. Animais na estrada – solução em um dia. 
				COMO USAR 
				- Com uma interface de simples navegação, o usuário poderá tirar 
				uma foto ou fazer um vídeo da situação que pretende relatar – um 
				buraco na rodovia, por exemplo. A mídia será georeferenciada, 
				marcando a localização da ocorrência. O usuário poderá, ainda, 
				acrescentar um relato sobre o problema. Feito isso, por meio do 
				App "Eu-Vi", ele encaminhará este registro automaticamente para 
				a concessionária responsável pelo trecho (para verificação e 
				solução do problema) e para a ARTESP (para acompanhamento e 
				fiscalização). O status da manifestação poderá ser acompanhado 
				na sessão histórico de registros. Os status existentes no 
				aplicativo são: enviada (em vermelho), em andamento (em amarelo) 
				e atendida (em verde). 
				As manifestações 
				serão validadas através do reconhecimento do sinal GPS do 
				smartphone, por isso é importante que o sistema do aparelho 
				esteja ligado e com conexão ativa de internet. Se o sinal de 
				internet estiver fraco, o aplicativo guarda o registro e o 
				usuário poderá enviá-lo assim que houver sinal ou conseguir 
				acessar uma rede de wi-fi. Não serão atendidas as manifestações 
				de locais fora da malha rodoviária sob concessão (por exemplo, 
				um local de dentro da cidade), ou que estejam fora da área de 
				atuação da ARTESP. 
				SEGURANÇA 
				- A segurança dos usuários nas rodovias é prioridade e o 
				aplicativo respeita a legislação vigente. Ao abrir o “Eu-Vi” o 
				usuário será avisado que somente o carona ou outro passageiro 
				pode utilizar o aplicativo com o veículo em movimento. O 
				motorista nunca deverá utilizar o celular dirigindo, devendo 
				procurar um local seguro e fora da via para relatar a 
				ocorrência. Ao usar o aplicativo o motorista não deve se 
				envolver em situações de risco que possam comprometer a sua vida 
				e a dos demais motoristas e usuários da rodovia. A ARTESP 
				orienta que os usuários do aplicativo sempre atentem às 
				recomendações: 
				
				- Nunca dirija 
				usando o celular. Além de colocar vidas em risco, o ato é 
				considerado infração média (4 pontos) e pode resultar em multa 
				(R$ 85,13); 
				
				- Quando 
				identificar um problema na rodovia oriente o carona a realizar 
				as imagens e/ou operar o celular, ou busque um local seguro fora 
				da via (por exemplo, postos de serviço) para realizar o 
				registro. 
				SUGESTÕES 
				- Se o usuário encontrar alguma inconsistência no aplicativo, 
				mau funcionamento, ou bug, ele pode ajudar a melhorar a 
				ferramenta. Para isso, basta descrever o problema e comunicar a 
				ARTESP por meio do botão “Sugestões”. O 'app' passou por período 
				de testes desde fevereiro em todas as rodovias sob concessão no 
				Estado de São Paulo. 
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